Linha de frente: fique atenta com a saúde dos seus seios



Ok, os diamantes até podem ser os melhores amigos das mulheres, mas a gente sabe que, se o seu decote for incrível, dá para dispensar o colar luxuoso! Afinal, você vai querer chamar a atenção só para seus atributos naturais.

Saúde

Descubra quando seus seios pedem uma atenção extra e é hora de você marcar uma consulta com o seu ginecologista. Seus gêmeos precisam de toda a sua dedicação.

Alta sensibilidade

Na TPM você deve sentir dores e mais sensibilidade nos seios. Não se preocupe, é normal. Durante o ciclo menstrual, os níveis de hormônio variam e causam retenção líquida, que resulta no inchaço das mamas. Evitar alimentos ricos em sódio é um jeito inteligente de diminuir o incômodo. Maneire no shoyu, no macarrão instantâneo, na azeitona...

Ops, vazei!

Você não está necessariamente grávida porque sentiu um líquido saindo do mamilo. Talvez o seu namorado tenha apertado demais seus seios, estimulando a secreção. Se isso acontecer com frequência, melhor procurar o médico. Pode ser um cisto, uma doença inflamatória e até um tumor”, diz Renata Di Sessa, do Hospital Santa Catarina, em São Paulo.

Apalpa, apalpa

O câncer de mama é raro entre mulheres com menos de 35 anos, mas faça ultrassom dos seios e não fuja do autoexame. Fique em frente ao espelho e apalpe as mamas e as axilas (se você tiver silicone, vai ser mais difícil identificar problemas). Fique atenta se achar um carocinho...

... macio e maleável como uma uva. Você consegue movê-lo por cima da pele. Deve ser um cisto líquido que desaparece sozinho. Mas, de todo modo, procure seu médico.

... duro e irregular como uma pedrinha. O cisto não se move. Esse tipo pode indicar problemas mais sérios. Converse com o seu ginecologista para que ele peça os exames necessários.

Beleza dos seios

Por que não disputar o prêmio de miss seios com Scarlett Johansson? Com nossas dicas, temos certeza de que você vai vencer a competição fácil, fácil...

Altos e baixos

Se você está sempre perdendo ou ganhando peso, seus seios vão ser um dos primeiros a perceber a mudança dos ponteiros da balança. Isso acontece porque a mama é cheia de células de gordura e, quando você emagrece, a tendência é que o peito diminua de tamanho — e, quando engorda, que aumente. A pele também pode perder colágeno e ficar mais flácida se você elimina muitos quilos. Por isso, o ideal é chegar a um peso padrão e parar por aí. Mas, se precisar de uma recuperação imediata depois de uma dieta daquelas, o dermatologista Jardis Volpe, da Clínica Volpe, em São Paulo, indica cápsulas de Exsynutriment e glucosamina. A primeira é rica em silício orgânico, que ajuda na formação do colágeno. A segunda tem ácido hialurônico, que mantém a pele de todo o corpo bem mais firme.

Sem coceira

A pele do mamilo descama, sim. Para evitar o desconforto, fuja de banhos quentes e hidrate os seios com um creme corporal potente — pode ser o mesmo que você usa no corpo. Mas, se a região nunca para de descascar, melhor ir ao médico. Às vezes, é um sinal de infecção causada por bactéria ou fungo.

Bela adormecida

Se você adora dormir de conchinha com o seu namorado, agora tem mais uma desculpa para amar essa posição: é a melhor para o seu decote. Sim! Desse jeito seus seios ficam aninhados e o peso do corpo não age sobre eles. Barriga para cima também está valendo, claro. Só evite pegar no sono de bruços — você pode acordar com seios doloridos e amassados.

Tratamentos se você quer...

...evitar as estrias

O segredo é hidratar sempre, com creme ou óleo. Melhor ainda se você se preocupar com elas assim que surgem, quando estão vermelhas. Depois de brancas, os resultados diminuem. Se as suas já fizeram aniversário, aproveite um lançamento que chega em fevereiro: o Bio-Oil (29,90 reais), óleo à base de extratos naturais e vitaminas A e E que promete deixar a cor da pele uniforme em três meses.

...se livrar das manchas

Aplique filtro solar no colo todos os dias, é uma região muito sensível! Não se cuidou e ficou manchada? Ok, a gente perdoa. Use o D. Blanc Clareador Corporal, da Dermatus (85,80 reais). De ação calmante, o produto ameniza até as marquinhas mais escuras.

...diminuir a flacidez

A última novidade para o problema é o laser Pixel CO2 Impact (mil reais a sessão*), indicação da dermatologista Mônica Azulay, de São Paulo. Os raios de gás carbônico entram na pele e estimulam a produção de colágeno e elastina, deixando a pele firme. Para dar resultado, a recomendação é fazer cinco sessões a cada 30 dias.

* Preço Pesquisado em Clínicas de São Paulo.

O sutiã ideal

Qual o seu número?

Seios pequenos: O meia taça é seu melhor amigo: segura e aumenta o busto. O push-up turbina mais!
Seios médios: Qualquer modelo serve. Para acertar no tamanho, vire-se de lado e levante os braços. Se a parte de trás do sutiã sair do lugar, está largo. Se o bojo subir, pequeno.
Seios grandes: Alças finas machucam a pele do ombro e não sustentam o busto. Use modelos de alças largas.

Proteção certeira

Por mais linda que seja, nunca compre uma peça que está apertada demais. Ficar com os seios esmagados, além de prejudicar a silhueta, causa danos à saúde: você pode ter até uma inflamação perigosa entre as costelas. Lave seu sutiã uma vez por semana. Se estiver fazendo muito calor, aumente a frequência. Só deixe de vestir a lingerie na hora de dormir.


Fonte: M de Mulher