Pragas domésticas: como controlar e eliminar


Pragas caseiras é sempre uma dor de cabeça. Proliferam incrivelmente e se não houver um controle eficiente tomam conta de tudo. Aqui temos as mais comuns e métodos eficientes de controle e extermínio.

Formigas

Coloque uma pitada de pó de café usado – também serve um pouco de tabaco picado – nos armários invadidos por elas. Se as danadas atacarem seu pote de açúcar, embebede um algodão com álcool e ponha lá dentro.  Isso as espantará definitivamente. Para as mais resistentes, que teimam em não deixá-la em paz, misture querosene, ácido bórico e açúcar em partes iguais e espalhe onde elas costumam passar. Coloque pedaços de limão murcho nos cantos dos armários e da pia, as formigas não suportam o cheiro do limão e do tabaco, e desaparecem bem rápido. Espalhe cravos-da-índia no armário da cozinha e espante as formigas.
Utilizar inseticidas em spray não dá bom resultado, pois as espécies de formigas urbanas possuem ninhos com milhares de operárias (formigas que trabalham), dezenas de rainhas (que botam ovos) e cria (ovos, larvas e pupas) e, quando percebem o cheiro do inseticida, tratam de fugir para um local bem seguro, dividindo a colônia em vários pedaços e piorando a infestação.
Seguimos o rastro ou a fileira até detectar o lugar mais próximo a sua entrada. Delimitamos a passagem das formigas com um dente de alho (como se esfregássemos no pão). Não precisamos de uma quantidade muito grande. Em sucessivas vezes, delimitamos cada vez mais o perímetro até localizar a entrada do formigueiro e fechá-la com algum material. Também podemos utilizar cravo ou talco para interromper o rastro. Depois de encontrar o local por onde elas entram, injete com uma seringa água e detergente. Dessa maneira, as formigas morrerão de desidratação.
Para manter as formigas que comem plantas, afastadas. Misture borra de café em água e molhe uma estopa, coloque-a em volta do tronco da árvore, e molhe novamente, a cada 3 dias.A formiga não suporta cheiro de café e vão deixar sua planta em paz, pode colocar no jardim também.

Baratas 

Há dois jeitos de pôr fim a elas, sem utilizar inseticidas: O primeiro é mais trabalhoso, mas não deixa cheiro: pegue as cascas de batatas que iriam para o lixo, coloque-as dentro de uma assadeira e leve ao forno até queimar. Espalhe-as, então, pelos pontos onde as temidas se agrupam – elas morrerão! O segundo é passar um pano com querosene todas as noites nos ralos.
As baratas habitam o planeta há mais de 300 milhões de anos e tem a maior capacidade de adaptação do reino animal. Há 4000 mil espécies no mundo. Transmitem 38 tipos de doenças nocivas ao ser humano.
Dentro das características de praga, pode-se relatar a capacidade de sobrevivência sem se alimentar durante um mês, sem ingerir água até uma semana, ficar até 40 minutos submersa e se deslocar por fendas muito pequenas de até 1,6 mm. A ooteca é uma estrutura que tem a função de proteger os ovos das variações de ambiente, inclusive dos inseticidas, garantindo assim a reinfestação e a perpetuação da espécie.
Medidas de controle -  Manter alimentos guardados em recipientes fechados. Guardar todos os alimentos em recipientes com tampas. Ex.: vidros e latas. Não guarde alimentos em caixas de papelão ou de madeira, pois neste tipo de material elas gostam de depositar ovos.  Conservar armários e despensas fechados, sem resíduos de alimentos. Olhar cuidadosamente qualquer material antes de guardá-los (caixas, pacotes, etc.). Verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes. Use silicone para vedar todos os tipos de frestas e fendas.  As frestas de armários e portas internas e externas, principalmente aquelas perto da pia devem ser vedadas com borracha.
Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados.
Colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados e pôr para a coleta pouco antes do lixeiro passar. Lave pelo menos de quinze em quinze dias a lixeira. Deixe-a sempre fechada e seca. Remover e não permitir que sejam amontoados: caixas de papelão e lixo em locais não apropriados.  Manter caixas de gordura e galerias bem vedadas. Limpe quinzenalmente.
Colocar tampas em ralos não sifonados. Colocar nos ralos um peso com um saco de areia. Limpe semanalmente os ralos de cozinha, banheiro e área de serviço e jogue creolina para desinfetá-los. Mantenha sempre a pia limpa e seca, principalmente à noite e limpe diariamente o fogão e embaixo da geladeira. Colocar borrachas de vedação na parte inferior externa das portas. Verifique sempre as possíveis entradas para a casa como: conduítes elétricos, vizinhança infestada, canos de águas pluviais, interruptores de luz e telefone.
Manter bem calafetados as junções de revestimentos de paredes e pisos. Ficar atento com os tetos rebaixados. Limpar periodicamente a parte posterior de quartos ou painéis. Remover e destruir ootecas (Ovos de baratas ). Excluir a prática de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protegendo os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc.Providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, frestas, vasos, fendas, que possam servir de abrigo para as baratas.

- Praticar limpezas úmidas, tantas vezes por dia quanto necessário para manter desengordurados. Limpar cuidadosamente e regularmente os locais onde possam acumular poeira ou restos alimentares: fornos, armários, despensas, sob pias, etc.

Moscas

Para afugentá-las, passe um pano embebido com querosene nos vidros. Areje a casa em seguida. Você também pode evitar que elas pousem nos alimentos: ponha na mesa um prato com vinagre e dez gotas de pimenta. Ao preparar carne, espante as moscas colocando pedaços de cebola sobre ela.
Medidas preventivas – Manter alimentos guardados em recipientes fechados ; recolher restos de alimentos, fezes de animais e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados; Limpar diariamente os locais de refeição e preparo de alimentos; Não vazar lixo a céu aberto; Telar janelas, portas e instalar cortinas de vento; Desobstruir valas que retenham resíduos orgânicos e sirvam de atrativo para a proliferação e moscas.
Soluções simples - Para espantar moscas e mosquitos, corte limões ao meio e espete vários cravos, e espalhe pelo ambiente;  Um galhinho de arruda seco colocado sobre a mesa da cozinha afugenta as moscas; Pulverizar os locais infestados com 20 g de borax ( compra-se em casas agropecuárias ) e 1 litro de água; Misture pimenta do reino em um prato com vinagre ou leite e deixe no ambiente onde as moscas incomodam, como em cima da mesa;  Para espantar moscas em mesas de churrasco, passe um pano umedecido em água sanitária. As moscas detestam este cheiro;
Solução ecológica - Use telas protetoras nas janelas. Construa uma armadilha com uma fina camada de mel colocada sobre papel amarelo, que atrairá as moscas e as manterá coladas. 

Traças 

Para saber se elas estão por perto, embrulhe as roupas em papel de seda e deixe por uns meses. Depois, verifique; se os papéis estiverem roídos, mau sinal! Espalhe algumas folhas de jornal no lugar atacado, trocando-as à medida que envelhecerem.Ponha grãos de pimenta-do-reino ou de naftalina nas gavetas.
Medidas de controle - Remover frequentemente a poeira dos móveis, estantes, quadros, cortinas e tapetes;  Evitar o acúmulo de papéis e roupas velhas, guardando-os em locais protegidos e submetidos à limpeza constante; Vistoriar frequentemente, gavetas e móveis onde estejam guardados tecidos, roupas de cama e roupas de lã; Guardar cereais e massas alimentícias em recipientes fechados;
Como combater - Naftalina funciona muito bem; Ramo de louro ( a planta ) é ótimo, e não deixa cheiro; Feixes de salsa, tomilho, hortelã e alfazema também afugentam esses animais; Goma de polvilho com acido bórico também é ótimo; Bolas de naftalina colocadas perto do lixo eliminam o mau cheiro e afastam os insetos; Para espantar as traças, espalhe pelos armários e gavetas um pouco de pimenta-do-reino em grão ou naftalina.
Na roupa comum - Mantenha as roupas limpas, secas e bem arejadas. Coloque-as ao sol regularmente. Se necessário, coloque nos armários saches de tecido de algodão recheados com raspas de cedro e lavanda seca ou então partes iguais de menta e alecrim.

Pernilongos 

Experimente queimar um pedaço de cânfora sobre um pires. Para não ouvir zumbidos durante a noite – não há barulho mais insuportável do que esse, não é? – ponha na cabeceira da cama uns raminhos de alfazema. Medidas preventivas – Evitar água parada; Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água; manter totalmente fechadas cisternas, caixas de água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris; furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas; guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água; limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acumulo de água; jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados; Drenar terrenos onde ocorra formação de poças; Não acumular latas, pneus e garrafas; Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno;  Manter fossas sépticas em perfeitos estado de conservação e funcionamento;  Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagos ou água que não possa ser drenada; Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo - os desobstruídos;  Manter permanentemente secos subsolos e garagens;  Não cultivar plantas aquáticas;

Misture 750ml de gasolina, mais 250ml de querosene, 0,05ml de cânfora e 15 bolinhas de naftalina.  Deixe em infusão por 15 dias. Depois pode borrifá-lo usando um pulverizador.
Queime um pedaço de cânfora em um pires, no ambiente infestado.
Coloque creolina nas poças de água dos terrenos baldios próximos á sua casa
Receitas ecológicas - Para afugentar os mosquitos no lar, espalhar ao redor da casa, na sala, quartos, cozinha, corredor, etc., saquinhos pequenos cheios de canela. Funciona!;  Proteção eficaz e cheirosa contra mosquitos.  Limão com cravo-da-índia - meio limão espetado com cravos da índia Este método caseiro é tão eficaz quanto os comercializados como a espiral..
É muito mais eficiente que protetores elétricos ou velas. Para mordidas de borrachudos, pernilongos ou qualquer inseto, passe óleo de cravo comprado em farmácia, é melhor que qualquer pomada. 

ÓLEO DE ANDIROBA / ÓLEO DE CITRONELA

Repelentes de insetos, inclusive os transmissores de febre amarela, dengue, elefantíase e malária. O óleo pode ser aplicado puro (em portas, janelas e pisos), utilizado na composição de velas ou colocado para queimar em tochas.  Em velas, o efeito é conseguido após 48 horas de uso contínuo da vela (utilizar uma vela para cada 10 m2). Vela: para cada 1 Kg de parafina colocar de 30 a 50 g de óleo de andiroba ou citronela.
Produto inflamável: manter afastado de fogo e faíscas.
Cuidado com os repelentes - Use sempre os repelentes de forma segura .Obedeça as instruções fornecidas no rótulo do produto. Se, após ter lido o rótulo, ainda tiver dúvidas com o número de horas de atuação do produto, se deve ser reaplicado e com qual freqüência, entre em contato com o fabricante. Não use repelentes sob as roupas. Não aplique repelente na pele irritada ou com cortes. Não aplique repelente próximo à boca ou aos olhos e use com moderação ao redor das orelhas.
Ao usar produtos em spray, aplique o produto primeiramente em suas mãos e então aplique-o na face. Use uma quantidade do produto necessária apenas para cobrir levemente a pele exposta e/ou o vestuário. A aplicação de quantidades grandes não faz com que o produto funcione melhor. Não permita que crianças mexam no produto. Ao aplicar repelentes em crianças, coloque um pouco em suas mãos e só então os espalhe na pele das crianças. Não aplique repelente nas mãos de crianças. Ao voltar para ambientes fechados, lave a pele e as roupas que receberam repelentes. Se você desenvolver uma erupção cutânea (irritação da pele) ou outro sintoma que acredita ter sido provocado pelo uso de um repelente, pare de usar o produto, lave a parte afetada com água e sabonete e entre em contato com seu médico ou com o centro de toxicologia local. Se você tiver uma consulta médica, leve o produto consigo para mostrá-lo ao médico.
Solução ecológica - Citronela e lavanda são ótimos repelentes. Use telas protetoras nas janelas e mosquiteiros sobre as camas. Queime cascas secas de laranja, erva cidreira ou hortelã em uma vasilha. Isto pode fazer com que os mosquitos adormeçam. O óleo de hortelã pimenta e os óleos de citronela e gerânio também são bastante eficazes.
Espalhe algumas folhas de neem no chão. Existem outras folhas que são conhecidas por espantarem mosquitos? Feche as janelas e venezianas antes do pôr-do-sol, para evitar que muitos mosquitos entrem na sua casa. Remova a vegetação ao redor da sua casa para evitar que os mosquitos se reproduzam.
Esvazie quaisquer recipientes (latas velhas, pneus, etc.) que contenham água estagnada. Até mesmo 1 cm de água pode ser suficiente para as larvas crescerem. Encha as fossas e os buracos na propriedade, onde os mosquitos podem se reproduzir.  Se ainda existirem áreas abertas com água – tonéis, poços, etc. – tente adicionar um pouco de óleo de cozinha. O óleo flutua na superfície e impede que as larvas dos mosquitos respirem.

Pulgas   

Para exterminá-las de sua casa, mantenha o ambiente limpo e os estofados aspirados. Para afastá-las de seu cachorro, acrescente meio dente de alho picado à ração. Um banho por semana também livra seu cão delas.  Medidas preventivas – retirar o acúmulo de poeira e detritos em frestas do assoalho, carpetes, tapetes, etc.; manter o assoalho e as junções dos rodapés calafetados e encerados, pois a cera tem efeito desalojante; Adotar medidas de prevenção e controle de roedores, para evitar instalação por pulgas provenientes dos mesmos; Cuidar da higiene dos cães, gatos e outros animais domésticos, mantendo sempre limpos seus locais de repouso; Passe aspirador todos os dias, ou varra bem a casa inclusive as frestas entre os tacos e rejuntes de pisos
O habitat natural das pulgas são os pêlos e poeira. Após passar o aspirador, esfregue nos pisos, tacos, tapetes e carpetes uma solução de vinagre (misture 1 copo de vinagre para cada litro de água ). O vinagre funciona como esterilizador.
O controle das pulgas deve sempre ser feito no ambiente e nos animais. Algumas medidas podem ser tomadas para evitar ou até mesmo eliminar a infestação por pulgas numa residência, tais como:
1. Colocar sempre uma toalha limpa onde o animal dorme lavando-a uma vez por semana. Dessa forma, eliminam-se os ovos que são periodicamente depositados sobre o hospedeiro. Se o piso da residência for de tacos ou tábuas, todos os vãos existentes devem ser calafetados, uma vez que podem servir de abrigo.
2. Fazer o uso de aspirador de pó, semanalmente, desta maneira removem-se as formas jovens das pulgas presentes no ambiente. Além disso, o aspirador de pó alcança locais que muitos inseticidas não conseguem atingir. Sempre descartar o filtro do aspirador após a limpeza, uma vez que as larvas das pulgas podem eclodir dos ovos coletados pelo aspirador ou pulgas adultas podem emergir de suas pupas e reinfestar o ambiente.
3. Cortar a grama e limpar quintais e jardins periodicamente para evitar ambientes úmidos e propícios para o desenvolvimento das larvas.
4. Animais que são levados, freqüentemente, para passeios na rua ou parques devem estar sempre protegidos por produtos com efeito residual. Durante esses passeios os animais se reinfestam e é mais fácil evitar a introdução de pulgas na residência do que controlá-las depois de instaladas. Consultar sempre um Médico Veterinário o qual indicará o produto mais adequado a ser utilizado.
Eliminando as pulgas do ambiente - Sugerimos o produto da Bayer: K-Othrine SC 25 comumente à venda em lojas de produtos veterinários. Por experiência própria sabemos que durante as 24 horas seguintes à administração do produto as pulgas ainda reagem, mostrando- se altamente vorazes. Passado este prazo o ambiente fica limpo.
É importante também voltar a aplicar o produto em quantidade mais branda 15 dias após a primeira aplicação. É o período quando algumas larvas que não foram afetadas pela química eclodem re-iniciando o ciclo. Com este tratamento feito de forma adequada você se livra das pulgas por um período prolongado.
Siga categoricamente as recomendações da bula do fabricante. Lembre-se que qualquer pesticida é tóxico, daí ser importante o uso de máscara protetora durante a aplicação. Este produto só é recomendado para ambientes externos, jardins, garagem, pátios, etc.  Não o use para aplicações no interior da casa. 

Cães e gatos

Material :
200 ml de Base de xampu neutra anti pulgas
800 ml de água deionizada
Essência de erva cidreira / capim cidreira ou citronela – 15ml
Extrato glicólico de abacate – 10ml
Óleo de citronela – 5ml
Colocar a base em um recipiente
Adicionar água lentamente mexendo a cada vez que colocar
Após adicionar toda a água o xampu terá consistência de gel. Adicionar o extrato glicólico
Misturar o óleo de citronela e a essência e adicionar à mistura
O xampu anti pulgas está pronto. Se desejar pode ser adicionado corante a base de água. Naturalmente ele ficará com uma tonalidade bege. O produto ficará extremamente cremoso e brilhante. Se desejar um xampu com consistência gel é só não adicionar o óleo.
Para espantar as pulgas da cama do seu animal doméstico, forre a cama de seu animal com pétalas de rosa. Ou pingue no corpo do animal um pouco de essência de rosa (compra-se em casa de produto natural). Se o animal for cachorro, banho com sabonete "Phebo" preto 1 vez por semana fazem as pulgas desaparecer. Colocar ramos da erva de Santa Maria também ajuda espantar as pulgas dos lugares onde ficam os animais domésticos (principalmente o cachorro).

Ratos   

Espalhe alguns ramos de hortelã pelos cantos da casa. Isso afugentará os nojentos. Se quiser, espalhe ratoeiras pela casa e, ao invés de colocar queijo, coloque semente de girassol como isca, feijão (in natura) triturado e colocado estrategicamente nos cantos e atrás de móveis, fogão, geladeira mata os ratos (eles não digerem o feijão cru).   

Medidas preventivas – limpar diariamente, antes do anoitecer, os locais das refeições e preparo de alimentos. Determinar um local comum para as refeições e colocar os restos de alimentos em recipientes fechados. Recolher os restos alimentares em recipientes adequados, preferencialmente, sacos plásticos, que deverão ser fechados e recolhidos pelo serviço de coleta urbana. Colocar sacos, fardos, e caixas sobre estrados com altura mínima de 40 cm, afastados uns dos outros e das paredes, deixando espaçamentos que permitam uma inspeção de todos os lados. Não acumular objetos inúteis ou em desuso. Vistoriar carga e descarga de mercadorias para evitar o transporte passivo de ratos. Manter armários e depósitos arrumados, sem objetos amontoados; Não deixar encostados em muros e paredes objetos que facilitem o acesso dos roedores; Buracos e vãos entre telhas devem ser vedados com argamassa adequada; Colocar telas removíveis em abertura de aeração, entradas e condutores de eletricidade ou vãos de adutores de qualquer natureza.
Ratos de telhado - 1 - Limpar diariamente, antes do anoitecer, os locais de refeições e preparo de alimentos. Determinar um local comum para refeições e colocar os restos de alimentos em recipientes fechados.  2 - Recolher os restos alimentares em recipientes adequados, preferencialmente, sacos plásticos, que deverão ser fechados e recolhidos pelo serviço de coleta urbana. 3 - Colocar sacos, fardos e caixas sobre estrados com altura mínima de 40 cm, afastados uns dos outros e das paredes, deixando espaçamentos que permitam uma inspeção em todos os lados. 4 - Não acumular objetos inúteis ou em desuso. 5 - Não deixar encostados em muros e paredes objetos que facilitem o acesso de roedores. 6 - Buracos e vãos entre telhas devem ser vedados com armagamassa adequada. 7 - Colocar telas removíveis em aberturas de aeração, entradas de condutores de eletricidade ou vãos de adutores de qualquer natureza.

Fórmulas simples
A - 1 parte de gesso em pó e 3 partes de farinha de trigo.
Para tornar a mistura mais atraente adicione raspa de queijo, farinha de peixe, etc.
Ao ingerir o gesso ( sulfato cálcico) o rato sente muita sede, procura água, colocar água nas imediações da mistura.
B - 25 g de carbonato de bário, 30 g de farinha de trigo ou milho, e água suficiente para fazer a massa. Faça pequenos bolinhos e coloque nos caminhos por onde passam.
Farinha de trigo com cal virgem também funciona bem. Ao comer a mistura, sente sede, bebe água e o gás formado no intestino mata-os.
C - banana amassada recheada com cimento.
Solução ecológica - Mantenha armários e despensas limpas e fechadas. Se eles aparecerem, use os gatos, predadores naturais. Você também pode misturar uma parte de gesso com uma parte de farinha e um pouco de açúcar e pulverizar a mistura por onde os ratos passam. Mas cuide para que seja um lugar sem acesso de animais de estimação ou crianças.

Cupins   

Medidas Preventivas - Utilizar madeiras naturalmente inatacáveis por cupins, tais como: peroba do campo, peroba rosa, jacarandá, pau ferro, braúna, gonçalo alves, sucupira, copaíba, orelha de moça.  Colocar telas com malha de 1,6 mm em portas, janelas, basculantes e outras aberturas para evitar a entrada de cupins, durante as revoadas nupciais.  Evitar estocagem inadequada de madeira e seus derivados, principalmente em locais úmidos. Vistoriar periodicamente, rodapés, forros, armários, estantes, esquadrias e outras estruturas de madeira, a fim de detectar qualquer início de infestação, facilitando o controle. Retirar o madeiramento usado durante as obras imediatamente após o término das mesmas, a fim de evitar possíveis infestações no imóvel.  Retirar e destruir madeiras infestadas, preferencialmente, queimando- as em lugares adequados. Em bibliotecas e arquivos, usar, sempre que possível estantes metálicas.
Tratamento contra cupins: É frequente o uso do querosene na tentativa de eliminar os cupins. Esta pratica é extremamente perigosa e hoje combatida por todas as instituições voltadas para a saúde ambiental. O querosene é tóxico por tanto é prejudicial para a saúde do aplicador e dos moradores ou freqüentadores do local (residência, comércio, industria, etc.), tem odor desagradável e é altamente inflamável.
O ideal e mais aconselhável é que se usem cupinicidas de laboratórios idôneos.O mais recomendável ainda é a escolha por produtos ecologicamente corretos. Um dos produtos existentes no mercado e que atendem a estes parâmetros é o Politrox. O uso do cupinicida doméstico também apresenta a vantagem de ser mais prático porque a embalagem possui um tubinho plástico que é introduzido nos furinhos, penetrando melhor nos túneis por causa da força do spray.
“O sucesso do tratamento é a perseverança na aplicação, na observação de novo ataque e na repetição do produto, sempre que se perceber a presença de fezes.”
Cupins no verão - Com a chegada verão, continua o ciclo de favorável ao desenvolvimento e reprodução dos insetos, primavera-verão-outono, que significa calor, maior umidade do ar, aumento da vegetação e condições ideais para reprodução. Assim sendo, aumentam os problemas com cupins, baratas, formigas, brocas e outras pragas.

Fonte: mdemulher, fazfacil,Greenpeace Brasil,biológico.sp