Linhaça - a maravilha da natureza


A linhaça é a semente do linho, uma planta fibrosa de onde se extrai material para a indústria de confecções, daí a origem do tecido linho, muito utilizada em culinária, sendo consumida com casca dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9. Além disso, o óleo de linhaça é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação.

Existem dois tipos de linhaça: a linhaça dourada e a marrom.

Os cuidados com a linhaça em grão, torrada ou moída:


O que poucos sabem é que para aproveitar ao máximo os benefícios da linhaça são precisos alguns cuidados no uso e armazenamento.


A linhaça é vulnerável ao ataque de diversos micro-organismos. Fungos podem deteriorar e reduzir a quantidade e qualidade da safra. Além destes, bactérias, vírus e insetos também podem causar problemas (NYKTER, 2006). O monitoramento da qualidade deste produto é imprescindível para se evitar riscos à saúde do consumidor.


Torrar e moer a linhaça seria uma alternativa para evitar a deterioração ou ataque de fungos, mas caso o consumidor já tenha adquirido a linhaça contaminada também estaria pondo em risco a sua saúde.

Linhaça Dourada x Linhaça Marrom:
 
A linhaça dourada, proveniente de climas frios, é muito mais rica em Ômega-3, Ômega-6, Ômega-9 e gorduras poliinsaturadas além de serem cultivadas sem agrotóxicos, já a linhaça marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, possui pouco Ômega-3 e é produzida sem muito rigor, o que a torna menos indicada.

Semente de linhaça x farinha de linhaça x óleo de linhaça:

A linhaça pode ser encontrada e consumida de várias maneiras, mas as mais comuns são a semente de linhaça triturada, a farinha de linhaça e o óleo de linhaça. Os três possuem os mesmos benefícios e a única diferença é a maneira de consumi-los.

A linhaça triturada é muito utilizada no preparo de bolos e biscoitos, pois seus pequenos pedaços deixam esses alimentos mais crocantes. A linhaça triturada também é ótimo acompanhamento aos cereais matinais.

A farinha de linhaça, muito utilizada por quem faz dieta tanto para emagrecer quanto para engordar, é a semente da linhaça moída até virar farinha e pode ser consumida misturada a bebidas como sucos e vitaminas.

O óleo de linhaça encontrado em cápsulas é uma alternativa aqueles que preferem uma solução rápida, prática e sem gosto, basta ingerir a cápsula de óleo de linhaça diariamente para obter os mesmos benefícios.


Benefícios da linhaça:

– Rejuvenescedor
– Baixa de peso
– Auxilia no combate a anemia
– Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc…
– Auxiliar no combate à acne.
– Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
– Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
– Auxiliar no controle Diabete – da glicemia
   O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
   Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
– Vitalidade Física
– Sistema Digestivo
– Sistema Nervoso
– Doenças Inflamatórias
–Retenção de Líquidos
– Sistema Imunológico
– Sistema Cardiovascular
– Funcionamento Intestinal
– Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
– Para combater a agressividade e a obesidade
– Condições da Pele e do Cabelo


Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Vitalidade Física:

Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.


Baixa de Peso:

A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida.
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.


Combate ao Câncer:

De mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc.
A semente de linhaça contém 27 componentes anticancerígenos, um deles é; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. 

Condições da Pele e do Cabelo:

Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele fica mais suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele, tais como: psoríase e eczema.
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda da cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
É excelente para a calvície. 

Sistema Digestivo:

Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.
Lubrifica e regenera a flora intestinal.
Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência.
Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.


Sistema Nervoso:

É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais euro transmissores (reanimações naturais) .

Doenças Inflamatórias:

O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.
Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em “TITE”, tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.

Retenção de Líquidos:

O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.


Sistema Imunológico:

A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.

 Sistema Cardiovascular:

É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
É excelente para regular o colesterol ruim.
O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.

Efeitos colaterais e precauções no uso da linhaça e óleo de linhaça:

Os suplementos de linhaça e óleo de linhaça parecem ser bem tolerados. Poucos efeitos colaterais têm sido relatados. Linhaça como qualquer suplemento fonte de fibras, deve ser tomada com água suficiente, ou poderá piorar a constipação e em casos raros causar bloqueio intestinal. A fibra na linhaça pode diminuir a capacidade do organismo de absorver medicamentos tomados oralmente. Pessoas usando linhaça como fitoterápico devem informar isso ao médico.

Obs.: A linhaça só pode ser usada no tratamento do câncer sob estrita avaliação médica. E é bom que se diga: mesmo quem está saudável não está livre para ingerir o alimento à vontade. O excesso pode prejudicar a membrana das células.