“Potência sem segurança
não é nada”. Esta é uma famosa frase usada em um comercial de pneus
recentemente, e que expressa com precisão a importância dos pneus em bom estado
para a segurança do automóvel. Assim como as várias peças que compõem um
carro, os pneus são essenciais não só para a circulação e movimento, mas também
apresentam uma grande significância para a estabilidade,
desempenho, e até para o embelezamento do
veículo.
Quando trocar os pneus do seu carro
Rodar com pneu careca, além de perigoso, dá multa e pode
gerar apreensão do carro. Há alguns aspectos que você deve observar nos pneus
para saber a hora de trocar.
Prazo de validade: Sim, pneus têm prazo de validade.
Geralmente são 5 anos a partir da data de fabricação, encontrada na lateral do
pneu, onde aparece “DOT XXXX XXXX (SSAA)”, sendo SS o número da semana do ano
em que foi fabricado e AA o ano
Desgaste: É difícil dizer a quilometragem exata para
se trocar os pneus, pois depende muito da maneira como você dirige, se pega
muitos buracos e toma certos cuidados, como andar sempre com os pneus
calibrados, alinhados e balanceados. O peso do seu carro também é algo que
influencia. Fique atento à profundidade dos sulcos (aqueles risquinhos do
pneu), pois nunca podem estar abaixo de 1,6 milímetros. De qualquer maneira, se
você começar a sentir que seu carro está instável, verifique se não está na
hora de trocar os pneus.
Bolhas e danos: Convenhamos que as ruas e rodovias
brasileiras não são as de melhor qualidade. Buracos, pedras e más condições
podem causar danos aos pneus. Fique sempre de olho se não há rompimentos na
carcaça ou bolhas nos pneus do seu carro. Em alguns casos é possível consertar,
mas na grande maioria das vezes é aconselhável trocar o pneu todo.
Calibragem: A
tecnologia implantada no desenvolvimento de um pneu provavelmente será
comprometida se ele não for calibrado corretamente. Se a pressão não estiver
adequada, a segurança é comprometida, pois a estabilidade diminui e o condutor
perde a capacidade de manejo, além de o carro consumir mais combustível.
Se o carro roda com 30 libras e você deixa com 20% a menos,
na estrada faz muita diferença, perdendo 3% de economia de combustível, 30% da
vida útil dos pneus e a segurança fica comprometida.
A recomendação dos especialistas é que seja feita a
calibragem de 15 em 15 dias, inclusive no estepe. Calibre o pneu quando estiver
frio, pois é muito importante que a pressão fique certa, outras coisas que
alteram a pressão são furos, pregos, válvulas que não funcionam direito, rodas
amassadas entre outros fatores, que comprometem o desempenho do pneu.
O excesso de pressão também é prejudicial, pois nesse caso o
pneu tem contato com o solo apenas por meio da parte central da banda de
rodagem, se desgastando com muito mais rapidez e o carro fica com maiores
distâncias de frenagem.
Rodízio de pneus: Fazendo o rodízio dos pneus,
aumenta sua vida útil, a operação deve ser feita a cada 10 mil quilômetros e os
pneus devem ser calibrados logo após mudá-los de posição. O alinhamento também
é recomendado, aproveite e já verifique a cambagem (ângulo de inclinação das
rodas). Essa é uma oportunidade também de verificar se existem furos ou cortes,
examine a cada três meses o estado dos pneus e se houver um desgaste irregular
pode indicar necessidade de alinhamento ou calibragem.
Na troca de pneus por novos, em casos de carros com tração
dianteira, coloque os pneus novos a trás, pois a parte de trás do carro precisa
de mais aderência já que não conta com a força matriz. Apesar de ser mais econômico
trocar parcialmente os pneus, o certo é trocar todos os pneus antigos por novos
ao mesmo tempo, pois ao longo da vida eles ficam com a mesma concentração de
desgaste e o comportamento é similar.
Como trocar um pneu furado
É simples, é fácil, não requer prática nem habilidade, muito
menos força. Mas há uma série de detalhes importantes para lembrar.
Etapa 0: Você checa o seu estepe periodicamente? Caso
clássico: o fulano vai trocar o pneu furado e na hora H descobre que o estepe
está murcho – ou pior, foi roubado há semanas e ele não se deu conta. Não custa
nada, quando for ao posto de gasolina encher o tanque e calibrar os pneus, dar
uma olhada rápida no estepe e verificar se ele ainda existe. Uma dica:
recalibre o estepe a cada quatro meses.
Etapa 1: Quando furar o pneu, não precisa surtar e
parar o carro imediatamente, mas também não é pra sair dando um rolé com o
carro senão você vai estragar a roda. Pare o carro num local plano e de
preferência em algum local longe do trânsito para não causar acidentes e para
não ser atropelado por algum psicopata do trânsito.
Etapa 2: Dentro do seu carro existe um “kit troca
pneu” normalmente preso em algum canto no porta-malas. Ele contém:
- triângulo de sinalização,
- chave de roda,
- macaco para suspender o carro
Eles devem ser usados na ordem listada.
Etapa 3: Coloque o triângulo de sinalização no
mínimo a 40 metros de distância do carro em linha reta. Se for numa rodovia,
coloque numa distância maior e se possível sinalize com outras coisas como
galhos e casacos.
Etapa 4: A chave de roda funciona como uma alavanca,
então você não precisa usar a força para soltar os parafusos do pneu. Se
estiverem muito apertados, basta apoiar o seu pé e com o peso do seu corpo o
parafuso se soltará.
Lembre-se: não remova os parafusos, apenas alivie sua
pressão, vá soltando um por um no sentido anti-horário.
Etapa 5: Existe um local correto para encaixar o
macaco no carro. Para descobrir, abra o manual do proprietário (sim, o manual
do carro é algo importantíssimo, se você não tem, providencie uma cópia nem que
seja uma xerox tosca). Se um dia você precisar trocar o pneu de um carro que
não tem o manual no porta-luvas, procure por um local com uma proteção próximo
à roda, semelhante ao da foto abaixo.
O macaco do seu carro serve apenas para trocas rápidas, não
é recomendado deixar seu carro suspenso por horas. A maioria dos macacos
utiliza a chave de roda como alavanca para girar.
Encaixe o macaco aí
Etapa 6: Troca-troca. Uma vez com o carro suspenso,
você pode retirar os parafusos da roda e guardá-los bem. Retire a roda com o
pneu furado, coloque o estepe, encaixe os parafusos, mas não aperte ainda –
faça isso apenas quando retirar o macaco.
Etapa 7: Baixe o carro e retire o macaco. Pegue a
chave de roda e aperte os parafusos. Existe uma ordem mais apropriada para se
fazer isso, de acordo com esse esquema do The Art of Manliness:
Para rodas de 5 parafusos
Para rodas de 4 parafusos
Não precisa apertar os parafusos com a força do incrível
Hulk, um bom aperto apoiando o peso dos seus braços é suficiente.
Etapa 8: O estepe, como o próprio nome já diz, é um
quebra-galho. Não é recomendado ficar rodando por dias com ele. Trate de parar
num borracheiro e consertar o pneu furado o quanto antes.
Seja responsável:
Descartar pneus inservíveis em rios, praças ou terrenos
baldios não é uma atitude ecologicamente correta.
Mas o que fazer com
pneus sem uso?
Muita coisa. “O consumidor pode levar o pneu velho para a
revenda onde fez a troca ou para um posto do Programa Nacional de Coleta e
Destinação de Pneus Inservíveis”, diz Renata Murad, gerente-geral da
Reciclanip, entidade criada pela Associação Nacional das Indústrias de
Pneumáticos (Anip). Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente
(Conama) determina que, a cada quatro pneus fabricados no Brasil, outros cinco
sejam reaproveitados. A relação dos 314 pontos de coleta, distribuídos por 21
estados e Distrito Federal, pode ser conferida no site: http://www.reciclanip.com.br/
Os pneus recolhidos são usados para fabricação de concreto, pisos, tapetes para carros e mantas para quadras esportivas.
Os pneus recolhidos são usados para fabricação de concreto, pisos, tapetes para carros e mantas para quadras esportivas.
Fonte: Portal Auto,Papo de homem,Dirigindo Seguro,Reciclanip