Anemia


Anemia significa que existe uma diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue ou o teor de hemoglobina encontra-se abaixo das necessidades normais. Existe varias causas que determina os tipos de anemia, como: Anemia Comum, Hemorrágica, Hemolítica e Perniciosa. Conhecemos um pouco de cada.
Anemia Comum – Pode ser causada por uma alimentação pobre em ferro, cobre, vitamina do complexo B e proteínas. Os principais sintomas são: cansaço, sonolência, palidez, má digestão, dores de cabeça, palpitações no coração e má circulação.
Anemia Hemorrágica -  Esta é causada por hemorragia. Os seus sintomas são: Perda da consciência fácil, a pulsação fica fraca,  sede excessiva, suas unhas e palmas das mãos perdem a cor normal. Mas normalmente estes sintomas têm curta duração.
Anemia Perniciosa - Além do paciente senti os sintomas da anemia comum, sente ainda ardência na língua ao ingeri frutas e sucos ácidos, mas ainda ha outro sintoma, é a sensação de fisgada sob a pele. Estes sintomas são causados pela deficiência de vitamina B6, B9, B12 e vitamina C. E estudos provaram que o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais tem sido apontado para anemia perniciosa.
Anemia Hemolítica – Este tipo de anemia é uma das mais complicadas, pois ocorre quando há uma destruição excessiva dos glóbulos vermelhos pelo organismo, ou quando os glóbulos não conseguem renova-los a quantidade necessária. As causas da anemia hemolítica incluem infecções, distúrbios no sistema imunitário, distúrbios hereditários e alguns tipos de medicamentos. Este tipo de anemia é comum em pessoas com enfermidades, como o câncer sífilis e tuberculose.
Independente dos tipos de anemia, o importante é evitar, fumo, bebidas alcoólicas, refrigerante de modo geral, alimentos de pouco valor vitamínico, como lanches rápidos, bolos, pudins e alimentos gordurosos. É essencial respeitar os horários das refeições, alimentação deve ser composta de vegetais como: agrião, brócolos, couve, espinafre, pepinos chicória, pimentão, ou seja, todo tipo de vegetal verde-escuro, cereais integrais, (nada de refinados) não esquecer das frutas, pois estas têm um papel fundamental no tratamento das anemias. Temos outros aliados neste tratamento, é os produtos derivado da cana como: melado, caldo de cana, rapadura, estes são ricos em ferro. Mas cuidados os que têm diabetes. Também o mel e ovos caipira é muito bom. Mas nunca deixe de procurar seu medico.

Fonte: O Poder Curativos dos Alimentos: Michael T. Murray            Medicina Alternativa: Carlos N. Spethmann