Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Os benefícios das artes marciais


Por artes marciais subentende-se um conjunto de práticas e artes ancestrais que visam até aos presentes dias a defesa pessoal, a autodisciplina e o equilíbrio mental dos seus praticantes, que atingem, após anos e anos de treino e estudo, um elevado estado de paz interior e de serenidade.

Desde sempre se especulou acerca da primeira grande arte marcial, mas a realidade é que não é possível ter a certeza, pois tal nascimento não foi posto em registro é, portanto normal dizer-se que a primeira arte marcial nasceu quando os primeiros homens trocaram murros ou lutaram de alguma forma.

Temos tendência a associar as artes marciais à cultura chinesa, mas a verdade é que não só naquele povo podemos encontrar artes marciais. São muitas outras culturas que têm tradicionalmente enraizadas formas de luta e de autodefesa que vêm transitando dos seus antepassados e que através dos tempos têm sido dadas ao mundo.

A capoeira é um dos melhores exemplos disso, mesmo que tinha sido criado pelos escravos africanos como forma de luta dissimulada, foi ao longo do tempo ganhando uma forma mas técnica e exata, foi divida em escolas nacionais e internacionais, tendo todas elas regras e tradições, que de uma determinada forma estão assentes na disciplina original, há muito esquecida pelo tempo e pela memória.

O mesmo que aconteceu com a capoeira, passou-se com tantas outras disciplinas de luta e de auto preservação criadas pelo Homem, um pouco por todo mundo. Basicamente todas as formas de artes marciais passaram pelas seguintes “fases de vida”: foram criadas, foram adotadas, transformadas e interagiram com outras, dando lugar a novas e diferentes formas de luta e filosofias.

Seja o karatê, jiu-jítsu, capoeira ou kung-fu que escolha aprender e praticar, acredite que as grandes diferenças que irá sentir em si não serão só físicas, mas também mentalmente e psicologicamente, sendo que irá ver a vida a com outros olhos e com um maior sentido de amor-próprio e serenidade. Aconselha-se a prática de artes marciais a crianças inquietas, pois lhes é ensinado a sossegar a mente.

Os benefícios das artes marciais
- Melhora no condicionamento físico do praticante, tanto muscular quanto cardiovascular;
- Visível melhora da coordenação motora e de reflexos;
- Melhora do autocontrole e da paciência, através do respeito aos adversários, a humildade e a coragem;
- Aumenta a resistência do corpo e melhora o sistema imunológico;
- Funciona como defesa pessoal;
- Trabalha grupos musculares como glúteos, bíceps, tríceps, abdômen, ombros, costas e panturrilha.

Como escolher
O mais importante quando você pretende matricular-se em uma academia de artes marciais é escolher a modalidade que mais se adapta ao seu temperamento, estilo de vida e objetivos. Existem lutas mais movimentadas, exigindo muita repetição de movimentos nos treinos. Também existem modalidades mais calmas, com técnicas de lutas no chão. Uma boa dica é sempre fazer uma aula de demonstração.

Equipamentos e vestimentas necessários
Depende do tipo de arte marcial ou luta. O kimono, por exemplo, é obrigatório em lutas como judô, jiu-jitsu e karatê. Em lutas com contato de pés e mãos, é obrigatório protetor bucal e protetor para genitais. Em lutas de solo, usam-se protetores de orelhas, e em alguns tipos de luta são usados sapatos especiais.

As artes marciais substituem as academias de musculação?
Nas artes marciais exercitam-se muito os glúteos, bíceps, tríceps, panturrilha e abdômen. É boa parte dos músculos trabalhados em uma aula específica de musculação. Mas tudo depende de seus objetivos. Se você tiver interessado apenas em ganhar massa muscular, pode ser que apenas a prática de lutas não corresponda a este objetivo a curto prazo.

Quais são os principais equipamentos de proteção e de treino das artes marciais e lutas?
Daremos, a seguir, alguns exemplos de equipamentos bastante utilizados nas lutas e artes marciais.

  • Equipamentos de proteção:
    • Capacetes;
    • Protetores bucais;
    • Coletes de proteção para ombros e costas;
    • Protetores antebraço e caneleiras;
    • Protetores para peito;
    • Coquilhas, dentre outros.
  • Equipamentos para treino:
§  Luvas e kimonos;
§  Sapatilhas;
§  Sacos para treino;
§  Mitt simples ou duplo;
§  Escudos e tábuas, dentre outros.

Principais artes marciais do mundo e seus países de origem


China
Japão
Tailândia
Coréia
 Ocidentais
Kung fu
- Neijia e Waijia
- Baguazhang
- Hsing-I Chuan
- Tai Chi Chuan
- I-Chuan
- Wing Chun
- Wushu
- Chi Kung
- Shaolin Quan
- Bajiquan
- Suai Jiao
- Chin-Na
- Sanshou
- Bujutsu
- Aikido
- Ninjutsu
- Sumô
- Iaido
- Iaijutsu
- Jiu-Jitsu
- Judô
- Karatê
- Kendo
- Kenjutsu
- Sojutsu
- Kyudo
- Kyujutsu
- Kempo
- Naginata
Muay Thai
- Krabi Krabong
- Hapkido
- Haidong Gumdo
- Taekwondo
- Tangsudo
ArtDo
- Boxe
- Capoeira
- Esgrima
- Full Contact
- Jeet Kune Do
- Jogo do pau
- Kombato
- Krav Maga
- Luta Greco-Romana
- Luta livre
- Morganti Ju Jitsu
- Sambô
- Savate
- Shobu-ryu
- Wrestling

Fonte: Lu Explica,Rua Direita,Wiky 2 Bay