Correr descalço: fomos feitos pra isso?


Rick Roeber – Barefoot Runner desde 2003 e que já correu mais de 13.000 milhas descalço (Fonte: AP/Charlie Riedel)

Os caros tênis de corrida estão matando um dos hobbies mais simples que existem.Correr não deveria ser apenas um esporte, mas um prazer.Entretanto, só o alto custo dos tênis de corrida já supõe que a corrida seja um esporte especializado que precisa de equipamento caro.

O corpo humano evoluiu para ser capaz de correr longas distâncias sem o uso de calçados. Os tênis de corrida só foram inventados no inicio dos anos oitenta. Antes disso, o mais comum era correr descalço ou com calçados “minimalistas”, como sandálias de couro.

Devido ao amortecimento exagerado dos tênis de corrida e à grande variedade de modelos e direcionamento desses tênis, nossos pés são enfraquecidos e nos tornamos suscetíveis a lesões. Estudos mostram que 30% dos corredores se lesionam todo o ano, grande parte deles com problemas nos pés e nas pernas.

A primeira sensação que se tem é do fortalecimento dos tornozelos e dos músculos da sola do pé. Sem o controle de torsão dos tênis, nosso pé é forçado a entrar em um processo de propriocepção, exercendo uma tensão diferente nos tendões e fortalecendo sua base de sustentação. Assim, sua postura é instintivamente ajustada.

“O pé humano é uma obra de arte,” disse Leonardo Da Vinci.

Uma das vantagens de correr descalço é poder sentir o chão, a água, a grama, a terra com seus pés. Uma sensação e tanto! (Fonte: Evidence-Based Living)


Segundo estudos, correr descalço gasta quase 5% menos energia do que correr com tênis de corrida, o que é bem fácil de sentir.

Correndo descalço sente-se que o ato de correr se torna mais espontâneo, a fadiga comum nos tornozelos desaparece, assim como aquela sensação de “ainda tenho fôlego, mas as pernas estão cansadas”. Essa leve economia de energia costuma ser a diferença entre simplesmente correr e aproveitar a corrida.

Uma pesquisa com 4.358 corredores mostrou que usar tênis topo-de-linha os deixa 123% mais propensos a sofrer lesões do que corredores com tênis baratos. Durante o período de tempo pesquisado, 45% dos corredores se lesionaram e a variável mais comum entre eles não era o tempo de corrida, distância, velocidade ou terreno, nem mesmo seu peso corporal pareceu influenciar. O preço dos tênis era a variável comum entre os lesionados. Corredores com tênis que custavam mais de 95 dólares estavam duas vezes mais propensos a sofrerem lesões do que corredores com tênis que custavam menos que 40 dólares.

Entendendo os benefícios do treino e do fortalecimento dos pés, empresas como a Nike têm até campanhas para tratar o treino descalço como um complemento:

A Nike quer que você corra descalço. Tá. Me engana que eu gosto

Ao remover os tênis amortecidos, nossa pisada muda e naturalmente passamos a evitar o uso do calcanhar como ponto de contato com o chão, passando a utilizar ou a frente do pé ou uma pisada mais neutra com o meio do pé, diminuindo o impacto no calcanhar. Mesmo em superfícies mais rígidas, a quase total ausência do impacto no calcanhar possibilita que a corrida descalça não seja um problema.

Vejam em detalhes como seus pés se comportam durante uma corrida descalça

Para te motivar:

Belíssimo vídeo sobre corrida descalça.

Veja mais vídeos sobre corrida descalça:

Fonte: Papo de homem