Como trocar o chuveiro


Seu chuveiro pifou outra vez? A idéia de tomar aquele banho quentinho acaba de ir por água abaixo?
E aquele medo de tomar choque?! Calma, com alguns poucos cuidados é possível que você mesmo troque o seu chuveiro.

Você vai precisar de:

  1. Um chuveiro novo (alguns chuveiros não possuem cano, então basta desencaixar o chuveiro da parede e seguir o mesmo processo)
  2. Fita veda-rosca
  3. Fita isolante ou conectores de cerâmica para chuveiro para 3 fios;
  4. Chave-teste (serve para identificar o fio fase e o neutro)
A primeira etapa é retirar o “incomodo” chuveiro gelado! Para isso, você deverá antes se certificar que a energia esteja desligada. Vá até a caixa de distribuição de luz e desligue o disjuntor do chuveiro (caso não haja disjuntor específico do chuveiro, desligue a chave geral mesmo). Com o registro de água do chuveiro bem fechado, comece retirando a fita isolante dos fios, ou retirando os fios do chuveiro dos conectores (use uma chave de fenda para desparafusar. No total são 3 fios, um fio terra e dois para a rede elétrica. Retire a mangueirinha e desenrosque o chuveiro (gire no sentido anti-horário) com cuidado. Retire qualquer sujeira que esteja na rosca do chuveiro.
Agora instale o chuveiro novo. Coloque a fita veda-rosca na rosca do cano do chuveiro (pode ser umas 4 voltas), depois rosqueie o chuveiro (sentido horário) e verifique se não está vazando água pelo cano. Agora, você deve conectar os fios:
O fio terra (geralmente o mais fino) você deve conectar com o fio terra ou com o fio negativo da parede (para saber qual fio é negativo você deve usar a chave-teste) nunca ligue o fio terra no neutro, se não tiver fio terra na instalação elétrica do chuveiro devemos deixar esse fio livre.
. Os outros dois fios (os fios da rede elétrica que também estão na parede), um positivo e o outro negativo, devem ser ligados aos fios do chuveiro – o importante nesse momento não é em qual fio do chuveiro vai conectar, mas sim que eles não entrem em contato um com o outro – por isso, a importância da fita isolante. Já os conectores de cerâmica, além de isolarem os fios, evitam o super aquecimento nas emendas.
Deixe correr um pouco de água no chuveiro antes de ligar a energia.
Feito isso, desfrute de um ótimo banho quente!