A história do Brigadeiro + receitas deliciosas

O Brigadeiro é 100% nacional, sabia?
O brigadeiro foi inventado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Naquele tempo, era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para se fazer receitas de doces. Aí, descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso.

Ainda faltava dar um nome para o novo doce. Na mesma época, aconteciam as eleições para presidente do Brasil, e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: 'Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro. ' Suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato. E as mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do 'santinho' tradicional do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos. Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado. 

Depois, outras receitas foram criadas a partir da original. 


Brigadeiro ou brigadeirão: não importa se for no aumentativo – sempre é uma delícia!

Basta apenas saber como combinar, por exemplo, com uma fruta ou cobertura diferente, que você já terá uma receita diferentona.
Já para o brigadeirão é só variar nas combinações. Ambas as sugestões continuam sendo práticas para um dia corrido, não é mesmo?

RECEITAS

Brigadeiro Tradicional
Ingredientes:
. 1 lata de leite condensado
. 2 colheres (sopa) de manteiga
. 3 colheres (sopa) de chocolate em pó peneirado
. 1/2 xícara (chá) de chocolate granulado
Modo de preparo:
Misture em uma panela todos os ingredientes, exceto o chocolate granulado. Leve ao fogo, mexendo sempre, até que, ao inclinar a panela, solte do fundo. Espalhe a mistura numa travessa untada com manteiga e deixe esfriar. Faça bolinhas para formar os brigadeiros e passe no chocolate granulado.

Brigadeiro caramelado

Ingredientes
.1 lata de leite condensado
.1 colher (sopa) de margarina
.2 colheres (sopa) de chocolate em pó
.15 cerejas em calda
Calda de caramelo:
.2 xícaras (chá) de açúcar
.1 xícara (chá) de água
.1 colher (sopa) de vinagre  
Modo de preparo
Em uma panela, misture o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Leve ao fogo brando, sem parar de mexer, até a mistura se soltar do fundo da panela. Transfira para um prato untado e espere esfriar. Escorra as cerejas e corte-as ao meio. Enrole os brigadeiros e ponha as metades de cerejas nas laterais, prendendo com um palito. Distribua em uma travessa untada com margarina e leve ao freezer até que fique bem firme.
Calda de caramelo:
Leve ao fogo o açúcar, a água e o vinagre. Misture bem e deixe ferver, sem mexer, até formar uma calda dourada. Retire os brigadeiros do freezer e passe na calda, segurando pelo palito. Distribua-os sobre papel-manteiga ou uma supefície untada para secar. Espere esfriar e sirva. 
Dica:
Consuma, no máximo, em seis horas. Após esse tempo a calda começa a se derreter

Brigadeirão Tradicional

Ingredientes
. 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
. 1 lata de leite condensado
. 2 ovos
. 1/2 lata de creme de leite
. 1/4 de xícara (chá) de cacau em pó
. Manteiga para untar
. 3 colheres (sopa) de chocolate granulado para decorar
Modo de preparo
Unte com a manteiga um refratário de buraco no meio de 20 cm de diâmetro e 8 cm de altura. Reserve. Numa tigela bata a manteiga e o leite condensado com um batedor de mão. Acrescente os ovos, um a um, e bata até misturar bem. Adicione o creme de leite e o cacau em pó e bata até obter uma mistura homogênea. Ponha na forma e asse em banho-maria no forno durante uma hora. Deixe amornar e desenforme. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por cerca de uma hora para firmar. Decore com o chocolate granulado e sirva.

Brigadeirão de chocolate branco

Ingredientes
. 200 g de chocolate branco picado
. 1 lata de leite condensado
. 4 ovos
. 1 lata de creme de leite
Para decorar:
. Bolinhas de chocolate crocante preto e branco
Modo de Preparo
Derreta o chocolate em banho-maria. Misture bem até que esteja completamente derretido. Bata todos os ingredientes, inclusive o chocolate derretido, no liquidificador. Despeje em uma forma com furo no meio, de 17,5 cm, untada com manteiga e polvilhada com açúcar.  Leve para assar em banho-maria por aproximadamente uma hora ou até que, espetando um palito, ele saia seco. Deixe esfriar, desenforme e decore com as bolinhas crocantes.

Brigadeiro com morango

Ingredientes
. 1 lata de leite condensado
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
. 30 morangos inteiros
. Chocolate granulado a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Leve ao fogo até dar soltar do fundo da panela. Deixe esfriar. Envolva cada morango no brigadeiro e faça bolinhas. Em seguida, passe pelo chocolate granulado. Sirva em seguida.

Brigadeirão branco com calda de morango

Ingredientes
. 200g de chocolate branco picado
. 4 ovos
. 1 lata de leite condensado
. 1 lata de creme de leite
. Margarina para untar.
Calda:
. 300g de morangos picados
. 1 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
Derreta o chocolate em banho-maria. No liquidificador, bata os ovos, o leite condensado e o creme de leite. Misture o chocolate derretido. Despeje em uma forma para pudim, untada com a margarina. Leve ao forno preaquecido a 220º e cozinhe em banho-maria durante 1 hora e 20 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Calda: Em uma panela, misture o morango com o açúcar. Leve ao fogo brando, sem mexer, deixe cozinhar até dar ponto de calda. Deixe esfriar e despeje sobre o brigadeirão.
Dica: Para melhor desenformar o pudim, unte a forma com margarina e polvilhe açúcar.

Esfiha de brigadeiro

Ingredientes
Massa:
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
. 1 colher (chá) de sal
. 2 colheres (sopa) de margarina
. 3 gemas
. 1 tablete de fermento fresco para pão
. 1/3 de xícara (chá) de leite
. Fubá para polvilhar
Recheio:
. 1 receita de brigadeiro tradicional
. 1/4 de xícara (chá) de chocolate granulado
Modo de Preparo
Massa: misture a farinha de trigo, o açúcar, o sal, a margarina, as gemas, o tablete de fermento e o leite. Amasse até formar uma massa lisa e homogênea. Deixe a massa descansar aproximadamente 10 minutos. Divida a massa em pedaços pequenos e faça bolinhas. Envolva-as no fubá e deixe descansar por mais 5 minutos. Abra as bolinhas em pequenos discos e recheie com o brigadeiro. Leve ao forno médio preaquecido por mais ou menos 8 minutos. Retire do forno e polvilhe com chocolate granulado. Sirva fria.

Fonte: Wikipédia, Mdemulher