Estética: novas tendências e ativos


Nos últimos tempos ouvimos falar muito em nomes como elementos essenciais, dermo cosméticos, oligoelementos… 

Descobertas importantes para que haja o bom funcionamento do nosso organismo em conjunto com uma aparência mais jovial e melhor com o passar dos anos.

Uma nova revolução nesta área está acontecendo no mundo e nós mulheres temos que nos atualizar sempre para não perder nada e podermos pedir o que há de melhor para nossos médicos.

Os tratamentos convencionais continuam com tudo nos consultórios e uma maneira de conseguir um resultado mais harmônico e natural, seria a indicação de cremes com os novos ativos e de cápsulas que complementam os procedimentos. Isso é fundamental para atingir um resultado perfeito.

A combinação de novos ativos orais com os ativos tópicos fecha com sucesso o tratamento.
 
Algumas destas grandes promessas, nesta nova Era, serão descritas abaixo, para que tomemos conhecimento do grande e diversificado arsenal de fármacos existentes hoje no mercado do rejuvenescimento, qualidade de vida e estética.

Silício orgânico (em creme ou cápsulas)

É o segundo elemento químico mais abundante na face da terra depois do oxigênio, é um dos doze elementos principais na composição dos organismos vivos e mesmo em quantidades pequenas desempenha um papel biológico importante considerado como um elemento essencial de vida.
 
O Silício orgânico é um elemento chave dos tecidos conjuntivos que, por exemplo, na pele, é indispensável à síntese das fibras de colágeno e de elastina, conferindo-lhe elasticidade e flexibilidade.
 
Com o passar dos anos, há uma perda natural desse componente em nosso corpo, decorrente do envelhecimento e da produção de radicais livres, que deixa a textura da derme mais fina e frágil.
 
A reposição  desse oligoelemento, se faz necessária e pode ser feita por meio de cremes ou em forma de cápsulas ingeridas via oral.  E ao final de três meses de tratamento já é possível ver os benefícios com a pele mais firme, unhas  mais resistentes e cabelos mais brilhantes e com bulbos capilares fortalecidos.
 
O silício orgânico é um oligoelemento que temos no organismo com a função de regenerar as células da pele e estimular as fibras de sustentação (colágeno, elastina e fibroblastos) para proporcionar firmeza e tonicidade. Além dessas vantagens, ainda fortalece unhas e cabelos.
 
O Exsynutriment é uma molécula original patenteada pela Exsymol, empresa de biotecnologia sediada em Mônaco.
 
Um ingrediente alimentar constituído de ácido silícico estabilizado sobre um hidrolisado de colágeno marinho, apresentado sob a forma de complementos alimentares de silício orgânico biodisponível. O Exsynutriment é o único Silício Orgânico biologicamente ativo, cuja reposição é capaz de promover a reestruturação das fibras de sustentação (colágeno e elastina).
 
Resumindo-se: É um suplemento alimentar que trata e previne o envelhecimento e melhora o aspecto geral da pele, cabelos e unhas.
 
É preciso manter o tratamento por no mínimo 3 meses para obtenção de resultados desejados. 

O que faz o Exsynutroment, fonte do silício orgânico então:

 - Alta hidratação cutânea;
- Fortalecedor de unhas;
- Cabelos mais resistentes e espessos;
- Aumento da síntese de colágeno e elastina: Efeito Antiaging e Lifting oral;
- Manutenção da elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos e do miocárdio;
- Potencializa a fixação de cálcio no tecido ósseo;
- Repõe Silício Orgânico que diminui com o envelhecimento.

Exsynutriment deve ser prescrito por um médico, para que ele analise a dose mais adequada ao seu caso.
Pelo fato de ser um ativo já presente na estrutura humana, pode-se utilizá-lo sem restrições de tempo e sem efeitos colaterais.

Podemos associar o silício orgânico, na manipulação aos seguintes componentes.

  • Zinco: Essencial no combate aos radicais livres e para preservar as fibras de colágeno da pele.
  • Vitaminas C e E: São ótimos antioxidantes. A primeira ainda diminui a sensibilidade da derme à radiação solar e estimula o sistema imunológico do organismo.
  • Selênio: Possui efeito antiinflamatório e aumenta a vascularização. Colabora com algumas funções orgânicas, como a digestão e a circulação sanguínea. Também melhora o bom colesterol (HDL) e diminui o ruim (LDL).
  • Betacaroteno: Estimula o sistema imunológico, é antioxidante e deixa a cútis mais resistente ao sol. Como ativa a síntese de melanina, é comum obter-se uma cor bronzeada durante o período de ingestão dessa substância.
 A reposição de silício pode ser feita por meio de cremes ou pela ingestão de cápsulas de silício por via oral, opção mais indicada por permitir uma absorção mais rápida e eficaz. O tratamento com as cápsulas de silício age diretamente nas células dos tecidos alterando os níveis do silício no corpo todo e não apenas em um local específico, como no caso dos cremes rejuvenescedores de uso externo.

Ascorboxilane C (creme)

Outro ativo com nome estranho, mas com efeitos promissores, o Ascorbyl Methylsilanol Pectinate promove um efeito anti radicais livres.
 
O Ascorbosilane C associa as propriedades cosméticas do ácido ascórbico (Vitamina C) à dos silanois. A aplicação tópica aumenta a proteção proporcionada pelos mecanismos de defesa da pele, além de participar da biosíntese da hidroxiprolina (precursor do colágeno), proteoglicanas e carnitina. Por ser uma molécula estável, por apresentar tolerância cutânea perfeita e possuir atividade biológica acentuada é um ativo redutor dos radicais livres, protetor da membrana celular, regenerador dos tecidos e normalizador da pigmentação cutânea.

Densiskin (creme)

DensiSkin é um ativo baseado no conceito Collagen-Extreme, isto é, capaz de promover uma verdadeira “injeção de colágeno” na pele de maneira não-invasiva.

É considerado o novo queridinho da estética. Trata-se de um complexo de vários princípios ativos que atua na formação e na síntese das fibras de sustentação da pele (colágeno e elastina). O resultado do uso do DensiSkin, que hidrata o local, pode ser traduzido como um aumento do volume labial, um preenchimento das linhas de expressão e o controle da flacidez. O DensiSkin é um complexo biológico com ação completa e intensa, que age de dentro para fora hidratando e tratando profundamente a pele. O densiskin tem ação completa e intensiva.

Ele faz à re texturização do relevo cutâneo e é rico em polissacarídeos.
 
Outras substâncias mais antigas, porem não menos eficaz, que também são bastante usadas pela indústria de beleza são o tensine e o raffermine. Esses dois compostos são naturais e também reorganizam o colágeno da pele. O raffermine é obtido a partir da soja, garante mais tonicidade e pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo.

Em estudo realizado com mulheres com idade entre 21 e 77 anos, os cientistas comprovaram que, as mulheres que fizeram uso de cremes com DensiSkin durante um mês tiveram grande melhora na textura da pele (a pele apresentou aspecto mais saudável, mais maciez e hidratação), tonicidade da pele (a elasticidade facial passou por grande melhora) e diminuição do surgimento de rugas (houve grande melhora no aspecto das rugas e linhas de expressão, tanto no tamanho quando na profundidade, com melhora ainda maior em pacientes com mais de 40 anos).

Caviar (máscaras e cápsulas)

É isso mesmo, caviar, além de ser um alimento de luxo hoje descobriu que os componentes do caviar também podem ter benefícios para nossa pele e outros órgãos. Os componentes do caviar podem ser divididos em: Fosfatidilcolina, astaxantina, DHA, EPA e vitamina E, que podem ser manipulados tudo em uma mesma cápsula.

Normalmente os ativos ricos em ácidos graxos poliinsaturados, Omega 3 e 6, se encontram na forma de óleo impossibilitando ao medico prescrever uma dosagem adequada ao seu paciente ou de associá-los com outros ativos.

Os fosfolipídios do caviar são a única molécula que contem uma alta concentração de DHA e EPA na proporção adequada frente às necessidades do nosso organismo, associadas à fosfatidilcolina e astaxantina que é um poderoso antioxidante da classe dos carotenóides (auxiliam também na foto proteção) e vitamina E que diminui a oxidação.

Benefícios do fosfolipídio de caviar:

  • Recuperar e promover a integridade das membranas das células.
  • Atuar como antiinflamatório, antioxidante e imunomodulador
  • Promover hidratação celular e prevenir a perda de água transepidermal
  • Proteção do sistema nervoso
  • Melhora a visão
  • Cardio proteção
  • São fonte de dois antioxidantes, a astaxantina e o tocoferol
  • Promove o aumento do desempenho esportivo
Pelo seu efeito de hidratação celular e seu efeito antiinflamatório, pode melhorar condições como: dermatite atópica, acne, rosácea, psoríase e outras desordens inflamatórias e auto-imunes da pele.

Cappuccino (Saches e máscaras)

Uma das novidades é o cappuccino contra o envelhecimento. 

A fórmula tem o mineral silício, que como já vimos auxilia na produção de elastina e colágeno.
 
A novidade, apresentada durante o 6º Congresso Internacional de Cosméticos e Farmácia, em São Paulo, promete tratar as rugas e estimular a produção de colágeno.

A bebida apresentada em sachê é rica em Exsynutriment e Glycoxil – ativos consagrados do mercado europeu no combate ao envelhecimento. 

Algumas indústrias apostam na apresentação em creme ou em máscara com o mesmo propósito ,o de hidratar e   rejuvenescer. 

Peeling efervescente de ouro

Contém partículas de ouro e auxilia no tratamento da pele envelhecida, removendo as células mortas e estimulando o colágeno. Pode ser feito em casa, uma vez por semana.

Hidratante em barra

Promete hidratação dez vezes mais intensa do que o produto em creme. Por ser altamente concentrado, é indicado espalhar primeiro nas mãos e depois aplicar em regiões mais ressecadas, como cotovelos e pernas.

Talco liquido

A loção é uma boa alternativa para evitar a sujeira causada pelo pó do talco comum. Tem a mesma função do original e está indicado para procedimento como após depilações, lasers e para aqueles que têm irritação na pele.

Sculptessence (creme)

Derivado da semente de linho e único ativo que contém substâncias que agem nas desordens relacionadas com o enfraquecimento da pele, proporcionando o redesenho da face.

Sua ação está relacionada ao desenvolvimento de um poliosídeo, uma molécula capaz de armazenar grande quantidade de água, que protege contra degradação do colágeno, estimula a síntese de GAGs (substância fundamental da pele, cuja função é de manter a hidratação da derme e promover com isso mais resistência), proporciona força, resistência, flexibilidade e elasticidade à pele.

Atenua flacidez e remodela o contorno facial, conferindo um aspecto mais definido na parte inferior do rosto.

Estas novas promessas são constatadas por pelos profissionais desta área e por aqueles que já usam. Quando bem indicado a resposta é promissora, pois realmente cumprem o que prometem, vale à pena conferir e usar se estiver indicado para você. Lembre-se de que somente um profissional capacitado poderá esclarecer suas duvidas e lhe dizer se você é um candidato ao uso destes novos fármacos ou não e vale lembrar que estes novos fármacos também podem ter efeitos colaterais.

Fonte: Portal Bragança