Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

O poder das frutas oleaginosas e das frutas secas




. As frutas secas e oleaginosas, muito apreciadas por pessoas de diferentes faixas etárias, são comumente ingeridas sozinhas ou como parte de diversos tipos de preparações muito consumidas nas festas de final de ano. 

Frutas Oleaginosas:

As frutas oleaginosas, como nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, entre outras, são bastante conhecidas pelo seu alto teor calórico, porém podem trazer também diversos benefícios para a saúde, não devendo ser excluídas das dietas do dia a dia, pois fornecem gorduras mono e poliinsaturadas, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Avelãs:

 Além de um alto percentual de fibras, nós temos as vitaminas B1 e B2, uma qualidade excepcional de proteína vegetal.A avelã com sua expressiva quantidade de gorduras monoinsaturadas induz à queda dos níveis do colesterol ruim (LDL). Com isso, tal qual as aveias, é uma benção para a saúde do seu coração.
Ainda mais, as avelãs são riquíssimas em ferro e fósforo, que são nutrientes muito especiais para a sua saúde diária. Não abra mão de um punhado de avelãs nas suas refeições diárias.

Amêndoas:

As amêndoas são uma boa fonte de vitamina E e de manganês. As amêndoas são uma boa fonte de magnésio, cobre, riboflavina (vitamina B2), e fósforo. Felizmente, apesar de um quarto de chávena de amêndoas conter cerca de 18 gramas de gordura, a maioria (11 gramas) são gorduras monoinsaturadas.O conveniente é comer todos os dias algumas amêndoas cruas; isto trará benefícios  ao seu coração, assim como muitos nutrientes antes mencionados. Também é possível o consumo de óleo de amêndoas, ou amêndoas trituradas, e você pode incorporá-las em diferentes receitas de cozinha.

Castanhas de caju:

Possui acido fólico e vitamina E.A castanha do caju possui alto valor calórico, por isso, considerada afrodisíaca e energética. Você sabia que o verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha de caju? Pois é, a parte amarela que é apenas a parte carnuda, é que sustenta o caju.

Castanhas do Pará:

É uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Possui alto valor protéico e calórico além de ser rica em selênio, substância que reduz o risco de cânceres como o de pulmão e de próstata e combate os radicais livres, agindo contra o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, atua no equilíbrio da tireóide. Mantenha-se jovem e saudável com uma castanha por dia.

Macadâmias:

Contêm antioxidantes, os quais possuem propriedade rejuvenescedora. Por ser rica em gorduras monoinsaturadas, quando consumidas com frequência (duas ou mais vezes por semana), reduz o risco de doenças cardíacas, diminui o colesterol total e o ruim (LDL) e ainda, o triglicérides. Ela é bastante calórica, mas se for consumida moderadamente não engorda e traz benefícios para a saúde. Existem dez espécies de macadâmia, sendo seis comestíveis e as outras tóxicas.

Nozes:

Contêm Omega 3 que Reduz o colesterol, triglicéridos, combate radicais livres, retardando o envelhecimento, previne doenças cardiovasculares, diminue a pressão arterial, os processos inflamatórios, reduz dores musculares e protege contra isquemias.Omega 6 que ajuda a reduzir o colesterol e intervém na formação do tecido nervoso e na produção de anticorpos e Vitamina E que é  antioxidante. Quando comer nozes, beba um pouco de vinho. Ao contrário do que se pensa, é benéfico se consumido moderadamente, ajuda a reduzir o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, arteriosclerose e doenças cerebrais, como a Alzheimer, por exemplo.


Alimento
Calorias
GordurasTotais
Principais vitaminas
Fibras
Macadâmia
702
73,7g
B1
5,31g
Nozes
651
64g
A , C
2,1g
Amêndoas
589
52,2g
ácido fólico, niacina
9,5g
Castanha do Pará
656
66,20g
E, ácido fólico
5,93g
Castanha de Cajú
574
46,4g
ácido fólico, E
3,02g


Frutas secas:

As frutas secas, ao contrário das frutas frescas, representam uma fonte mais concentrada de calorias (devido a sua concentração ainda maior do açúcar da fruta, frutose), fibras e alguns nutrientes, além de serem leves e não perecíveis. Elas contém cerca de 3 a 25% de carboidratos, fração esta, composta basicamente de açúcares simples, pectina, amido e celulose (fibra).

Os figos e as ameixas contêm laxativos naturais, além de grandes quantidades de fibras. Apesar de serem tradicionalmente usadas contra prisão de ventre, o consumo excessivo das ameixas, pode provocar diarréia. 

As frutas secas são obtidas pela perda parcial da água da fruta madura, inteira ou em pedaços, podendo sua secagem ser mecânica ou pelo sol. Durante o processo de secagem das frutas, parte da vitamina C e do betacaroteno podem ser perdidos, principalmente se as frutas forem secas ao sol.

Devido a seu teor calórico ser maior que o das frutas frescas, devemos tomar cuidado com o excesso no consumo destas frutas, procurando consumir uma quantidade não muito exagerada.



Fruta Fresca (100g)
Calorias
Fibras
Fruta Seca (100g)
Caloria
Fibras
Ameixa vermelha
55kcal
1,95g
Ameixa seca
239kcal
9,25g
Abacaxi
49kcal
1,20g
Abacaxi desidratado
150kcal
3,34g
Damasco
48kcal
1,41g
Damasco seco
238kcal
7,8g
Figo
74kcal
3,30g
Figo seco
255kcal
9,30g
Mamão Papaya
39kcal
1,80g
Mamão Papaya desidratado
180kcal
5g