Frutos do Cerrado


Araticum, buriti, pequi, macaúba, cagaita, ingá, jatobá, mangaba, pitaya, pitomba. A lista de frutos típicos do Cerrado é extensa, assim como a de boas substâncias que carregam.
A maioria deles possui elevado valor nutricional, se comparados com outras frutas, sendo riquíssimos em antioxidantes que previnem contra várias doenças. Sem contar que apresentam aroma, sabor e cor intensos e peculiares. Vamos saber mais sobre alguns deles e como incluí-los no nosso cardápio.

CUIDADO COM O ESPINHO!

Consumido puro, misturado no leite, em conserva, em forma de geléia e até como parte das mais variadas receitas culinárias, o pequi talvez seja o fruto mais conhecido do Cerrado.
Dono de um sabor peculiar, além de versátil, tem muito a oferecer em termos de nutrientes. É rico em vitamina C, vitamina A, vitamina E, licopeno (que traz benefícios para próstata e coração) e sais minerais como fósforo, potássio, magnésio.
E a boa ação do alimento para a saúde não para por ai. Pesquisas comprovam que a casca e a semente são as que apresentaram maior concentração de substâncias com propriedades antioxidantes – aquelas que previnem e combatem doenças, além de manter a saúde e elasticidade da pele.
Depois de cozido, o pequi perde até 30% dos seus nutrientes, mas consumí-lo puro pode ser arriscado. É o que o miolo da polpa é cheio de espinhos e, para evitar acidentes, é preciso ter cuidado de comer o fruto até que seja visível a parte branca da polpa e depois parar. A boa notícia é que um pequi geneticamente modificado, sem espinhos está sendo desenvolvido pela Embrapa Cerrados.

CASTANHAS PODEROSAS

Do baru, é possível aproveitar desde a polpa até o óleo que, segundo estudos da Embrapa Cerrado, é parecido com o de oliva, pode ser usado como antirreumático e atua na regulação da menstruação. Seu maior valor nutricional, no entanto, vem das castanhas.
Quando trituradas, fornecem boas doses de ferro (combate anemia), zinco (fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico e para produção de hormônios), magnésio (auxilia na prevenção de artrite e hipertensão) e cálcio (fortalece os ossos, evitando osteoporose).
Consumir castanhas de baru é especialmente benéfico para crianças e adolescentes e, como fornecem boa quantidade de potássio, ajudam no controle da pressão arterial. De acordo com os pesquisadores, o valor protéico do alimento ainda é superior ao de leguminosas como ervilha, feijão comum e grão-de-bico e da castanha de caju.

AZEDINHO SAUDÁVEL

Com o sabor que lembra o damasco, os coquinhos de buriti são ricos em betacaroteno, substâncias que se converte em vitamina A no organismo e, assim, protege os olhos, previne doenças de pele e fortalece os ossos.
Podem ser consumidos na forma de sucos e geléias, mas, como têm sabor levemente agridoce, também caem muito bem em receitas salgadas.
Segundo pesquisas da Embrapa Cerrados, o óleo extraído da polpa pode absorver raios solares prejudiciais à pele. No entanto, é recomendado o uso em conjunto com um protetor solar.

ADEUS, PRINSÃO DE VENTRE!

Parente da goiaba, a cagaita é excelente fonte de vitamina C e ácidos graxos poliinsaturados (as famosas gorduras do bem). Com isso, age como poderoso antioxidante, prevenindo desde envelhecimento precoce até câncer, e ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim, protegendo as artérias e o coração.
A cagaita é um fruto com 90% de suco associado às fibras do alimento, tornando-a um ótimo laxante. A polpa pode ser usada para fazer doces, geléias, sorvetes e sucos.

APROVEITE OS MINERAIS

Tanto o fruto quanto a amêndoa da macaúba são fontes de substâncias importantes para o organismo, especialmente minerais. Contém cálcio, que ajuda na contração muscular (inclusive do músculo cardíaco) e na formação e saúde dos ossos. Também fornece magnésio, que melhora o relaxamento muscular, minimizando a tensão do dia-a-dia.
O óleo extraído da amêndoa, segundo a Embrapa Cerrados, está sendo cada vez mais valorizado por ter valores nutricionais próximos aos do azeite de oliva.

Fonte:  ANutricionista.Com - Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405 - Nutricionista no Guarujá.