Cardápio tradicional da ceia de Natal

O Natal está chegando e, com ele, toda tradição natalina. Montamos a árvore de Natal com bolas e laços, colocamos guirlandas nas portas e janelas, acendemos velas, a cidade toda se enfeita com luz, o clima de Natal toma conta das pessoas... E na noite de Natal  temos  o momento especial  da ceia... às vezes à meia-noite, às vezes mais cedo, mas todos, comemoram essa data com um jantar feito especialmente para a família.

Peru de natal recheado com batata doce
Ingredientes
600 g de batata-doce com casca
1 peru de aproximadamente 4 kg
1 cebola picada
100 g de toucinho magro
400 g de lombo de porco moído
200 g de pão amanhecido
½ colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de tomilho fresco
200 g de manteiga amolecida
½ xícara de vinho do porto ou madeira
pimenta-do-reino e sal a gosto
Para marinada
2 xícaras de vinho branco seco
1 cebola graúda fatiada
2 folhas de louro
1 cenoura picada
1 alho-poró picado
2 dentes de alho amassados
1/4 xícara de vinagre
sal e pimenta a vontade
Modo de Preparo
Retire os miúdos do peru, lave-o bem e seque levemente com papel absorvente. Tempere o peru com sal e pimenta-do-reino e coloque-o em um saco plástico grosso. Despeje no saco todos os ingredientes da marinada, amarre a boca do saco e coloque na geladeira por 12 horas. Pode colocar o peru para marinar em uma assadeira, mas no saco plástico ele fica completamente envolto pela marinada. Embrulhe as batatas em papel alumínio e leve ao forno para assarem por cerca de 1 hora ou até que estejam macias. Deixe esfriar e descasque. Reserve. Pique o toucinho e coloque em uma frigideira. Refogue até que esteja crocante e acrescente a cebola picada. Refogue para que fique macia e acrescente o lombo moído. Cozinhe em fogo alto por 5 minutos ou até que o lombo pareça cozido. Deixe esfriar. Pique grosseiramente as batatas e acrescente ao recheio, misture bem. Coloque os cubos de pão e acrescente o tomilho, canela, sal e pimenta do reino. Misture e adicione metade da manteiga, amasse levemente para incorporar e regue com o vinho. Retire o peru da marinada e seque-o com papel absorvente. Coe a marinada e reserve o líquido. Coloque o recheio na cavidade do peru e prenda as extremidades com palitos ou costurando-as para evitar que o recheio escape. Unte uma assadeira com um pouco de manteiga e coloque o peru. Espalhe a manteiga restante sobre o peru e leve ao forno aquecido em médio para que asse por cerca de 2 a 2 horas e meia, regando regularmente com os líquidos da marinada. Na meia hora final deixe o peru dourar. Para servir, retire a linha ou os palitos, coloque o peru em uma travessa e sirva decorando com frutas cristalizadas e farofa.

Arroz com champignon
Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo
1 xícara e meia (chá) de arroz lavado e escorrido
meio vidro de champignons fatiado
1 tablete de caldo para arroz
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o arroz e o champignon. Adicione três xícaras (chá) de água fervente, o tablete de caldo e misture bem. Cozinhe em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada por cerca de 15 minutos ou até o arroz secar. Apague o fogo e deixe a panela tampada por mais 10 minutos para que o arroz termine o cozimento em seu próprio vapor. Misture cuidadosamente o queijo ralado e sirva a seguir.

Farofa de Natal 

Ingredientes

100g de bacon picado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de cebola
1 cenoura ralada
1/2 xícara (chá) de uvas passas
1 lata de milho verde escorrido
1 pimentão vermelho picado
2 xícaras (chá) de farinha de milho
2 colheres (sopa) de água
Sal a gosto
1/2 xícara (chá) de amêndoas torradas
Modo de Preparo
Frite o bacon na própria gordura até dourar e reserve. Na mesma panela, coloque a manteiga, a cebola, a cenoura, as passas, o milho e o pimentão. Refogue por 3 minutos. Junte a farinha dissolvida na água e mexa bem. Retire do fogo, acrescente o bacon reservado, sal e as amêndoas picadas. Sirva.

Salada de conchas e palmito
Ingredientes
24 unidades de conchiglioni (macarrão tipo concha)
1 colher (sopa) de sal
2 abobrinhas médias, raladas
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 xícaras (chá) de palmito picados
1 pote de iogurte natural integral
1 colher (chá) de mostarda
3 colheres (sopa) de azeite
Modo de Preparo
Ferva dois litros de água, adicione as conchas e o sal. Cozinhe até que fique 'al dente'. Escorra, deixe esfriar e reserve. Afervente as abobrinhas por 5 minutos, escorra e misture a salsa, o palmito, o iogurte e a mostarda. Recheie as conchas, regue com o azeite e sirva a seguir.

Dica

Querendo, sirva as conchas recheadas sobre folhas de rúcula.

Faz bem saber

Esta salada com massa é uma ótima opção para os dias quentes. Para fazer uma refeição completa, sirva com folhas verdes e fatias de peito de peru ou frango grelhado.

Batata Recheada
Ingredientes
Batatas
4 Batatas grandes lavadas e furadas com um garfo
Recheio
3/4 xícara de chá de Queijo Cottage
2 colheres de sopa de Cebolinha picada
4 xícara de chá de Presunto de Peru fatiado e picado
Chilli em pó a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta a gosto
4 colheres de chá de margarina
Modo de Preparo
Batatas
Preaqueça o forno em temperatura média alta (210 ºC). Embrulhe as batatas em uma folha de papel-alumínio dupla e coloque-as sobre a grelha do forno. Asse por 30 minutos, vire-as e asse por mais 30 minutos.
Recheio
Numa vasilha, misture o queijo, a cebolinha, o presunto e tempere com sal e pimenta. Reserve.
Quando as batatas estiverem macias, retire o papel-alumínio, espere esfriarem um pouco e faça um corte em cruz em cada uma. Aperte um pouco a parte cortada, para que as batatas se abram. Coloque 1 colher (chá) de margarina em cada uma e recheie com a mistura de queijo e presunto. Se desejar polvilhe chilli sobre o recheio.

Pudim de laranja e coco
Ingredientes
Calda
1 xícara (chá) de açúcar
Pudim
1 lata de leite condensado tradicional
meia medida (da lata) suco de laranja
meio vidro de leite de coco
1 pacote de coco ralado pequeno
4 ovos
Modo de Preparo
Calda: Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve. Pudim: Em um liquidificador, bata os ingredientes e despeje na forma reservada. Asse em banho-maria, em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva.

Faz bem saber

O Pudim de leite condensado é um clássico da cozinha Brasileira. Combinado a outros ingredientes como nesta versão, com laranja e coco, recebe um toque tropical e diferente.

Crumble de frutas amarelas
Ingredientes
1 xícara (chá) de nesfit triturado grosso
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de margarina light
1 pitada de canela em pó
1 manga grande descascada e picada
3 pêssegos frescos descascados e picados
Modo de Preparo
Em uma tigela, misture o nesft, o açúcar, a margarina e a canela em pó até obter uma farofa. Coloque as frutas em um recipiente refratário untado com margarina e cubra-as com a mistura de nesfit. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos. Retire do forno e sirva.

Dica

Substitua os pêssegos frescos por pêssegos em calda.

Fonte: Oficina da moda