Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Dor de cabeça ou cefaléia

Será por causa dos seus olhos?A dor de cabeça ou cefaléia é um dos males mais comuns da humanidade. Uma grande prova disto é o bilionário faturamento das multinacionais fabricantes de drogas anti dor. A maior parte das pessoas sabe que a dor de cabeça não é usualmente por motivo sério, e que é geralmente causada por tensão, stress, etc. 

Muita gente também acredita incorretamente que forçar a visão e que a necessidade de óculos são causas muito comuns de dor de cabeça. O esforço visual e a necessidade de óculos comprovadamente não são causas significativas de dor de cabeça.
 
Causas e sintomas
 
Praticamente todos os tipos de dor de cabeça podem ser divididos dentro dos seguintes grupos:
1. Contração muscular
2. Enxaqueca
3. Doenças da cabeça, olhos, ouvidos, dentes, etc.
 
Contração Muscular é de longe a causa mais comum de dor de cabeça. A dor é resultante da contração dos músculos do pescoço e da base da cabeça. Comumente a dor não é sentida no local onde o músculo está contraído. Ao invés disto, é referida e sentida em outras áreas como a fronte, as têmporas (nas laterais da cabeça), ou na região orbitária, onde se localizam os olhos. Este fato pode levar à confusão sobre a causa da dor, pois ela está localizada na cabeça e até mesmo nos olhos ou próximo destes. Entretanto, o problema usualmente se origina nos músculos do pescoço.
 
Dores de cabeça por contração muscular pode ser resultado de tensão causada pelos problemas do dia-a-dia, como stress no trabalho ou em casa. Podem ser também resultantes de posições inadequadas no trabalho ou na hora de dormir, ou ainda por períodos prolongados de trabalho de perto, como a leitura por exemplo. Nestes casos, no entanto, a dor de cabeça é usualmente temporária e aliviada por medicamento analgésico comum.
 
Dores de cabeça causadas por esforço ocular se apresentam como as dores de cabeça por contração muscular, mas são claramente relacionadas ao uso dos olhos. Quase todos os tipos de cefaléia se tornam piores com uso intenso dos olhos, mas as causadas por esforço ocular aparecem apenas quando os olhos são exaustivamente usados.
 
Algumas dores de cabeça por contração muscular apresentam longa duração e estão relacionadas a alterações emocionais e depressão. Às vezes podem ser consequencia de artrite no pescoço, ou estado prolongado de ansiedade e tensão.
 
A Enxaqueca é a segunda maior causa de dor de cabeça. Esta cefaléia é causada por estiramento das paredes dos vasos sanguíneos na cabeça.
 
Algumas pessoas apresentam tendência à enxaqueca enquanto outras não.
 
A enxaqueca geralmente acomete indivíduos de uma mesma família e atinge aproximadamente uma pessoa a cada grupo de dez. Até crianças pequenas podem apresentar enxaqueca.
 
Às vezes é difícil para o paciente compreender a enxaqueca, pois que esta se manifesta de diferentes formas em diferentes indivíduos.
 
Algumas pessoas apresentam vários episódios de dor de cabeça, de curta duração, mas severos, próximos um do outro. Em outras, sintomas visuais podem aparecer antes da intensa dor. Há ainda o grupo de pessoas que tem sintomas visuais sem a dor de cabeça, e outros têm severa dor sem outros sintomas.
Existem, entretanto características comuns da cefaléia decorrente de enxaqueca. A dor tende a ser em pontadas, e não contínua, sendo normalmente mais intensa em um dos lados da cabeça, podendo em casos extremos vir acompanhada de náuseas e até vômitos, sem estar, no entanto associada a complicações graves. A enxaqueca pode ser decorrente de súbito aumento ou diminuição no nível de stress.
 
Doenças são as causas menos comuns de dor de cabeça.
 
Dores de cabeça causadas por doença ocular são usualmente sentidas no olho acometido ou na região próxima deste. Com frequencia estas dores de cabeça se associam a outros sintomas como borramento da visão, halos ao redor das lâmpadas, vermelhidão ocular ou extrema sensibilidade à luz.
 
Dores de cabeça causadas por doenças dos ouvidos, dentes, articulação da mandíbula ou nervos faciais são geralmente diferentes da dor de cabeça usual, e isto quase sempre possibilita o diagnóstico correto.
 
Dores de cabeça também podem ser causadas por aumento da pressão sanguínea arterial (hipertensão). A verificação da pressão arterial é, portanto útil na avaliação de toda dor de cabeça de longa duração ou recorrente (que vai e volta).
 
Dor de cabeça causada por tumor cerebral ou qualquer outra doença nesta área felizmente é bastante incomum, sendo que este tipo de dor pode ter características peculiares. Por exemplo, pode aparecer de repente, ou como dor que vai se tornando cada vez mais severa com o passar das semanas ou meses. A intensidade da dor pode variar com a posição do corpo, algumas vezes se tornando bastante severa quando a cabeça está baixa. Pode ainda estar associada a outros sintomas como sonolência, tonturas, moleza etc. Mais importante de tudo, estas dores de cabeça tendem a se tornar piores com o passar do tempo.
 
Detecção e Diagnóstico
 
Como a dor de cabeça é um problema muito comum, é recomendável exame médico completo para toda cefaléia crônica ou recorrente. Seu médico ou clínico geral pode ajudar a determinar a causa da dor de cabeça.
 
Como as dores de cabeça sempre produzem sintomas que sugerem relação com problemas dos olhos, muitas pessoas acham que devem se submeter a exame ocular. Seu oftalmologista está preparado para detectar e diagnosticar qualquer doença ocular, verificar a necessidade de óculos ou aventar outras causas para a sua dor de cabeça.
 
Oftalmologista é o médico preparado e treinado para providenciar exame clínico ocular adequado, prescrever lentes corretoras (óculos ou lentes de contato), diagnosticar doenças e desordens oculares e realizar os procedimentos médicos ou cirúrgicos necessários para seu tratamento. Seu oftalmologista pode aferir a saúde dos seus olhos, e através do seu exame às vezes até determinar a presença de transtornos em outros sistemas do seu corpo.
 
Os olhos geralmente não são a causa das dores de cabeça, e novos óculos comumente não ajudam a aliviar seus sintomas. Se existir doença ocular, seu oftalmologista será capaz de detectar e tratar o problema.
 
Havendo indícios de uma causa não usual para a cefaléia, exames complementares adequados ou a opinião de outros especialistas se farão necessários. De qualquer modo, a importância de exame ocular bem conduzido por oftalmologista habilitado para tal é primordial na avaliação do portador de dor de cabeça.
 
Tratamento
 
É determinado naturalmente pela causa da dor de cabeça. Se há doença séria, pode haver indicação de tratamento clínico com medicamentos ou até cirurgia. Se a causa da dor de cabeça é ansiedade ou depressão, o paciente deve ser orientado a procurar clínico geral ou psiquiatra-psicanalista. Se a enxaqueca ou a tensão estão implicadas, o diagnóstico apurado e as sugestões do seu médico para medicá-la serão as melhores opções.
 
Olhos e Dor de cabeça

Seu oftalmologista pode ajudar a encontrar a causa da sua cefaléia, apesar de doenças oculares e necessidade de óculos serem incomumente relacionadas a dor de cabeça. O treinamento especializado do oftalmologista pode orientar o correto diagnóstico e o tratamento, e nos casos incomuns de dor de cabeça causada pela necessidade de óculos, será a pessoa mais indicada para indicá-los ou não.
 
Traduzido de folheto informativo da Academia Americana de Oftalmologia (American Academy of Ophthalmology

Fonte: Ocullare