Finalizadores para Cabelos Masculinos


Quem nunca ouviu a piada do xampu de laranja não sabe o que é ter bad hair day. Aquele dia que você acorda se olha no espelho e parece um leão. Ou um bonsai mal podado. Há quem diga que cabelo despenteado é uma questão de estilo e faz as mina pirar. Mas as mina pira e saem correndo se você parecer alguém que não toma banho ou não passa um pente se quer. Os cabelos podem ser moldados dependendo de duas coisas: a estrutura dele e do produto que você usa. 

Lembre-se: quanto mais natural o cabelo aparecer, melhor é! Um cabelo sem movimento, mesmo para os homens, dá uma impressão mecânica para o rosto que pode funcionar em fotos, mas não combina bem com a rotina.

Valorizar os cabelos dando diferentes acabamentos faz toda diferença no estilo que pretende incorporar. Para isso os finalizadores assumem um importante papel, contribuindo para o tipo de visual que você pretende adotar.

As opções são muitas! … Gel, pomadas, spray, mousse, cera, leave-in em diversas variações. Sendo que cada um desses produtos pode deixar o aspecto do cabelo de um jeito diferente.

Gel

Oferece a opção de “brilho molhado” e tem opções com “fixação forte”, indicado para os cabelos curtos, com fios mais grossos e com volume, situação em que os outros produtos não conseguem manter a fixação. 

A grande dica é utilizar os produtos “sem alcool” para não danificar os fios, e se a sua marca tiver a opção com “filtro solar”, melhor ainda! Para usar, basta espalhar o produto nas mãos e aplicá-lo sobre os fios ainda úmidos; pode pentear os cabelos com os dedos, ou para um acabamento mais formal e arrumado, utilize pente ou escova. Se o produto apresentar consistência muito rígida, deixe cair sobre as mãos (com gel), um pouco de água, isso ajudará a espalhar o produto.


Mousse

Também pode apresentar um acabamento “brilho molhado”, porém a fixação não é tão forte. Indicado para os fios finos.


Ceras e Pomadas

Indicadas para modelar e deixar os cabelos com “efeito seco“, uma ótima opção para quem possui fios mais finos. Para aplicar os produtos, espalhe a pomada nas mãos e depois passe nos fios já secos. O penteado vai ficar com aspecto natural, como se não tivesse usado produto algum. Mas atenção! A cera não é indicada para cabelos oleosos, pois potencializa a oleosidade dos fios.


Spray

Se for sair para uma balada, por exemplo, e não quiser que o cabelo saia do lugar ao longo da noite, pode usar um spray seco de cabelo, que apresenta uma fixação mais forte. Quanto mais fixação pretender, mais spray deve aplicar (cuidado com o exagero). O spray segura topetes, levanta a raiz e assenta aqueles fios desobedientes, que teimam em “voar” do alto da cabeça, segundo o hair stylist, Ricardo Heleno.


Leave-in , “creme sem enxágue”ou “creme para pentear”

Para quem prefere o cabelo mais solto é o ideal. Ele deixa os fios com movimento, arrumados e tira o frizz (aqueles fios que insistem em ficar levantados). Esse produto é bem indicado para quem possui um cabelo cacheado e pretende deixá-los definidos, ou que possui um pouco de volume. No entanto, não exagere com o produto, pois o excesso além de deixar com aspecto feio prejudica a raiz.



Fonte: Fashion Bublles; Jornal Hoje, Território Homem, Trendcoffee