Como a obesidade está ligada a infertilidade feminina?


Um dos fatores que colaboram no quadro de infertilidade feminina é a obesidade. As disfunções resultantes do excesso de peso impedem a concepção de modo natural, assim como prejudicam pacientes que farão tratamentos de fertilização.


A causa mais comum de infertilidade feminina, resultado da obesidade, está na desregulação hormonal promovida pelo sobrepeso. O excesso de gordura corporal provoca alteração tanto na produção quanto na metabolização do estrógeno, resultando na diminuição das chances dessa mulher engravidar.
Saiba a seguir o quanto a obesidade e até mesmo a extrema magreza podem impactar a fertilidade feminina.

 Consequências da obesidade para fertilidade

Como já mencionado, a infertilidade feminina originada pela obesidade reverbera em disfunções hormonais, em especial aos hormônios da fertilidade, como o estrogênio. A baixa produção dele resulta em complicações no processo ovulatório e das chances da gravidez de forma natural.

Tal disfunção hormonal colabora para que a mulher tenha ciclos menstruais desregrados podendo ser muito curtos ou muito longos — tornando o período de tentante mais complexo.

É comprovado ainda uma tendência maior ao desenvolvimento da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), pois o peso excessivo impacta a metabolização da insulina no organismo, reverberando de forma negativa em diversas funções hormonais resultando na doença.

Mulheres obesas e diagnosticadas com infertilidade feminina, geralmente, apresentam quadros de problemas ovulatórios, seja na não produção de óvulos ou na baixa qualidade deles.

Infertilidade feminina e obesidade: fatores de risco

Mulheres acima do peso ideal — aquele calculado com base no Índice de Massa Corpórea (IMC) — têm maior chance de passar por episódios de abortamento. Isso ocorre devido alterações endometriais e uterinas, impedindo a implantação do embrião de forma correta.

Outro problema relacionado a obesidade é o desenvolvimento de uma gestação de risco e complicações ao longo das semanas gestacionais, como prematuridade e o desenvolvimento da diabete gestacional.

Obesidade masculina também afeta

Engana-se os que pensam que apenas a infertilidade é apenas feminina. Homens obesos também têm diminuídas as chances de gerar uma nova vida. A principal disfunção no homem está na baixa produção dos espermatozoides, assim como, material biológico de baixa qualidade.

Estudos antigos enfatizaram que homens com obesidade mórbida, ou seja, IMC acima de 40, sofrem de azoospermia — ausência de espermatozoides no sêmen.

Combate a infertilidade feminina

Mulheres com sobrepeso ou com obesidade, antes de tentar engravidar, devem passar por um processo de emagrecimento. A mudança de hábitos, além de garantir uma melhor qualidade de vida, colaboram na conquista do sonhado teste de gravidez positivo.

Medidas simples combatem a infertilidade feminina, são elas:

  • ·       Menor consumo de industrializados e ultraprocessados;
  • ·       Inserção de verduras e legumes nas refeições principais;
  •    Menor consumo de refrigerantes e de bebidas com alto teor de açúcar;
  • ·       Redução do consumo de doces;
  • ·       Inserção de frutas na dieta;
  • ·       Prática de exercícios de forma diária.

Essas são apenas algumas das mudanças de hábito que podem colaborar no dia a dia da mulher que quer engravidar. É importante que, em meio a todos esses cuidados, a paciente procure por atendimento junto ao médico ginecologista.

Ele é quem pode diagnosticar a infertilidade feminina e aconselhar de forma correta como combater, sendo ela influenciada ou não pela obesidade.