Dá-lhe isotônico: mas manere na bebida


Uma pesquisa realizada pela Escopo (Geomarketing + Pesquisa de Mercado) com 620 pessoas – com idade superior a 18 anos – comprovou que 22,7% das pessoas consomem isotônicos e, dentre os consumidores desse tipo de bebida, 37,5% não pratica qualquer tipo de esporte.
A bebida é um suplemento repositor e é composta de água, uma pequena taxa de carboidratos – de 6 a 8% – e minerais como sódio e potássio. Suplementos repositores hidroeletrolíticos são basicamente compostos por água, uma pequena taxa de carboidratos (que varia de 6% a 8%) e minerais, como sódio e potássio, e é uma boa opção para se hidratar durante o exercício.
Por isso mesmo, uma ótima opção para repor energia. Aos que treinam, vale beber o isotônico 15 minutos após comer carboidrato. Tome 1 copinho de plástico (180 ml) meia hora depois de iniciar o treino e reabasteça com a mesma quantidade a cada 30 minutos. Uma garrafa (500 ml) de isotônico já fornece quantidade suficiente de carboidratos e minerais.
Outra boa pedida é tomar isotônico depois de passar mal, quando estiver de ressaca ou quando suou demais na balada. Mas não crie o hábito de tomá-lo diariamente, pois essas bebidas esportivas, ao contrário da água, contêm calorias e, em excesso, podem pesar na balança.
Isotônicos naturais

São ótimos e dão energia por mais tempo.

Receita 1: Misture 500 ml de suco de frutas com 500 ml de água e ¼ de colher (sopa) de sal.

Receita 2: Um litro de água fervida ou mineral, uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio, duas colheres de sopa de açúcar, uma colher pequena (das de café) de sal marinho não refinado e o sumo de um ou dois limões (dependendo do tamanho). Se desejar pode preparar a bebida com o sumo da fruta natural que mais lhe agradar. Misture tudo e pronto.

Receita 3: Um litro de água, uma colher de sopa de vinagre de maçã e quatro colheres de sopa de melaço ou mel de cana. O seu efeito é remineralizante e ajuda muito na recuperação do esforço. Além do mais é muito mais econômico que as bebidas isotônicas.

Outra receita: num recipiente de 2 litros coloca-se, 1 copo de sumo de laranja, 2 colheres de mel, 1 pitada de sal grosso, 1 colher de bicarbonato de sódio, e enche-se o resto com água. O sumo é para dar gosto. O mel pelas propriedades que tem. O sal para ajudar a repor o sódio e o bicarbonato para ajudar a “reduzir” o ácido láctico.

Água de coco

Esse é um isotônico natural, rico em vitaminas, fibras e minerais. “Sódio e potássio garantem que o corpo absorva rapidamente nutrientes que se perdem durante a transpiração e as funções orgânicas”, aponta Vanessa Leite, nutricionista especialista em psicologia do emagrecimento, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Fonte:Men’s health,Rica Saúde