Receitinhas de sucos e papinhas


   Suco de laranja
O suco da laranja compreende 40 a 60% do fruto total. A laranja fresca e madura, em perfeito estado, deve ser lavada, descascada (para evitar que o sumo da casca se misture ao caldo) e espremida em espremedor de vidro ou plástico, previamente escaldado em água fervente.
A laranja lima é a que mais agrada ao bebê, e pode ser dada pura; outros tipos de laranja, como a pêra, a seleta e a da Bahia, devem ser dadas diluídas em água, ao meio ou em uma parte para duas de água fervida.
A adição de açúcar, na quantidade de 1 colher das de chá, sobremesa ou sopa, para cada 100 g de diluição já preparada, ficará por conta da prescrição médica.
Adições: misturar cenoura, beterraba, mamão, maçã ou pêra vai ajudar a criança a não enjoar da laranja.
   Suco de tomate
É sumamente rico em vitaminas, que se conservam satisfatoriamente. O seu uso para o bebê pequeno exige o conhecimento de um fato: o suco de tomate é rico em ácidos, um dos quais o oxálico, que pode formar na uretra do bebê pequenina precipitação de pequenos cristais de oxalato de cálcio, dificultando a micção e exigindo esforço. A conclusão é que não se deve dar o suco de tomate puro; convém diluí-lo em uma ou duas partes de água fervida.
O suco de tomate deve ser feito com o tomate sem a pele. Deve ser também preparado na hora. Pode ser dado em doses um pouco maiores do que as do suco de laranja. Modo prático de preparar: jogue a água fervente sobre o tomate, fazendo com que a pele se abra. Retire a pele e as sementes, e use apenas a polpa.
   Suco de caju
O suco de caju é muito rico em vitamina C; entretanto, ele tem uma ação adstringente, pegajosa, e às vezes de digestão não tão fácil quanto a da laranja. Convém dar o suco de caju preparado na hora, diluído em três partes de água.
   Suco de abacaxi
O suco de abacaxi, que é obtido da fruta descascada, prensada e coada, tem como atrativo seu delicado sabor e seu aroma. Ele contém de 10 a 12% de açúcar, e quantidades apreciáveis de ferro, cobre e vitaminas A e C.

O abacaxi é relativamente fácil de ser encontrado. Pode ser dado quando existe dificuldade para obter outras frutas. A alergia de certas pessoas ao abacaxi, que pode provocar irritação na língua e nos lábios ou até reações mais fortes, deve sempre ser considerada e observada na infância.
   Suco de uva
O suco de uva também pode ser dado ao bebê. Entretanto, o trabalho doméstico dificulta a sua obtenção; é necessário destacar uma por uma das uvas e lavá-las escrupulosamente, o que torna este suco pouco prático. Não convém dar ao bebê sucos de uva engarrafados, normalmente comercializados.

Não há dúvida de que o suco de uva tem ligeiro efeito diarréico em certas crianças, já que é um alimento muito açucarado (contém em torno de 20% de açúcar); porém, é um alimento rico em minerais e vitaminas, podendo ser indicado para os bebês com história de prisão de ventre.

   Refeições salgadas
Para preparar a refeição do bebê, escolha sempre 1 alimento de cada grupo abaixo, ou siga nossas receitas testadas. Se ele estiver no período do desmame, use na 1ª semana os alimentos do grupo 1, introduzindo 1 alimento a mais por dia. Na 2ª semana, prepare a refeição com alimentos dos grupos 1 e 2. Na 3ª semana, inclua no cardápio os alimentos dos grupos 1, 2 e 3. Na 4ª semana, escolha 1 alimento de cada grupo.
Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Grupo 4

Aipim, angu, arroz, batata-inglesa, cará, batata-doce, pirão, batata-baroa, macarrão, massinha

Abóbora, abobrinha, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha verde, quiabo, espinafre, vagem, agrião, bertalha, brócolis, couve, taioba, folha de bertalha, folha de couve-flor, mostarda

Carne bovina, peixe, galinha, ovo, fígado, sangue de galinha, miúdos

Feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja
E lembre-se de que os bebês são muito sensíveis ao sal e aos temperos. Quanto à gordura, opte por 1 colher de sobremesa de óleos vegetais (milho, girassol, canola, azeite de oliva). Ofereça a papa sempre na colher. A prática de passar a papa no liquidificador e colocar na mamadeira para facilitar a alimentação pode tornar o pimpolho preguiçoso e confuso quanto à consistência dos alimentos.
   Papa de fígado e mandioquinha
Ingredientes:
2 mandioquinhas (batata baronesa) médias;
1 colher (sobremesa) de óleo;
1 pedaço pequeno de fígado picado;
1 colher (chá) de cebola picada;
½ folha de escarola picada em tirinhas.
Modo de fazer:
Lave bem as mandioquinhas em água corrente. Descasque-as e corte em pedaços pequenos. Reserve. Numa panela, aqueça o óleo e refogue o fígado e a cebola. Acrescente a mandioquinha e o sal. Cubra com água. Tampe e cozinhe até que os ingredientes fiquem macios e com um pouco de caldo. Se necessário, acrescente mais água. Junte a escarola e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse com um garfo ou apenas pique em pedaços menores e ofereça à criança.
Substituições:

A mandioquinha pode ser substituída por cará, inhame, batata-doce ou aipim (mandioca).
   Papa de frango, beterraba e batata
Ingredientes:
½ filé de frango picado;
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva;
1 colher (chá) de cebola;
1 batata grande picada;
½ beterraba média ralada.
Modo de fazer:
Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola picada e o frango. Acrescente a batata, a beterraba e o sal. Cubra com água. Tampe e cozinhe até que os ingredientes fiquem bem cozidos e com um pouco de caldo. Amasse com um garfo e ofereça à criança.
Substituições:

A beterraba pode ser substituída por abóbora (muganga/cambucá) ou cenoura.
   Papa de peixe, batata e couve
Ingredientes:
½ filé de peixe em pedaços (verificar se há espinhas e retirá-las com cuidado);
1 colher (sobremesa) de óleo;
1 colher (chá) de cebola ralada;
1 batata média picada;
1 folha de couve picada;
1 colher (chá) de salsinha picada.
Modo de fazer:
Numa panela, aqueça o óleo e refogue o peixe e a cebola. Acrescente a batata, o sal e a água, para cobrir a mistura. Tampe e cozinhe até que a batata esteja macia e que haja um pouco de caldo. Junte a couve e a salsinha e deixe por mais 5 minutos. Retire, amasse ligeiramente com um garfo e ofereça à criança.
Substituições:
A couve pode ser substituída por almeirão, mostarda, catalônia, folha de beterraba, radicchio ou chicória.
   Papa de carne, abobrinha e macarrão
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de carne moída;
1 colher (sobremesa) de óleo;
1 colher (chá) de cebola ralada;
½ abobrinha pequena picada;
1 colher (sopa) de macarrão.
Modo de fazer:
Numa panela, aqueça o óleo e refogue a carne e a cebola ralada. Acrescente a abobrinha e um copo e meio de água. Quando ferver, junte sal. Cozinhe até que os ingredientes estejam macios e sem água. Amasse e ofereça à criança.
Substituições:

A abobrinha pode ser substituída por chuchu, vagem, quiabo ou brócolis.
   Papa de arroz, cenoura e ovo
Ingredientes:
1 colher (sopa) de arroz cru e lavado;
1 colher (sobremesa) de óleo;
1 colher (chá) de cebola picada;
½ cenoura grande ralada;
½ colher (café) de sal;
1 ovo cozido inteiro, se a criança tiver mais de 10 meses de idade. Caso contrário, use apenas a gema.
Modo de fazer:
Numa panela, aqueça o óleo e refogue a cebola, o arroz, a cenoura e o sal. Cubra com água e cozinhe até que o arroz esteja macio. Retire, junte o ovo, amasse ligeiramente e ofereça à criança.
   Papa de fígado e mandioquinha
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de carne moída;
1 colher (sobremesa) de óleo;
1 colher (chá) de cebola picada;
1 pires (chá) de mandioca picada;
2 colheres (sopa) de abóbora picada.
Modo de fazer:
Numa panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne. Coloque dois copos de água (400 ml) e acrescente a mandioca picada. Deixe cozinhar por 10 minutos. Junte a abóbora e cozinhe até que todos os ingredientes estejam macios e com pouca água. Amasse com um garfo antes de servir.
   Papa de fubá, carne e almeirão
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de carne moída;
1 colher (sobremesa) de óleo;
1 colher (chá) de cebola ralada;
4 colheres (sopa) de fubá;
2 folhas de almeirão picadas.
Modo de fazer:
Numa panela, refogue a cebola e a carne no óleo. Acrescente dois copos de água (400 ml) e o fubá. Deixe cozinhar, sem parar de mexer, até que o caldo fique encorpado. Junte o almeirão no final e cozinhe por alguns minutos.
Substituições:

O almeirão pode ser substituído por couve, catalônia, espinafre, radicchio, escarola ou qualquer outra folha verde. O fubá pode ser trocado por farinha de mandioca ou de aveia pequena.
   Papa de caldo de feijão, ovo e abobrinha
Ingredientes:
½ abobrinha pequena;
2 conchas cheias de caldo de feijão temperado;
1 ovo cozido.
Modo de fazer:
Lave a abobrinha em água corrente, descasque-a e corte em pedaços pequenos. Coloque numa panela o caldo de feijão temperado e adicione a abobrinha. Deixe cozinhar até que a abobrinha esteja macia. Retire do fogo e acrescente o ovo, já cortado em pedaços pequenos. Amasse bem com um garfo.
   Papa de fígado de boi, tomate e repolho
Ingredientes:
½ bife de fígado de boi;
1 tomate pequeno sem pele e sem sementes;
1 colher (sopa) de repolho em tirinhas;
1 colher (sobremesa) de azeite.
Modo de fazer:
Coloque o fígado e o tomate picado numa panela. Deixe cozinhar em fogo brando. Se necessário, junte água até que o fígado esteja cozido. Acrescente o repolho e o sal e cozinhe por mais 5 minutos. Desligue e coloque o azeite. Misture e amasse com um garfo.
   Papa de músculo, macarrão e vagem
Ingredientes:
1 pedaço pequeno de músculo cortado em cubos;
1 colher (sobremesa) de óleo;
1 colher (sopa) de cebola ralada;
2 colheres (sopa) de vagem picada;
1 colher (sopa) de macarrão conchinha.
Modo de fazer:
Numa panela, doure a cebola no óleo. Junte a carne e a vagem e refogue. Acrescente água o suficiente para cobrir a carne. Deixe cozinhar até que a carne fique macia. Se necessário, junte mais água. Tempere com sal, adicione o macarrão e cozinhe por mais 5 minutos, ou até que esteja cozido e com pouca água.

Fonte:Hospitalgeral