Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Óleo de amêndoas doces

Seu perfume atravessa gerações, por mais que as novidades cosméticas não parem de chegar às prateleiras. Se você não gostar muito do cheirinho do óleo, existem à venda, nas lojas de cosméticos, alguns que são aromatizados ou senão coloque algumas gotinhas de óleo essencial (que você preferir) dentro do vidrinho.

Um produto muito conhecido e usado também na cozinha é rico de vitamina E, um ótimo hidratante, em particular esse óleo é um ótimo substituto dos produtos dedicados a remover a maquiagem, porque algumas gotinhas num pedaço de algodão tiram até a maquiagem waterproof, próprio como fazem os produtos bifásicos, e sem irritar os olhos. No caso de pele oleosa, aconselho o uso somente na região dos olhos.

PROPRIEDADES DO ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCES
  • Emoliente.
  • Suavizante, hidratante e antiinflamatório.
  • Pode ser puro ou misturado com outros óleos (óleo de Rosa Mosqueta).
  • Aplicar sobre a pele seca, rugas, estrias, etc.
  • Aroma terapia para diluir os óleos essenciais.
  • Cabelos danificados, brilho e maciez. Aplicar 2 colheres e cobrir. Lavar e enxaguar com xampu diário.
  • Interno: doença digestiva possui efeito laxante. 
VALOR NUTRICIONAL
·        
Ca Cada 100 gr. de amêndoas fornece 570 kcal, o que torna um alimento importante para se aquecer e obter energia. Além disso, o consumo de amêndoas dispõe de:
·         Vitaminas (especialmente vit. B): Tiamina, riboflavina e niacina.
·         Os minerais essenciais: zinco, ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
·         Proteínas e ácidos graxos benéficos.
·         O uso medicinal e nutritivo do óleo de amêndoas é conhecido desde os tempos antigos. Uma das aplicações é o emoliente. O Óleo de Amêndoas Doces possui a propriedade de suavizar a parte inflamada.
·         Além disso, tradicionalmente, o Óleo de Amêndoas Doces atribui propriedades benéficas para a pele, cabelos e para uso interno (doenças gástricas).

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCES


Uso Interno


Como antiinflamatório: pode ser misturado com outros óleos vegetais com muco claro a partir do tecido.

Como um laxante: pode ajudar em doenças do sistema digestivo.
Como complemento de proteína: as amêndoas são ricas em proteínas que podem ajudar a substituir a proteína animal em dietas vegetarianas.

Aplicações Externas


Pele macia, suave e hidratada

  • O óleo de amêndoas além de desinflamar e acalmar as irritações da pele hidrata e amacia todos os tipos de pele. Pode ser aplicado em locais com problemas.
  • Previne rugas e estrias.
  • Pode ser misturado com outros óleos vegetais (óleo de rosa mosqueta) antes de aplicar diretamente na pele para melhorar a elasticidade e nutrição.
  • É amplamente utilizado para massagem, tanto por suas propriedades antiinflamatórias como pelo seu efeito hidratante.
  • O óleo de amêndoa é especialmente recomendado em casos de pele seca, desidratação  ou descamação. Pode ser aplicado na pele úmida após o banho ou ducha.
Cabelos nutridos e brilhantes  

O óleo de amêndoas dá brilho e maciez aos cabelos maltratados, queimados ou escamosos e quebradiços. Uma vez que o cabelo é massageado com Óleo de Amêndoas, cobrir por uma hora e meia é mais que eficiente. Lave com xampu normal após a aplicação.


ORIGEM E CULTURA


Óleo de Amêndoa Doce é obtido do fruto da amendoeira (Prunus Dulcis) da família Rosaceae, que tem sua origem nas regiões da Ásia Central, onde é cultivado há milhares de anos.

Espanha tornou-se um dos maiores países produtores de amêndoa no mundo, como terrenos soltos e arenosos favorecem o cultivo de sequeiro.
A amêndoa hoje em dia possui muitos cultivos, porque a maioria das variedades de Prunus são autos-estéreis, o cultivo deve ser acompanhada pela presença de duas variedades diferentes. Assim, o pólen de uma variedade de polinização de amêndoa para o outro.
É importante salientar que é a variedade de Amêndoas Doces, que coloca os maiores benefícios para o corpo sem qualquer toxicidade, ao contrário da variedade de amêndoas amargas que são tóxicas.

ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCES, PRENSADO A FRIO OU REFINADO


Óleo de Amêndoa Doce pode ser obtido pela técnica de prensagem a frio, geralmente possui maior apresentação como cosméticos em óleo refinado.

A particularidade do Óleo de Amêndoas Doces refinado se baseia principalmente em que não apresenta nenhuma intensidade de aroma do óleo prensado a frio. Como já amplamente é muito utilizado em cosméticos.
O Óleo de Amêndoa Doce prensado a frio tem sua principal vantagem em manter suas propriedades. O refinado pelo contrário, perde significativamente suas propriedades, devido ao processo de refinamento.

Fonte: Minha Vida, Das Marias, Inkanatura