Rondonópolis/MT,

Aquário: monte o seu


Observar um aquário e o vaivém dos peixes pode ajudar - e muito - a relaxar e reduzir os níveis de estresse. Pensando nisso, pesquisei um passo a passo incluindo vídeos para você montar o seu próprio aquário.

Como Montar um Aquário de Água Doce

O primeiro passo a ser dado na montagem de um aquário é a escolha do material certo. Veja abaixo a lista dos principais materiais usados para uma montagem básica.

Cuba de Vidro
 
O mais correto é que o aquário tenha a maior quantidade possível de litros de água, pois quanto maior o espaço e a quantidade de água, menor serão os problemas.

Sistema de Filtragem
 
Filtro Biológico são placas com pequenos orifícios que são colocados no fundo do aquário, onde tem por vez reter as partículas em suspensão na água. Após isto as bactérias que ali vivem, transformam a sujeira (resto de plantas, comida, peixes mortos etc.) em algo que possa ser assimilado pelas algas e plantas.

Sistema de Bombas de Água
 
Bomba Submersa são os motores responsáveis pela circulação da água através do filtro biológico ou mecânico. Antigamente ou ainda hoje muitas pessoas usam pequenos compressores de ar, que além de fazerem muito barulho possui um rendimento muito baixo, fazendo com que a água do aquário circule muito pouco através dos filtros. É recomendável que a bomba submersa bombeie 3 vezes o volume de água do aquário por hora. Para saber a quantidade de litros, basta que você multiplique o comprimento x largura x altura e divida o resultado por 1.000.

Condicionamento de Temperatura da Água
 
Aquecedor é utilizado para que a temperatura da água não caia muito durante o inverno pois a maioria dos peixes que iremos colocar no aquário são tropicais e precisam viver numa água cuja temperatura deve estar entre 20º e 30º graus. A maioria dos peixes vive melhor entre 23º e 26º. O aquecedor deve possuir 1 w por litro de água. Ex: Se o seu aquário tem 100 litros então coloque um aquecedor de 100 W.

Termômetros e Termostatos
 
Termômetro e Termostato a diferença entre eles é que o termômetro só mostra a temperatura da água e o termostato controla o aquecedor, para que a mesma fique dentro do padrão escolhido, por exemplo, entre 23º e 26º graus.

Iluminação
 
Além de ser indispensável para o ornamento do aquário ela é também muito útil e necessária para que as plantas aquáticas possam crescer e assimilar o nitrato (substância que é matéria final do metabolismo das bactérias). A iluminação também ira determinar o dia e a noite para os peixes. O tipo de lâmpada mais recomendável são as fluorescentes próprias para estes fins como a Aquarilux e Grolux…

Cascalho e Solo
 
Cascalho é utilizado para ornamentar o aquário, fixar as plantas e filtrar a água é ele que ira recobrir as placas do filtro biológico. A altura do cascalho sobre as placas do filtro biológico não poderá ser menor que 5 cm ou ultrapassar os 15 cm , altura superiores ou inferiores poderem diminuir a capacidade de filtragem.

Sistema de Filtragem Mecânica
 
Filtro Mecânico é um filtro colocado fora ou dentro do aquário onde através de materiais filtrantes como a lã acrílica, carvão ativado e cascalho retiram partículas em suspensão na água, partículas que deixam a água do aquário turva (suja).

Condicionadores Químicos de Água
 
Condicionadores são produtos que tem como finalidade condicionar a água, para que fique o mais perto possível da encontrada na natureza. Os principais condicionadores são alcalinizante, acidificante, sanitizantes, incentivador de algas, bactericidas e fungicidas.

Testes de Qualidade
 
Testes Químico são usados para testar a qualidade da água, através deles você fica sabendo se a mesma esta alcalina ou ácida. Isto é medido por meio do teste de P.H em uma escala que vai de 0 a 14, onde 7 é considerado neutro.

Montar um aquário passo 1


Montar um aquário passo 2 


Montar um aquário passo 3


Manter um aquário passo 1


Manter um aquário passo 2


Fonte: Meu Aquário e Tetra