Moda nas mãos: novos esmaltes e efeitos para conseguir unhas incríveis

Foto: Christian Parente

O esmalte ganhou status de acessório. Agora, acompanha as tendências das passarelas e aparecem em uma variedade enorme de cores, acabamentos e aplicações. Depois dos esmaltes sóbrios e escuros que acompanham o inverno, tons vibrantes, como tangerina, rosa, pink e magenta, voltam à cena na próxima temporada. Não só nos esmaltes, como também nos batons. Por isso, a ideia é justamente combinar os dois: lábios e unhas da mesma cor. “Esse é um jeito moderno de usar os esmaltes e os batons alegres do verão. Para não ficar exagerado, só evite colocar o mesmo tom na roupa”, diz Fatima Thomas, maquiadora norte-americana da M.A.C.
As unhas nudes, que foram moda nas últimas temporadas, no entanto, continuam. Há variações discretas de bege e de branquinho, que conferem delicadeza sem dar muito destaque à ponta dos dedos.

Outra tendência forte são os esmaltes metálicos. Nada discretos, os tons de dourado, prata e cobre estão sendo usados até mesmo nos pés. Mas é importante equilibrar com a mão: evite usar os metalizados juntos e também com roupas extravagantes. Reserve o brilho só para uma das partes do corpo. Veja abaixo algumas opções para você comprar e os novos jeitos inusitados de pintar as unhas:

Toque aveludado
Para quem quer inovar na textura, o destaque é a unha de veludo. Anote o passo a passo: aplique três camadas de esmalte. Antes que sequem as unhas, mergulhe um dedo por vez no pó de camurça. O ideal é que seja de tom semelhante ao da base para não interferir no resultado. Depois, tire o excesso com um pincel de esfumar maquiagem.

Só na bordinha
O estilo border nail equivale a fazer uma moldura colorida. Para decorar as border nails é fácil, você só precisa de duas cores diferentes de esmaltes e um pouquinho de paciência. Primeiro, pinte as unhas com o esmalte que será a cor da borda e espere secar, depois aplique a cor principal apenas do centro da unha às pontas, sem cobrir as laterais e a parte próxima à cutícula. Por fim, faça uma francesinha colorida com o primeiro esmalte, para fechar a borda superior, e está pronta sua unha com bordinha! Você também pode fazer uma borda pontilhada, que é ainda mais fácil: é só pintar com a cor de base e, com a ajuda de um palito de unhas ou de dente, fazer as bolinhas ao redor do formato da unha com a cor escolhida para a borda.  

O novo caviar
Depois do estouro das unhas de caviar, é a vez do brocal, um tipo de glitter maior e com bordas irregulares, que é ainda mais chamativo. O efeito é unha com volume e muito brilho. Passe três camadas de esmalte e depois mergulhe um dedo por vez no brocal. A durabilidade é menor do que a de um esmalte comum: cerca de três ou quatro dias, já que a camada fica grossa e, por isso, descasca rapidamente. Como chama bastante a atenção, melhor reservar para ocasiões especiais, como uma noite de festa, ou usar esse efeito em uma unha de cada mão – nas outras, vá de cor parecida, mas sem muito brilho. Se a intenção é destacar ainda mais, opte por um esmalte de cor diferente do brilho e realce o efeito 3D

A onda do gel
Sua maior exigência é exibir unhas coloridas por mais tempo? Esmaltes em gel, que prometem durar até 20 dias nas mãos sem descascar ou perder o brilho, são a novidade que a O.P.I acaba de trazer ao Brasil. “É ideal para quem vai viajar por um longo período ou não gosta de fazer a mão toda semana”, afirma Daniela Munhoz, gerente de produtos da marca. O processo é demorado e pode levar até uma hora. Primeiro, aplica-se uma solução que regula o pH das unhas e ajuda a prolongar a aderência do esmalte. Depois, a manicure passa uma base em gel. Em seguida, os dedos ficam por 30 segundos em um aparelho com lâmpadas de LED, para que a luz azul emitida endureça a resina. O mesmo procedimento é repetido a cada camada de esmalte. A aplicação – assim como a remoção, com produto específico – só pode ser feita no salão. Custa de 50 a 150 reais.

Adesivos 
A marca americana Minx é sucesso no Picnicdric, boutique de luxo para unhas de São Paulo. A novidade é um adesivo termocolante super-resistente, fixado nos dedos por meio de uma lâmpada especial. “O adesivo protege as unhas e não é preciso esperar secar”, diz Adriana Barra, proprietária do espaço. Além do dourado, há versões prateadas e com estampas de oncinha e de caveira. A manicure completa custa R$ 200 e dura cerca de 15 dias.

Filha única 
Chamada nos Estados Unidos de ring finger manicure, a “filha única” se consolidou como tendência nos salões especializados. Criativo, o estilo não passa de um novo jeito de colorir as unhas: um dedo de cada mão, normalmente o anelar, recebe um tom de esmalte diferente do restante dos dedos. Você pode mesclar cores e acabamentos contrastantes, como azul e laranja, ou incrementar a “filha única” com desenhos e adesivos.

Foto: Carlos Cubi
Opções foscas
Para quem quer tirar folga do brilho, mas não abre mão de cores intensas, a linha Matte Nail Polish, da Nyx, tem opções foscas, como Lavender (roxo), Mint (verde) e Pink. Cada um custa 29 reais.

Foto: Carlos Cubi
Pôr do sol
Miami Sunset, nova coleção da linha Make B., de O Boticário, faz referência ao verão na badalada cidade americana. O Ocean Drive Gold é um cintilante com micropartículas de glitter. Custa 13 reais.

Foto: Carlos Cubi
Paleta vibrante
A Coleção Thakoon, da Nars, é inspirada nas cores vistas nos mercados de temperos da Índia. Há tons bem vivos, como Koliary (azul), Amchoor (amarelo) e Anardana (pink). Cada esmalte custa 65 reais.

Foto: Carlos Cubi
Verão leve
Uma cartela de cores mais suaves e delicadas, com esmaltes cremosos e também cintilantes, é o lançamento da Revlon. Opções: Tangerine (laranja), Blue Lagoon (azul) e Sunshine Sparkle (amarelo). Cada um custa 15,90 reais.

Fonte: Cláudia/Abril, MarieClaire