O poder e o charme das barbas


Quando o homem decide mudar o visual, pensa logo em mudar o corte dos cabelos. Mas sabia que deixar a barba um pouco maior pode ser uma transformação? Que tal ficar apenas com o cavanhaque aparente, as costeletas, o bigode ou tudo isso junto, sem medo de errar? A barba fica bem em qualquer rosto. Não importa se são mais redondos ou quadrados.

Se no passado deixar a barba crescer era sinal de desleixo, hoje ela se tornou um modelo de charme para algumas pessoas e ainda consegue deixar o visual mais harmonioso. Mas para apostar no look barbado é importante pensar no formato do rosto.

A barba é capaz de mudar não só a aparência como ajuda a equilibrar a forma do rosto. Para isso existem alguns truques que melhoram o visual. Se o homem tem o rosto muito redondo, o ideal é fazer um acabamento mais quadrado. Se os lábios forem muito finos, o ideal é modelar bem em volta, o que criará a ilusão de lábios maiores.

O tipo de barba que faz mais sucesso é aquela um pouco mais rala. Mas para deixar uma barba bonita é preciso atenção. Não basta deixar a barba crescer. As mulheres gostam de homem com barba por fazer, entretanto, não confunda barba por fazer com barba sem fazer.

A barba deve ser aparada pelo menos de três em três dias e marcada pelo menos uma vez por semana. Por isso, entregá-la nas mãos de um profissional é a melhor solução para a barba ficar 100%. Você pode obter a ajuda de uma máquina de barbear para desbastar o volume, mas para modelar o ideal é a ajuda de um profissional.

Todo mundo pode usar barba desde que a tenha. Quando se trata de barba muito falhada, ou seja, aquelas com bastante espaço entre os pelos, não indicamos que seja usada, pois dá um aspecto de mal cuidado. E quando a barba começa a nascer branca, o ideal é mantê-la natural. Algumas pessoas tingem com tinta de cabelo, mas esse procedimento não é indicado, pois a pele do rosto é mais sensível do que a do couro cabeludo.

O cuidado é um dos principais fatores para se ter uma barba perfeita. Para isso o homem pode e até deve lavar a barba com xampu e condicionador. O ideal é fazer uma esfoliação antes e após usar um bom hidratante pós barba. E usar bons produtos de barbear. No caso de peles oleosas, dê preferência a gel de barbear.

Alguns homens modelam o contorno da barba com lâmina e sofrem com a foliculite. A solução, para esse problema, é uma preparação da pele antes de barbear. Os carocinhos vermelhos aparecem quando os pelos são arrancados bruscamente. Deixe uma tolha umidecida com água quente por dois ou três minutos sobre o rosto. Isso vai abrir os poros e facilitar a saída dos pelos da barba.

Outra alternativa é substituir os aparelhos de barbear tradicionais pelos elétricos para fazer o desenho. A lâmina além de dar um efeito muito marcado no desenho da barba, agride um pouco mais a pele. O pós-barba é fundamental ele acalma a pele, ajudando, também, a prevenir a foliculite.

Estilos diferentes de barba podem favorecer seu rosto.

Um terno feito sob medida sempre vai vestir melhor do que qualquer outro comprado pronto. O mesmo se aplica ao cabelo na face:  você tem melhor aparência quando a barba é cortada para o seu formato de rosto. Mas, como um bom terno pronto para vestir que cai decentemente na maioria dos homens, será que existe um estilo de barba que produza a melhor imagem em quase todos os homens? Para descobrir isso, conversamos com renomados barbeiros e cabeleireiros.

Aposte na sombra de barba
“Cada homem tem seu próprio estilo e a barba é uma forma de expressá-lo. Por isso vemos homens com visuais muito diferentes. Alguns têm barba grossa, outros, mais fina. Muitos homens têm barba espessa, que cresce rapidamente. Enquanto outros, barba rala, com crescimento lento. Alguns rostos são mais pronunciados do que outros, com sombras e pontos que não ficam bem com barba. Mas se eu tivesse que escolher, diria que a famosa sombra de barba é a aposta mais segura. O estilo é profissional o suficiente para o trabalho, pois você pode ter um rosto bem barbeado de manhã e uma sombra à noite, criando um visual diferente. Quanto a cavanhaques ou bigodes, nem todos alcançam o crescimento necessário para você poder cortá-los do jeito certo”.
-- Ronald Perego, responsável pelo visual de William Bonner e outros jornalistas da TV Globo.

 Vá de barba cheia
“O que funciona para a maioria dos homens é a barba cheia, seja a de três a cinco dias, ou daquelas ao estilo Marcelo Camelo. A barba cheia vai sempre parecer elegante, quando estiver bem aparada, ou estilosa, quando mais livre. Pode dar a um homem uma aparência mais distinta, e, muitas vezes, salvar aqueles que têm cara de bebê. Atenção para os que têm a barba muito irregular:  mantenha-a curta e arrumada para dar uma impressão de ser mais espessa”.
 -Brigitte Revollo, dona do salão Brigitte´s Fine Art, em Ipanema.

Cada um no seu quadrado
“É melhor escolher um estilo de barba que se adapte ao formato do rosto. Uma cara quadrada é a ideal e mais desejada. Para os homens com esse tipo, as opções são infinitas. Para aqueles que não tiveram essa sorte da natureza, o objetivo é escolher um estilo de barba que ajude a desenhar o rosto de tal maneira que pareça que ele é quadrado! E esse estilo, claro, vai ser diferente para cada formato de rosto”. 
-- Craig, conhecido como “Craig O barbeiro” do salão Gornik & Drucker em Beverly Hills, na Califórnia. 

Cavanhaque para quem sabe cuidar deles
“Um cavanhaque bem aparado pode ficar bem em muita gente – desde que se escolha um estilo que represente um bom ajuste para cada rosto. Alguns cavanhaques podem ser:  cheios, grossos ou mais longos. O segredo será sempre saber dar uma adequada manutenção. Noto que a maioria dos homens aprende a cuidar melhor de um cavanhaque do que de uma barba cheia ou apenas de um bigode. O que não pode é deixar crescer o cavanhaque para depois ignorá-lo".
-- Adrian Armendariz do V’s Barbershop, nos Estados Unidos.

Um por todos e todos por um
“Como cada barba é diferente da outra, não há um estilo que fique bem em todo homem. Alguns têm pelos grossos e duros, alguns encaracolados, e, em outros, a barba cresce com falhas. Se houver algo que se possa chamar de estilo único, seria aquele que se adapte à face do homem de forma pura e linear, complementando o desenho natural do rosto com suas maçãs, sua linha da mandíbula e sua estrutura dos lábios”.
-James Kyrnes do salão Kings of Atlanta Grooming Lounge & Spa, em Atlanta.


Fonte: Andravirtual,Bolsademulher,
Menslifetoday