Chega outubro e muitos pais, avós, tios ficam confusos na
hora de escolher os presentes para o tão esperado Dia das Crianças? No
meio de inúmeras opções, fica difícil saber como agradar aos pequenos, pois
muitos deles já têm de tudo um pouco. Um motivo de alegria e ao mesmo tempo ansiedade
para os parentes.
Livro, brinquedo ou jogo? Nessa hora é melhor pensar o que
realmente será útil para eles. "Antes de qualquer coisa devemos nos
lembrar que o Dia é da criança e infância conjuga perfeitamente com o verbo
brincar, essa atividade indispensável para o desenvolvimento emocional e
cognitivo do ser humano. Além disso, a criança usa o brinquedo para a sua
socialização e amadurecimento", aponta Maria Irene Maluf, especialista em
Psicopedagogia e em Educação Especial.
Na opinião da especialista em neuropedagogia, se você
respeitar os interesses das faixas etárias dificilmente vai errar, ou seja, o
presente irá cumprir a tarefa de brincar, ensinar e divertir.
"Desde o nascimento, há brinquedos a serem oferecidos
aos bebês e que os ajudarão a crescer de forma equilibrada, atendendo à
sensibilidade que apresentam ao meio ambiente como, por exemplo, os móbiles, os
chocalhos, os bichinhos de pano, argolas coloridas e sonoras, etc. Por volta
dos três ou quatro meses, os mesmos brinquedos de antes ainda encantam, assim
como os tapetes com figuras que estimulam os sentidos e a movimentação
infantil. E existem em profusão de cores e formas a escolher!", indica a
psicopedagoga.
Confira as sugestões da especialista para cada idade:
A partir dos seis meses - cubos coloridos, argolas,
brinquedos leves e flutuantes, fáceis de montar e desmontar, de carregar, de
puxar, empilhar, são muito apreciados, pois além de divertidos permitem o
exercício da movimentação.
A partir de um ano - as crianças já têm um bom
equilíbrio motor para se manterem sentadas e já começam a andar sozinhas,
repetem gestos dos adultos e interagem de uma forma mais atuante, os brinquedos
também passam a ser condizentes com sua nova postura e que permitam novas
aprendizagens como puxar, empurrar, rolar, abrir e fechar.
Crianças de 2 e 3 anos - elas são irrequietas e
começam a dominar a comunicação oral: um CD de músicas, para cantar e dançar,
facilita a aquisição do ritmo musical, de um vocabulário mais variado, alegram
e entretêm os pequenos. Já os livrinhos de histórias, para a mamãe e o papai
lerem para ela, causam encantamento e promovem o bem estar afetivo e familiar.
Em geral crianças adoram brincar com coisas que fazem parte da vida diária da
casa: as meninas empurram carrinhos de boneca, os meninos brincam com
trenzinhos, carrinhos e ferramentas de plástico, entre outras brincadeiras
animadas como pular na cama e fazer imitações e caretas. É a idade ideal para
com muita paciência, começar a ensinar a criançada a guardar seus pertences
depois de usá-los.
Crianças de 3 a 4 anos - estas são muito fáceis de
escolher, pois há sempre novidades no mercado e elas apreciam triciclos,
bonecas, trenzinhos,bolas, adoram brincar com pás e baldes na areia, podem
começar sua iniciação musical e se divertem com quebra cabeças de peças
grandes. Com essa idade as crianças já dominam um vocabulário de mais de mil
palavras e fazem pequenas frases, já bem inteligíveis e com grande facilidade.
Fase pré-escolar - sua criatividade e imaginação não
têm limites e mais do que nunca apreciam brinquedos e brincadeiras que
reproduzem o mundo adulto. Em geral gostam de ir ao cinema e ao teatro, que não
deixam de ser um belo presente!
A partir dos sete anos - os recursos cognitivos,
motores e perceptivos permitem uma escolha muito ampla e as lojas de brinquedo
estão repletas de sugestões, que vão desde jogos de tabuleiro, a brinquedos e
jogos eletrônicos, de moldes de gesso a carrinhos guiados por controle remoto,
rádios, patins, bicicletas, etc. O ideal é escolher um presente que a garotada
tenha muita oportunidade de usar e de explorar com sua imaginação.
A psicopedagoga lembra que nem sempre o melhor presente
precisa ser o mais caro. O mais importante não é o valor financeiro, mas também
a qualidade, a segurança, a alegria e o interesse que possa despertar nos
pequenos. "Nenhum presente é bom, se não for oferecido junto a um grande e
carinhoso abraço". Assim eles vão entender que realmente foi escolhido com
muito amor e carinho.
Brinquedos educativos apostem neles!
A fase da pré-escola
é muito importante para a formação das crianças, pois é no período de zero a
seis anos de vida que elas mais adquirem informações. Entre milhares de opções
de brinquedos nas prateleiras das lojas há uma categoria muitas vezes
desprezada por alguns: os brinquedos educativos.
Como as crianças aprendem
mais nos momentos de distração, é importante valorizar os materiais que eles
utilizam nessas horas. Assim, não fica a brincadeira pela brincadeira. Tem um
objetivo, algum atrativo a mais.
Os brinquedos
educativos não só distraem como também auxiliam no desenvolvimento. Essas
coisas de pegar e montar estimula o raciocínio lógico.
Os brinquedos
lúdicos estimulam a parte cognitiva (da inteligência). Entre os auxiliares
neste aprendizado estão fantoches, fantasias, brinquedos de montar e blocos
lógicos.
Com as fantasias e
fantoches, as crianças soltam a imaginação, colocam tudo o que pensam para
fora. Elas vivenciam uma história e entendem bem melhor. Já os blocos lógicos
são indispensáveis na época da alfabetização. Eles têm letras e estão divididos
em pedacinhos. Com os blocos, a criança começa a entender soma e subtração. Os
brinquedos de colocar e tirar ajuda as crianças a enxergar os resultados das
contas.
Esqueça um pouco os
brinquedos da moda e pesquisem outros mais interessantes para suas crianças.
Tente estimular o interesse por esse tipo de brincadeira. Vale à pena!
Fonte – MBPress,Terra