Do papel higiênico à pólvora - conheça 25 invenções chinesas


 A China faz mais parte da nossa vida do que imaginamos. Além dos vários produtos que usamos diariamente em casa, no trabalho e na escola serem fabricados no país, muitos outros foram inventados lá. Alguns, essenciais. 
 Várias invenções chinesas foram absorvidas por outras culturas de tal maneira, que estas se vangloriam de ser autoras de idéias que a China já adotava há centenas de anos. 

PIPA - Foi inventada na China há cerca de três mil anos. A primeiro texto que descreve o objeto foi escrito pelo filósofo Mo Tzu.

PAPEL - Foi inventado pelo cortesão do império chinês Ts'ai Lun (50-121). Ele refinou e popularizou o processo de misturar fibras de árvores e caules de trigo com a casca de um tipo de amoreira, triturando-as e colocando a mistura sobre um tecido trançado.

TIPOS MÓVEIS - Foram inventados em 1041 pelo alquimista Bi Sheng. Ele cortou uma série de blocos de argila úmida, inscreveu na superfície de cada um deles um ideograma chinês e os queimou para endurecê-los. Os impressores colocavam esses caracteres em um suporte de ferro coberto com uma mistura de resina terebintina, cera e cinzas de papel, dispondo-os de modo a refletir o que seria impresso na página.

PÓLVORA - Foi criada por alquimistas chineses no século 9. Consiste em uma mistura de nitrato de potássio, carvão vegetal e enxofre.


SERICICULTURA - De acordo com vestígios arqueológicos, as técnicas de criação de larvas para a obtenção de seda já existiam por volta do ano 5.000 a. C. O produto era a mercadoria mais cara da China.

PAPEL-MOEDA - Devido à falta de cobre, a dinastia Tang introduziu esse novo sistema monetário no ano 806; mais de 800 anos antes de o papel-moeda surgir na Europa.

BÚSSOLA - Os chineses descobriram o efeito direcional da magnetita no século 4 a.C. As primeiras bússolas consistiam em um pedaço de pedra-ímã preso a um pau para flutuar em uma bacia de água.

GARFO - Os primeiros utensílios, feitos de ossos, foram encontrados em sítios arqueológicos chineses de cerca de 2.400 a.C.

MACARRÃO - De acordo com a lenda, o explorador italiano Marco Polo levou a massa da China para a Europa no ano 1292.

SINOS - Foram inventados em meados de 3.000 a.C. e eram chamados de lings. Um dos exemplares mais antigos foi encontrado em Henan, na China Central. No século 5 a.C. os sinos eram usados como instrumentos musicais em rituais.

CARRINHO DE MÃO - Foi inventado pelo chanceler chinês Zhuge Liang durante a dinastia Han. Era usado em campanhas militares para levar suprimentos a soldados feridos.

SISMÓGRAFO - Versões rudimentares foram inventadas pelos chineses por volta de 132 a.C, mas indicavam apenas a direção do epicentro do terremoto.

FOGOS DE ARTIFÍCIO - Foram inventados na China há cerca de mil anos, logo após a invenção da pólvora.

ESCOVA DE DENTE - Surgiu no século 15 na China. Uma enciclopédia chinesa de 1498 descreve como pelos curtos e grossos do pescoço de um javali siberiano eram presos a um cabo feito de ossos de animais.

DOMINÓ - O jogo foi criado pelo soldado chinês Hung Ming, que viveu de 243 a.C. a 182 a.C.

NÚMEROS NEGATIVOS - Apareceram pela primeira vez no livro 'Nove capítulos sobre a Arte da Matemática', da Dinastia Han (202 a.C. - 220 d.C.).

GO - O jogo de estratégia foi criado na China no século 6 a. C. Acredita-se que seja a evolução de um utensílio utilizado para marcar datas e épocas do ano.

CÂMERA PINHOLE - Esta câmera sem lentes e apenas uma pequena abertura foi descrita pela primeira vez no século 5, pelo filósofo Mo Jing.

TINTA - Foram inventadas pelos chineses há 4.500 anos, combinando fuligem, óleo de lampião, gelatina e almíscar. Eram usadas para pintar os entalhes em pedra. Com o advento da escrita, foram necessários novos tipos e cores de tintas, produzindo textos detalhados e permanentes.

JOGOS DE CARTA - Os primeiros jogos de carta foram encontrados no século 9, durante a Dinastia Tang.

CARDÁPIO - O primeiro menu de restaurante foi criado há cerca de mil anos, durante a Dinastia Song. A solução foi criada para descrever a abundância de alimentos da culinária chinesa.

ESTRIBO - O registro mais antigo é uma ilustração encontrada em um fragmento de cerâmica em uma tumba no oeste da China, que data de 300 a.C.

PAPEL HIGIÊNICO - O registro mais antigo do uso de papel higiênico é chinês, do século 6, quando Yan Zhitui, erudito e oficial do governo, emitiu um alerta contra usar textos com dizeres filosóficos para limpar o traseiro.

ÁBACO - O suan-pad chinês, criado por volta de 1200, era usado para fazer cálculos. Outros ábacos, com mecânicas diferentes, foram desenvolvidos em outros lugares do mundo.

PARAQUEDAS - Há relatos de acrobatas chineses que flutuavam sobre a terra usando 'guarda-chuvas'. As lendas datam de 90 a.C e contam também a história de um grupo de prisioneiros que teria escapado da morte saltando de uma torre, usando chapéus de palha.

Será que você sabia que isso tudo veio da China?

Fonte: Nin Hao, Superinteressante