Cabelo de homem

Os principais problemas capilares dos homens e suas soluções

Muito se engana quem pensa que os homens não se preocupam com seus cabelos – eles estão mais vaidosos e preocupados com a aparência do que nunca. E o mercado também contribuiu: novos produtos são lançados todos os dias especialmente para o cabelo masculino. Mas qual são os principais problemas capilares da ala masculina?

O que mais preocupa os homens é a queda de cabelo (ou calvície). O tipo de calvície mais comum é a herdada geneticamente, mas ela também pode ser causada por estresse e uso de alguns medicamentos. A perda de cabelo pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente começa a atacar os homens a partir dos 20 anos.

Para combater a queda de cabelos, o implante não é a única solução. Existem tônicos e produtos que, ao serem aplicados no couro cabeludo, estimulam os folículos e aumentam o crescimento dos fios. Um desses produtos é o Fortify Lotion, da Keune, uma loção antiqueda especial para os homens que estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo e potencializa o crescimento de novos fios. Outro produto semelhante é o Cure Anti Chute, da Carita. Ele previne a perda de cabelo e fortalece os fios existentes, estimulando o couro cabeludo e deixando os fios mais resistentes.

O Extrait Phyto Aromatique, da Sisley, é um tratamento que irriga e regenera o folículo capital, combatendo a queda e favorecendo o crescimento dos fios. E o Tônico Equilíbrio da Queda, da Acquaflora, ajuda a fortalecer a raíz do cabelo, prevenindo a queda, estimulando o crescimento do fio e consequentemente aumentando o volume dos cabelos.

Outro problema capilar que incomoda os homens é a caspa. Ela acontece por causa de um fungo chamado malassezia. Esse fungo é um habitante normal do couro cabeludo de todos nós e se alimenta dos óleos secretados por nossos folículos. Porém algumas vezes ele cresce descontroladamente e o processo de regeneração das células do couro cabeludo acontece numa velocidade muito maior do que o normal. Aí é que surge a caspa, aqueles floquinhos brancos que grudam nos fios de cabelo e nas roupas.

Para combater a caspa, é importante usar shampoos e loções específicas – eles geralmente contém piritiona de zinco, sulfato de selênio, ácido salicílico ou cetoconazol, substâncias que combatem o malassezia. Duas ótimas opções de shampoos anticaspa são o Combat Shampoo Anticaspa Masculino, da Keune, e o Shampoo Anticaspa Unissex, da Phytoervas.

Para completar os tratamentos contra a caspa, que tal uma máscara esfoliante? A Derma Exfoliating Treatment, da Keune, auxilia no desprendimento da caspa do couro cabeludo sem irritá-lo, e também fortalece os fios. Da mesma linha, o Derma Exfoliating Lotion nutre e equilibra o couro cabeludo e melhora a limpeza.


Depois de saber como cuidar melhor dos seus cabelos e evitar esses probleminhas comuns, que tal algumas dicas para melhorar a aparência dos fios?

- Para os homens que possuem a lateral da cabeça funda o ideal é pedir para o cabeleireiro deixar mais cabelo nessa região;
- Se o formato do rosto for redondo, o corte ficará bem melhor tirando um pouco mais nas laterais;
- O uso da barba e do cavanhaque também é importante para ajudar a disfarçar o papo logo abaixo do queixo;
- Pessoas que têm o pescoço largo ficam bem com o pé do cabelo estreito, afunilando um pouco mais;
- As orelhas grandes são disfarçadas com mais cabelo na lateral da cabeça;
- Para os cabelos volumosos, o gel traz bons resultados;
- Agora, se você tem pouco cabelo, o ideal é usar um mousse hidratante. Ele deixa o fio com aspecto arrumado, sem mostrar o couro cabeludo.

Fonte: Sephablog