Tatuagem: cuidados antes e depois de fazer a tattoo


A tatuagem é uma arte milenar de colorir a pele através de uma aplicação permanente subcutânea, há alguns anos atrás a tatuagem não era bem vista pela sociedade, alguns empregos proibiam funcionários com tatuagens, hoje em dia isso ainda existe, mas de uma forma mais tolerante, existem técnicas de remoção também para tatuagens mal feitas, arrependimentos entre outros fatores que levam as pessoas a desistirem de ter a tatuagem, é considerada uma arte viva, hoje em dia muitas pessoas possuem uma tatuagem ou várias, muito mais que uma questão de moda,  a tatuagem pode representar um estilo de vida, uma cultura, uma filosofia, ou simplesmente a vaidade, existem milhares de tatuadores renomados no Brasil que são procurados para realizarem este processo nos interessados.
Lembramos que antes de fazer uma tatuagem é preciso ter alguns cuidados como:
• Ter certeza do que irá desenhar, pense muito bem antes, espere por alguns meses antes de realizá-la;
• Certifique-se que o profissional é qualificado e capaz de fazer a tatuagem, o profissional deve utilizar materiais esterilizados e descartáveis, é importante também analisar o local que deve ser higiênico.
• Verifique se o profissional utiliza luvas e mascaras e se a tinta é de origem confiável.
Após todos os esclarecimentos feitos sobre sua tatuagem e o tatuador é hora de cuidar para que ela se cicatrize saudavelmente:
• Alguns cuidados podem variar de acordo com o tatuador, alguns recomendam ficar por três dias com um filme plástico outros por apenas três horas. O mais ideal é cobrir a área tatuada com um filme para que o sangue não seque por cima formando uma casquinha, com o papel plástico ele escorre e mantém a tatuagem longe de poeira, linha de roupa, cobertor entre outros, por isso mantenha pelo menos três horas após, ou até cinco horas no máximo.
• Depois de retirar o papel plástico lave com sabonete neutro com água em abundância, evite a água quente, prefira à morna ou a fria. É recomendado lavar de duas a três vezes por dia na primeira semana.
• Após todas as lavagens é recomendado utilizar uma pomada, que varia de acordo com cada tatuador, uma das pomadas mais recomendadas é a Bepantol. Na hora de secar não esfregue, apenas faça leves pressões sob a pele tatuada para secá-la.
• Evite sauna, piscina, mar, sol, banhos quentes e longos.
• Não coce a tattoo e nem retire a casquinha que formará.
• Evite alimentos gordurosos como chocolate, evite também frutos do mar, pimentas, comida japonesa, entre outros.
• Sempre que for se expor ao sol utilize um filtro solar com fator mínimo 30.
• Durante e depois do processo de cicatrização não deixe de utilizar hidratantes corporais.
• No processo de cicatrização lave sempre as mãos antes de colocar as mãos sob a tatuagem.
• Nas primeiras semanas evite praticar atividades físicas, consumir bebidas alcoólicas e drogas, o suor faz com que aumente a probabilidade de fungos e bactérias, já o álcool e outras substâncias fazem com que o organismo desacelere o processo de cicatrização.
Cuide de sua tatuagem para que ela se mantenha por muitos anos sempre linda e com o traço e as cores intactos.

Elementos que determinam o resultado da tatuagem:
Ajuste da maquininha: para contorno, a agulha deve penetrar aproximadamente, em torno de 1,7mm na pele. Para preenchimento também, mas eventualmente um pouco mais: 2,5mm.
Estas medidas são aproximadas, e dependem do tatuador, do tipo de ponta e do tipo de traço pretendido.
Frequência de vibração e força da maquininha: máquinas fracas nem sempre conseguem introduzir a agulha na pele, conforme o local. Já a frequência, se for muito alta pode "rasgar" a pele ao invés de marcar o traço, e depois perde-se tinta na cicatrização.
Qualidade das tintas: algumas tintas podem gerar alergia, dependendo do tipo de pele. Não há uma regra, mas há predominância do vermelho, por exemplo, entre os pigmentos que geram alergia.
Mas todos podem gerar, dependendo da pessoa.
Além disso, há no mercado muitas tintas para iniciantes, que são mais "lavadas".
O pigmento mais inócuo é o preto, por se feito (normalmente) à base de carvão de origem animal ou vegetal, e portanto, quimicamente muito estável.
Tipo de pele e o local do corpo. Algumas pessoas incorporam mais a tinta, e outras eliminam quase toda a tinta.
Procedimento: como foi executado o desenho.
Padrões de soldagem, textura e espessura das agulhas
Cor da pele: Mesmo em peles de tons médios, a tatuagem inicialmente fica bem colorida, mas depois o pigmento natural da pele (melanina), que é produzido acima da camada onde se aloja a tinta, cobre o desenho, escurece. Assim, este é outro motivo para evitar o sol.
Profissional: na verdade, ele é o responsável pela maior parte dos itens listados acima.
Deve-se seguir à risca as recomendações do profissional que aplicou a tatuagem, pois a maior parte dos incidentes desagradáveis ocorre durante o processo de cicatrização.