Cabelos masculinos: como cuidar e deixá-los maravilhosos


Diferente das mulheres a maioria dos homens não se preocupa muito com o cuidado com os cabelos. Compra qualquer xampu e muitas vezes nem sabe que tipo de cabelo tem. Para se ter uma idéia de como os homens são tão despreocupados e não possuem nenhum cuidado com o cabelo, alguns lavam os fios com sabão de coco, e para piorar utilizar gel com base em álcool, o que faz com que os fios fiquem ressecados e tenham um aspecto de que estão sujos. Mas esse cenário está mudando e os homens estão começando a se preocupar com a saúde e o aspecto dos seus cabelos. São muitos os que já investem em tratamentos e produtos especializados e pensando neles vamos hoje elencar os principais cuidados que um homem deve ter com os seus cabelos. Afinal, assim como o cabelo da mulher, o cabelo masculino também exige alguns cuidados mínimos para continuar saudável. 

Porém há homens que procuram manter um cabelo saudável, com brilho e maciez, seja por satisfação própria ou por pedido de sua companheira. O lançamento de produtos específicos para homens e as várias funções que esses produtos oferecem terminam atraindo mais consumidores que já entendem que cuidados com os cabelos não é algo importante apenas para as mulheres. Cada vez mais os homens têm se tornando vaidosos, modernos e cheios de atitude. E isso reforça a auto-estima e cria novos hábitos. Como sabemos que cabelo do homem é um pouco diferente do cabelo da mulher, no geral, é mais grosso e as camadas estão bem compactadas e firmes, enquanto o delas costuma ser poroso, frágil, propenso à quebra. Por isso os produtos feitos para elas são ricos em ingredientes oleosos. Cuidar dos cabelos com produtos direcionados para o público masculino se torna algo muito importante. O cabelo do homem tem mais tendência à oleosidade, e devida à influência hormonal o sexo masculino tem maior probabilidade de desenvolver doenças sebáceas, como por exemplo, a caspa, tal problema que atinge grande parte dos homens. Por isso mesmo é importante o homem dar mais atenção para o cabelo enquanto é cedo para prevenir problemas como a calvície antes que seja tarde. 
Assim como os cabelos das mulheres, o cabelo masculino vai muito além de um simples xampu. Não é lavou ta tudo certo. É importante identificar o tipo de cabelo e domá-los. Os cuidados se estendem à depois de uma boa lavagem, vale lembrar que quase nada salva um péssimo corte ou a falta de um bom condicionador (se tiver cabelo oleoso, relaxe, não use). Por isso é indicado que os homens passem a usar xampus para seu tipo de cabelo, além de optar por comprar produtos de ação rápida, como por exemplo, hidratação ou tingimento em poucos minutos, afinal o homem não gosta de perder tempo com esse tipo de coisa. Ou seja, o homem que não tomar certos cuidados com os fios agora, corre o sério risco de, no futuro, ficar com caspa, calvície, fios amarelados e sem brilho, ressecamento ou oleosidade excessiva e até pontas duplas – sim, os homens também podem sofrer desse mal.

CUIDADOS BÁSICOS

Além de tudo isso, é preciso que os homens passem a ter hábitos recomendados e voltados para os fios diariamente. Siga algumas das nossas dicas apresentadas aqui:

Xampu certo - Começando pelo xampu, escolha sempre um próprio para o seu tipo de cabelo e se possível, lave-o todos os dias. O fio capilar é como uma esponja que absorve todas as impurezas do meio ambiente. Além de o cabelo masculino já ter tendência a ser mais oleoso, o comprimento também pode não ajuda. Cabelos mais curtos acabam ficando oleosos mais facilmente, pois ela fica mais visível graças ao mantoácido, substância responsável por manter a oleosidade natural do couro cabeludo até quatro dedos abaixo da raiz. Por tanto o segredo é lavá-los bem diariamente. Não se recomenda lavar os cabelos com sabonete, pois ele possui componentes que podem agredir o fio do cabelo propiciando à queda.

Fuja do 2 em 1 - É enorme a quantidade de homens que usam xampu 2 em 1, aquele que já vem com condicionador. Eles aumentam a oleosidade do fio e deixam o cabelo com aspecto pesado. A fórmula traz ingredientes com alto poder de hidratação e outros que grudam na sujeira dos fios e são arrastados com a água durante o enxágue.

Finalizadores - Como o cabelo do homem tem mais tendência à oleosidade procure não usar pomada, gel ou qualquer outro tipo de finalizador na raiz. Não exagere na quantidade e aplique só na parte superficial do cabelo. (ver quadro abaixo)

Invista em tratamentos - Todos os cabelos precisam de hidratação seja de homem ou de mulher, por tanto de tempos em tempos procure fazer esse procedimento, pois irá ajudar a fortalecer e recuperar os fios. No caso de cabelos secos, faça hidratação sempre que for cortá-los, ou se possível até com mais frequência.

Cuidado com a água quente – No banho, ao lavar o cabelo, tome muito cuidado com a água quente, pois quando muito quente, provoca o aumento da produção da glândula sebácea, e por conseqüência, auxilia no aumento da indesejável caspa e da oleosidade dos fios. Além de sensibilizar o couro cabeludo.
 
Queda de Cabelo - Esse realmente é um problema que assola o mundo masculino e o mais temido pelos homens. A queda de cabelo tem que ser tratada por um dermatologista, pois nada melhor do que um especialista no assunto para indicar os melhores tratamentos e produtos. Xampus antiqueda não previnem a perda dos fios, só melhoram seu aspecto externo. E pentear os cabelos que restam na cabeça para os lados ou para frente só piora o efeito da careca. O ideal é cortá-los bem curtos ou raspar por completo.

Bonés e Chapéus – Esses acessórios, se utilizados em excesso, podem prejudicar muito a saúde dos fios. Se usados durante muito tempo eles podem acabar “abafando” o couro cabeludo, o que pode mofar os fios e até acentuar problemas como caspa e calvície. Isso sem falar na sujeira. Então o ato de usar chapéus ou bonés deve ser evitado em caso de excesso.

Condicionador pode - O condicionador é usado para trocar a carga elétrica do fio de cabelo e evitar que ele fique com aspecto de ressecado e quebradiço. Mas deve ser usado em pouca quantidade e apenas nas pontas do cabelo. Sempre usar de acordo com a quantidade de cabelo e nunca passar até a raiz do cabelo. Para se ter uma idéia, para cabelos muito curtos, o ideal é uma quantidade equivalente a uma moeda de 5 centavos; enquanto que para cabelos maiores ou cacheados o equivalente a uma moeda de 25 centavos.

Cabelos grisalhos – Para quem quer assumir os cabelos grisalhos, é importante se ligar em xampus indicados para esse tipo de cabelo, caso contrário pode deixá-los amarelados. Além disso, é necessário passar filtro solar especial para cabelos sempre. Agora se você quer disfarçá-los, os tonalizantes são uma ótima alternativa às tintas.
  
Secos e molhados – Uma dica muito importante é evitar dormir com os cabelos úmidos, pois dormir com os fios molhados pode ajudar no aparecimento de fungos no couro cabeludo. E ainda, quando utilizar gel, procure removê-lo antes de dormir.

Corte para cuidar – Regulamente cortar os cabelos, ajudar a dar mais resistência e traz um aspecto de bem cuidados. Alguns homens não gostam de cortar o cabelo pra não saírem do salão com cara de quem acabou de sair do salão. Porém, se a pessoa frequentar o salão mais vezes e o profissional for realmente bom, isso não acontece. Cortar o cabelo uma vez a cada vinte dias é o aconselhável para os homens de corte mais “certinho”. Uma vez a cada 30 dias para os que possuem um corte mais variado e uma vez a cada 40 dias ou até um pouquinho mais para os despojados ou com cabelos cacheados ou maiores.

Use bons produtos - Os produtos de hoje em dia estão cada vez mais completos e graças à tecnologia fazem o controle de oleosidade, protegem, modelam enquanto hidratam, dão mais brilho e etc. Quando for cortar o cabelo converse com um profissional para saber o que há de novidade para seu tipo de cabelo.


CAPRICHE NO VISUAL

Os homens estão cada vez mais vaidosos, mas não é de hoje que a maioria tem uma preocupação maior quando se trata dos cabelos. A verdade é que eles vivem passando gel, pomada, cera, secam e tingem os fios, modelam, cortam de vez em quando e, às vezes, até arriscam passar um creminho. Portanto quando você ler nas matérias sobre cabelos o termo “finalização”, saiba que se trata do “algo mais” que se usa para dar um diferencial na hora de ir pra balada. Nessa modalidade temos os grupos das pomadas, ceras, gel, mousse e cremes modeladores, dentre outros. As pomadas e ceras vão ajudar a definir mechas, penteados e a domar os cabelos mais rebeldes. As ceras têm um brilho suave, enquanto as pomadas já são mais opacas. Se você tem pouco cabelo, use um mouse, vai deixar um aspecto mais arrumado e disfarçar o couro cabeludo. Porém é importante saber que tipo de finalização e produto é mais adequado para você para evitar ficar com seu cabelo com uma aparência bem diferente daquela que buscava. Entenda quais são esses produtos e para que serve cada um:

E para finalizar, mais algumas dicas:

- Para que os fios não fiquem ressecados e parecendo sujos, procure não usar gel a base de álcool, utilize na forma de cremes.

- Se forem usados em excesso e de maneira errada, levam à quebra do fio ou opacidade.

- Modere o uso de gel para modelar. O produto sobrecarrega quimicamente o cabelo, abafa o couro cabeludo e exige uma limpeza muito agressiva. Como alternativa a esse tipo de produto, use uma mousse hidratante para arrumar os fios mais rebeldes.


Lembrando que é importante procurar um especialista para indicar a melhor alternativa para seu cabelo e bolso. Até por que agora você já sabe que os cuidados com seu cabelo vai muito além de uma simples lavagem com água e xampu.

Fontes: Revista Mensch, UOL, GQ Brasil, Valcinir Bedin, dermatologista; Marcos Andreasa e Paulo dos Santos, cabeleireiros, Dra. Carla Bortoloto é dermatologista clínica e cirúrgica do IPTCP (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele) e professora da pós-graduação do curso de Dermatologia da Fundação Pele Saudável de SP.