Como criar um Software de Sucesso?

 

O processo de desenvolvimento de software vai desde a escolha de profissionais qualificados e até as estratégias corretas para obter um melhor resultado. Por conta disso, quando uma empresa decide criar uma solução, inúmeros fatores devem ser levados em consideração, o principal deles é, sem sombra de dúvidas, alinhar a metodologia de abordagem do seu software às necessidades e expectativas do mercado. 

Neste post você vai descobrir o que é preciso para que sua aplicação seja bem-sucedida e quais são as principais tendências para o desenvolvimento de softwares. 


Se adaptando ao Mercado de Desenvolvimento de Softwares

O desenvolvimento de softwares passou por inúmeras mudanças ao longo dos anos. Mudanças nas tecnologias e dispositivos móveis também influenciaram a maneira como as empresas se relacionam com seus usuários. Pensando nisso, as empresas devem estar preparadas para a flexibilização de suas rotinas e buscarem sempre manterem-se competitivas. Para isso, novas tendências de TI tem o que é necessário para auxiliar a jornada destas empresas. 

Existem algumas abordagens que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de um software de sucesso. Fatores que diminuam erros, retrabalhos, e até mesmo minimizam o investimento, podem garantir que a aplicação seja muito bem recebida no seu mercado de atuação, veja alguns exemplos:

  • Análise de mercado, sempre visando acompanhar a concorrência e o surgimento de novas tendências;
  • Elaborar um bom planejamento;
  • Utilizar indicadores.

Além disso, na hora de escolher uma fábrica de softwares para a sua aplicação, você deve selecionar aquela que mais estiver alinhada com seus objetivos e que saiba identificar o perfil do seu público-alvo. 

A computação na nuvem, que permite que empresas que desenvolvem softwares tornassem seus processos mais integrados e flexíveis, metodologias como DevOps e ferramentas de análises de dados são alguns dos exemplos de como o ambiente de T.I está cada vez mais inteligente, integrado e seguro. Com o auxílio da tecnologia, empresas são capazes de atuar de maneira mais estratégica em seus segmentos, dando mais enfoque em seus resultados e nas expectativas do seu público-alvo, sem que nada disso comprometa a qualidade final do software a ser desenvolvido. 

Como uma fábrica de software pode te ajudar?

Como criar soluções para a sua empresa sem ter que alterar a rotina do dia-a-dia do seu negócio? Esta, por exemplo, é uma das vantagens de contratar uma fábrica de software. Com metodologias ágeis, módulos e rotinas padronizadas, estas fábricas oferecem soluções alinhadas com os clientes, antecipando a data de entrega do projeto final e otimizando os resultados da aplicação.


Como fazer um software de sucesso?

O desenvolvimento de um software de sucesso é o desejo de toda empresa que já percebeu que a tecnologia é o melhor caminho para se manter competitiva no mercado e atender as expectativas dos usuários. Mas o que faz um projeto ser bem sucedido? Quais são os fatores que podem contribuir para que uma pessoa utilize sua plataforma? Veja a seguir:


Metodologia e Desenvolvimento

A etapa mais importante e que é muito pouco citada é a metodologia utilizada pelos desenvolvedores de softwares. A escolha de uma fábrica de softwares pode ser crucial no sucesso do seu projeto. Escolher entre uma metodologia tradicional ao invés de uma metodologia ágil tem impacto direto no funcionamento do software e como o seu processo de desenvolvimento será guiado. Por conta disso, saiba como o seu sistema será utilizado pelo seu público-alvo e quais são as necessidades dele para realizar a melhor escolha possível.

Você sabia que metodologias tradicionais de desenvolvimento possuem uma menor abertura para modificações? Por outro lado, metodologias ágeis são abertas à mudanças, pois consideram que mudanças são necessárias e que a equipe de desenvolvedores precisa estar preparada para elas. 

Então se você está à procura de uma empresa para desenvolver o seu software, opte por aquela que possuir a melhor rotina de análise estratégica. A fim de poupar o seu tempo e otimizar a qualidade do seu projeto.


Foco no desempenho

Outro ponto para se preocupar é o desempenho do software no seu uso diário. Portanto, é imprescindível que a empresa contratada realize testes ao final de cada etapa do desenvolvimento, para poder avaliar como a aplicação se comporta em diferentes dispositivos e cenários.

Esta movimentação permite a identificação de erros que podem prejudicar a experiência do usuário - que falaremos a seguir. As falhas devem ser mapeadas e eliminadas rapidamente. Desta forma, reduzem-se os riscos de que o software entregue ao seu público-alvo tenha problemas na performance.


Invista em Experiência do Usuário

Preocupar-se com a experiência do usuário, comumente conhecida pela sigla UX, indica que seu projeto leva em consideração quem mais importa, o seu consumidor. Se fatores como: linguagem,layout e performance forem considerados pela sua empresa, o seu software refletirá em uma maior satisfação dos seus clientes. 

Mesmo que esta seja apenas uma das etapas, colocar o seu consumidor no centro das atenções pode garantir que sua aplicação seja um sucesso. O UX, quando alinhado às demais etapas de desenvolvimento do software causam impactos significativos no faturamento do seu negócio.


Garanta a segurança dos usuários 

Ninguém gosta de ter seus dados expostos por aí, não é mesmo? Com os usuários de software isso não é diferente. Desde as etapas iniciais do desenvolvimento, deixe claro para a equipe contratada que a segurança do seu usuário está em primeiro lugar. É muito importante que sua aplicação consiga armazenar os dados dos usuários de maneira confiável e livre de acessos não autorizados.

Para resumir, contratar uma equipe de ponta que esteja alinhada às suas expectativas e que conheça qual o caminho correto para realizar um projeto é o que você precisa para atingir o tão sonhado sucesso.


Quais as principais tendências de desenvolvimento de software?

Já sabemos que incorporar sistemas e aplicativos nas operações de uma empresa já se tornou peça chave para alcançar maiores resultados. Dentro do oceano vermelho, sinônimo de competitividade no mercado, aprimorar performances internas e otimizar a experiência dos usuários do seu negócio é fundamental para que o seu negócio tenha relevância e competitividade dentro do seu mercado de atuação. 

Desenvolver um projeto que leva em consideração as inovações do universo da TI pode proporcionar benefícios como: 

  • Aumento de produtividade;
  • Satisfação dos colaboradores e clientes;
  • Redução impactante nos custos a médio e longo prazo;
  • Otimização da organização do fluxo de trabalho;

Portanto, os gestores devem ficar atentos às principais tendências do desenvolvimento de softwares, abaixo apresento três das que mais fazem sucesso na atualidade: 


Transparência e Rastreabilidade

 Se por um lado, a tecnologia facilita a vida de empresas e sua relação com seus consumidores, por outro, precisamos estar em alerta quando se trata de manter a segurança e a confiança do público acerca dos dados coletados. Uma tendência que vem crescendo ao longo dos anos no desenvolvimento de softwares tem sido a transparência e a rastreabilidade dos dados dos usuários. Com o surgimento de legislações próprias para a regularização desta temática - assim como a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD - é recomendável que desde já as empresas pautem suas decisões e ações seguindo alguns elementos base como: integridade, transparência, segurança, ética e responsabilidade. 


Low-Code

Para resumir, low-code caracteriza as aplicações que utilizam linhas de código simplificadas e otimizadas, para ampliar resultados, processos e até mesmo a qualidade da experiência dos usuários, afinal, este tipo de aplicação é sinônimo de eficácia. O código baixo é capaz de oferecer agilidade e inovação.


Multiexperiência 

Trata-se de substituir pessoas que dominam tecnologias por tecnologias com um vasto conhecimento sobre as pessoas. O uso de máquinas que aprendem a partir de interações com seres humanos já é uma realidade para muitas empresas, e crescerá cada vez mais nos próximos anos.

Além de ser um dos mercados que mais faturam ao redor do mundo, investir em tecnologia é também investir em satisfação, otimização de tempo e resultados e acima de tudo, cravar sua marca na memória de seu público-alvo, fidelizando cada vez mais clientes.


Escrito por Geovana de Paula, analista de marketing da empresa Mestres da Web.