Sapatos para o verão 2012

Estampas como píton e poás se destacam no verão 2012
Foto: Divulgação

Desenhos e cores fortes são os principais destaques da estação mais quente do ano. Não está acostumada com esse estilo, mas quer experimentar um look charmoso? "A regra geral é: sapatos com estampas pedem roupa neutra", explica Erica Javaroni, consultora e coordenadora de moda do senac Jaú. Veja como e em quais peças calçar.

Bichos
 
Cobras em tom bege e onças tradicionais e coloridas. "A novidade: borboleta, libélula e arara com flores e frutas", diz Erica. Use em todos os tipos de calçados.

Poá
 
Nos pés, invista em bolas menores e delicadas para fazer sucesso. "As cores devem ser básicas, como azul-marinho, branco, preto e vermelho".


Aposte em sapatos com listras e florais!
Foto: Divulgação


Listras 
Coloridas e finas em sapatilhas, tamancos e sandálias. Nos modelos fechados de salto, aposte em listras grossas e nos tons azul-marinho, branco e vermelho.

Florais
 
Desde os pequenos, como o estilo liberty, até as flores grandes. Calce com sandálias altas ou baixas, escarpins, anabelas e peep toes bem coloridos.


Para um look mais descontraído, invista no xadrez
Foto: Divulgação


Xadrez 
O estilo vem nas sapatilhas, anabelas e até em tênis. Vá nessa padronagem leve e colorida se quiser compor um visual bem romântico e feminino.


Aprenda a usar diferentes tipos de sapatos


Pedraria, tacha, laço, fivela: aprenda como e onde usar os diferentes tipos de sapatos e arrase na produção!


Tachas trazem o visual rocker e flores têm a cara do verão
Foto: Divulgação


Tacha
Caracteriza o visual rocker, resultando num calçado casual - que você deve combinar com peças de couro e camisetas estampadas. Mas também dá para quebrar o ar roqueira... Basta usar o sapato com vestidos, blusas e saias de babados ou florais.


Flor
A cara do verão! Sapatilhas ou sandálias com esse detalhe devem ser usadas de dia, com saias, vestidos, shorts ou calça. Cuidado para não criar uma produção exagerada, usando o calçado com peças também com estampa floral.

Ouse de modo discreto com sapato de animal print e aposte no laço, se for romântica
Foto: Divulgação


Estampa animal
Com esse tipo de estampa, o calçado adquire um ar despretensioso. Ótimo para quem gosta de ousar de modo discreto. Se o sapato for muito chamativo, deixe-o como destaque do look e use-o com peças neutras.


Laço
Quando na mesma cor e tecido do sapato, pede produções formais. Se for de tecido estampado ou de plástico, convém combiná-lo só com looks informais. Em ambos os casos, acrescenta romantismo a qualquer produção!

Pedrarias em sapatilhas funcionam para o dia; fivelas dão um up no sapato e no visual
Foto: Divulgação


Pedraria

Se for em sapatilhas e rasteirinhas, pode ser usada de dia (mesmo se for brilhante, com strass). Mas se o detalhe estiver num calçado de salto, reserve-o para a noite. Lembre-se: quando o sapato for chamativo, o resto do look deve ser neutro.

Fivela
Deixa qualquer sapato mais classudo - se enfeitar modelos de salto, por exemplo, quebra a informalidade do jeans e torna mais elegantes peças de alfaiataria. Fivelas em sapatilhas estampadas são despojadas e vão com calça, vestido, saia ou shorts.

Aprenda a usar sapatos coloridos


Todas as mulheres podem usar sapato colorido!
Foto: Dreamstime


Quem pode usar

Todas as mulheres! As combinações, no entanto, dependem do seu estilo. Se você costuma usar peças coloridas, como casaquetos de cores fortes, pode harmonizar com um pisante igualmente chamativo.

Agora, se a moda que faz a sua cabeça é mais discreta, o sapato deve ser intencionalmente o foco do visual. "Peças neutras, no tom de bege, por exemplo, ou jeans clarinho, casam muito bem com um calçado vermelho", ensina Fernanda Damy, consultora de estilo e imagem.

Os melhores modelos
Sapatilhas ou sapatos com salto grosso.

Cores para apostar
Quer opções coloridas para usar sempre? "Tenha uma sapatilha vermelha e sapato de salto grosso nos tons verde-escuro ou roxo", ensina a profissional.

E a bolsa, como fica?
Você não precisa mais combiná-la com o que usa nos pés, mas deve manter a harmonia, investindo na mesma família de cores. "Se quer uma sapatilha lavanda (lilás-clarinho), escolha uma bolsa cinza ou azul-marinho", orienta Fernanda.

Sapato x meia-calça
Prefira ambos de tons escuros para deixar o look elegante. A meia deve ser a extensão do vestido ou da saia. Outro exemplo: acredite no vestido e na meia-calça pretos com sapato colorido.


Fonte: Viva!Mais