Perfume para o cabelo

Se o cabelo é uma poderosa arma de sedução, nada mais lógico que deixá-lo, além de lindo, macio e brilhante, muito cheiroso. Para isso, tire proveito da onda dos perfumes próprios para os fios. Além do aroma, eles contêm ativos de tratamento, que hidratam, e não deixam um toque endurecido. Também são ideais para neutralizar odores de cigarro e fritura.
 
Depois do óleo de Argan, o perfume para cabelo parece despontar como o novo queridinho da indústria cosmética. O produto ("Hair Mist", em inglês) promete não só deixar os fios mais cheirosos, mas também com mais brilho.

Como novidade, ele traz consigo algumas dúvidas sobre utilização. Será que ele prejudica as madeixas de alguma maneira? Sua fórmula, que contém álcool, pode provocar alguma alergia? O dermatologista tricologista Ademir Jr. acha difícil. "O risco existe como em todos os cosméticos, especialmente se a pessoa for alérgica a ativos que compõem o produto. Mas não teria porque prejudicar os fios porque esse tipo de produto não penetra na fibra capilar, ficando mais em sua superfície", afirma.

Segundo o especialista, o perfume para cabelo pode ser usado até duas vezes por dia para quem lava o cabelo diariamente. "É preferível lavar o cabelo depois do uso; caso contrário ficará acumulando resíduos do perfume, que a médio e longo prazo podem vir a prejudicar o cabelo", recomenda Ademir Jr.

A aplicação do produto se dá por meio de nuvem. "É preciso aplicá-lo de maneira moderada, borrifando com uma distância de 10 a 20 cm dos fios de cabelo e espalhando com a mão na medida em que se ajeita o cabelo", diz o dermatologista.

Fragrância suave

Além de observar a quantidade de perfume, é necessário também ficar atenta ao tipo de fragrância que coloca nas madeixas. "O perfume para cabelos não pode ser enjoativo nem pesado. E também não deve brigar com o cheiro do perfume tradicional", explica o perfumista da casa de fragrâncias IFF, Napoleão Bastos.

O especialista sugere produtos com notas mais suaves e frescas, como os florais. "Não vejo perfume para cabelos com fragrância frutal, por exemplo. A intenção da fragrância é proporcionar um cheio de cabelo limpo, de frescor após o banho", diz Bastos.

Assim como o perfume tradicional tem um cheiro diferente em cada tipo de pele, o perfume para cabelo muda com fios diferentes. "Estudos com xampus mostram que com o cabelo limpo há odores diversos para diferentes tipos de cabelo. Com a fragrância para cabelo acontece o mesmo", acrescenta o perfumista.

Ou seja, assim como os perfumes comuns, o cheiro do perfume para cabelo - bem como sua duração - pode ser específico para determinada pessoa, já que se relaciona com fatores externos como alimentação, residência (se a cidade é mais ou menos poluída, por exemplo) e hábitos em geral.

Conheça as novidades:

1. Angel Hair Mist, da Thierry Mugler.
2. Perfume para cabelo Radiant Sea Spray, de Redken.
3. Perfume para cabelo Acqua di Gioia, da Giorgio Armani.
4. Chance Hair Mist, da Chanel.
5. Perfume para cabelo J'adore, da Dior.

Fonte: Boa Forma