Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Tudo sobre clareamento dental caseiro



 Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e cada vez mais ficamos com aquele sorriso amarelo. Um problema que tem solução. Com o clareamento dental o paciente pode perder o sorriso amarelo recuperando a cor natural dos dentes.



O clareamento dental para dentes está indicado para pacientes que tenham:

•Dentes manchados por uso de tetraciclina e seus derivados
•Dentes escurecidos pela idade
•Dentes com calcificação pulpar causada por traumatismo
•Dentes acometidos por fluorose e que tenham manchas amarronzadas
•Dentes com indicação de faceta

O clareamento dental está contra-indicado para pacientes:

•Com dentes hipersensíveis ou hipoplasia de esmalte
•Crianças com menos de 10 anos de idade
•Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador
•Grávidas ou que estejam amamentando.
•Incapazes de seguir as instruções corretamente.

O verdadeiro agente clareador é o peróxido de hidrogênio.
Mesmo ao usar o peróxido de carbamida, o agente ativo é o peróxido de hidrogênio.

Os peróxidos são soluções que penetram e se movem através do esmalte e da dentina devido ao seu baixo peso molecular.

A possível sensibilidade que ocorre nos dentes em clareamento dental se explica pela grande movimentação desses peróxidos através do esmalte e da dentina e não devido ao pH do produto utilizado.

O clareamento dental caseiro é uma das formas mais utilizadas para fazer um branqueamento dentário pois oferece várias vantagens, desde o preços que é mais barato que os clareamentos dentais profissionais e a conveniência de fazer o branqueamento no conforto da sua casa.

Apesar do sucesso dos clareamentos dentais caseiros é preciso olhar com atenção antes de comprar um para garantir que você têm um produto de qualidade de forma a ter um bom resultado de branqueamento e de forma a não danificar os seus dentes.

Vamos agora ver os passos típicos envolvidos no branqueamento caseiro dos dentes e vamos analisar as diferentes opções que você tem para ter o melhor resultado possível.

Este exemplo descreve como utilizar um clareamento dental caseiro vendido por um dentista com um gel de peróxido de carbamida com 10% de concentração.

No que toca o seu protocolo de clareamento dental, você deve ler e estudar as instruções que vieram com o produto que está a utilizar. Apesar de ser similar ao que está escrito aqui podem haver diferenças. É importante que você siga as instruções específicas do sistema que está a utilizar.

Criar os Moldes de Branqueamento

Apesar de não serem incorporados em todos os sistemas de clareamento dental caseiro, os moldes personalizados dão duas grandes vantagens. Primeiro ajuda a maximizar os efeitos de clareamento e em segundo minimizam o potencial de efeitos secundários.
Como o nome implica os moldes personalizados são moldes fabricados para a sua dentição.
Estes moldes são feitos no consultório de dentista através da criação de uma impressão dos dentes e das gengivas da pessoa que os vai usar.
Com estas impressões o laboratório dental vai criar modelos de gesso. Os moldes de branqueamento vão ser criados diretamente em cima dos modelos para garantir uma forma perfeita.
Os moldes de branqueamento são transparentes ou esbranquiçados. Normalmente são fabricados em plástico flexível. É feito um molde para a dentição superior e outro para a dentição inferior. Os moldes personalizados são cortados para não tocar na gengiva do utilizador.

Aplicar o Gel de Clareamento aos Moldes

Fazer o clareamento dental caseiro é simplesmente aplicar o gel nos moldes, aplicar na boca, limpar excessos e manter o molde durante o tempo indicado.
Na maioria dos casos os branqueamentos caseiros para utilização com moldes são gels grossos e espessos baseados em peróxido que são embalados em pequenas seringas ou em garrafinhas de plástico.

Como é Aplicado o Gel de Branqueamento?

Deve aplicar gotas de gel ao longo de cada molde e depois o molde é posto na dentição. Os moldes são utilizados durante o tempo que estiver descrito nas instruções de uso.
Para minimizar a quantidade usada em cada aplicação de gel clareador o gel só deve ser posto na parte do molde que toca na frente dos dentes e só nas partes do molde que corresponde aos dentes a serem tratados (os que estão visíveis quando sorri).
Depois do gel branqueador ter sido colocado no molde ele é inserido na dentição e normalmente algum gel em excesso escapa do molde para a gengiva. Para minimizar a irritação das gengivas deve limpar o excesso de gel com o dedo ou com a escova de dentes (depois disso lave as mãos ou limpe a escova de dentes).

Utilização dos Moldes de Clareamento Dental

Como não há maneira de saber qual o gel de clareamento dental que você vai utilizar é impossível dizer o tempo ou a frequência de tratamento apropriada para as suas sessões de clareamento dentário.
Apesar disso podemos dizer que para um gel com o pH neutro com 10% de peróxido de carbamida utilizado com um molde personalizado (o sistema típico vendido numa clínica dentária) tratamentos diários de 2 a 4 horas são o normal.

Não Há uma Forma Mais Rápida de Ver Resultados?

O tempo de tratamento pode ser reduzido com a utilização de um gel de clareamento com uma concentração mais elevada de peróxido. A desvantagem da concentração mais elevada é o aumento dos efeitos secundários.
Qualquer tipo de gel de clareamento, com concentração alta ou baixa, vai produzir o mesmo tom de clareamento no final do tratamento. A única diferença é que um demora mais tempo do que o outro.

Quando Fazer Um Clareamento Dental Caseiro?

Muitas pessoas optam por fazer o clareamento dental durante a noite enquanto dormem.
A vantagem disto é que a quantidade total de gel utilizada e o número de tratamentos vão ser mínimos. Isto porque cada aplicação do gel de clareamento dental vai ficar no molde o tempo suficiente para dar o efeito completo.
Os tratamentos de clareamento dental caseiro feitos à noite são especialmente efetivos para as pessoas que tem manchas nos dentes mais teimosas.
Algumas pessoas têm dificuldade em arranjar tempo para fazer os tratamentos durante o dia.
Se o clareamento dental caseiro não for feito à noite então é lógico que a pessoa vai fazer o tratamento quando está acordada. Muitas pessoas têm dificuldades a fazer isso porque as obrigações do dia interrompem o as sessões de clareamento.
Como muitos gels de peróxido de carbamida têm um efeito durante 4 horas ou mais, abreviar as sessões de branqueamento é um desperdício de gel branqueador e você acaba por aumentar a quantidade de tratamentos necessários para atingir os resultados que quer.
Outro dilema associado ao uso dos moldes durante o dia é que apesar do gel e dos moldes serem transparentes, a sua utilização ainda pode ser visível a outras pessoas. Algumas pessoas também ficam com a capacidade de falar afetada por causa dos moldes. Este problema é fácil de ultrapassar com alguma prática.
No caso de fazer sessões longas de clareamento durante o dia, as instruções que acompanha alguns dos gels de clareamento dental recomendam que devem ser refrescados periodicamente, deve remover o molde e adicionar mais gel.
Leia as instruções específicas do sistema de branqueamento dental caseiro que está a utilizar para mais informações. Cada sistema tem a sua fórmula e características específicas e tem o seu protocolo específico.
Como pode imaginar existem vários fatores que determinam o protocolo de utilização de um tipo de clareamento dentário. Estes incluem o tipo de peróxido, a concentração e o pH do produto. Devido a estes fatores não se pode assumir que todos os gels de clareamento dental caseiro são equivalentes e utilizados da mesma forma.

Ajuste a Duração das Sessões ao Seu Nível de Conforto

É verdade que ao maximizar o tempo de exposição ao clareamento vai ver resultados mais rápido. Apesar disso também é verdade que os tempos de exposição mais longos aumentam a probabilidade de sentir efeitos secundários como a sensibilidade dentária e a irritação das gengivas.
Apesar de não ser recomendado utilizar o clareamento dental durante mais tempo do que o permitido, você tem a opção de utilizar menos tempo. Menos exposição significa que o clareamento vai durar mais tempo e que vai necessitar de mais produto. Mas se reduzir o tempo de exposição (tempo de tratamento mais curto ou não fazer certas sessões) sente menos efeitos secundários então faz sentido fazer isso.
Também é boa idéia fazer alguns tratamentos mais curtos quando está a começar. Assim você pode habituar-se calmamente ao processo e fica com uma idéia da reação dos seus dentes. Depois pode ajustar como quiser.

Monitorizar o Progresso do Clareamento Caseiro

Uma das vantagens de comprar o kit de clareamento dental caseiro ao seu dentista é que ele vai fazer consultas de rotina para ver como está o seu progresso. O dentista faz isso para poder ver o seu progresso e tratar de quaisquer efeitos secundários que pode estar a sentir.
Os tratamentos de branqueamento dental são continuados até você e o seu dentista estarem satisfeitos com a mudança de cor que ocorreu, ou até ao ponto de não haver mais clareamento. Depois de avaliar o seu progresso o dentista pode dar-lhe mais gel branqueador se for necessário.
Depois de cada consulta o seu dentista vai perguntar-lhe se sentiu alguns efeitos secundários do clareamento. Se sim, ele vai recomendar formas de resolver e atenuar o problema. Isto não quer dizer que se você sentir alguns efeitos secundários do clareamento dental que deve esperar até à próxima consulta para comunicar isso ao seu dentista. Você deve sempre contatar o seu dentista se tiver algum problema ou dificuldades.

Finalização dos Clareamentos Dentais Caseiros

Uma vantagem de envolver o seu dentista no processo de clareamento dental é que ele pode ajudar a determinar um momento de paragem conveniente. Tipicamente há um ponto em que se atinge uma cor de dentes agradável ou um ponto onde parece que já não há efeito de branqueamento.
Depois do clareamento dentário estar finalizado há um período de aproximadamente 2 semanas em que a cor dos dentes pode voltar um pouco atrás até estabilizar. Quando ocorrer a estabilização você e o seu dentista podem fazer planos para começar o processo de substituição de próteses para condizerem com a nova cor dos seus dentes.

Quanto Tempo Dura Um Clareamento Dental Caseiro?

O período de tratamento necessário para um clareamento dental caseiro varia dependendo do vários fatores como a concentração do peróxido e o tipo de manchas existentes. Alguma descoloração de dentes é mais resistente que outras.
As manchas de tetraciclina azul ou cinzenta e a fluorose castanha tem a reputação de serem teimosas de sair e requerem tratamentos mais extensos.
Os dentes amarelados por causa da comida, bebidas, tabaco e o processo de envelhecimento, tal como fluoroses leves e manchas leves são mais fáceis de remediar.
Na maioria dos casos os pacientes que se encontram no último grupo vão ter 90% dos resultados num período de duas semanas com tratamentos diários de 2 horas.
Apesar de poder ser necessário um tratamento mais longo chega-se ao ponto final do clareamento (altura em que mais clareamento já não se nota) depois de cerca de 6 semanas de tratamento.

Longevidade dos Resultados do Clareamento Dental

Os efeitos do clareamento dental têm durações variadas, mas na maioria das vezes a cor “satisfatória” pode ficar de um a três anos.
Um estudo concluiu que 42% das pessoas que fizeram um clareamento dentário ainda estavam satisfeitas com a cor dos seus dentes 7 anos depois. O mais importante é que neste estudo aqueles que não estavam satisfeitos com a sua cor achavam que a cor dos seus dentes tinha voltado à cor que tinham antes de fazer o clareamento.

Tratamentos de Retoque São Necessários?

As pessoas com uma exposição alta a agentes cromogénicos como o café, chá, colas e tabaco vai necessitar de um tratamento de reforço. Possivelmente de 6 em 6 meses. Para pessoas que tem uma exposição menor às substâncias que causam manchas não vão necessitar de retoques com tanta frequência.
Em comparação com o branqueamento inicial os retoques são uma coisa muito mais fácil. O processo de reforço é menos demorado e não é necessário tanto gel de clareamento.

Fonte:Clareamento Dental