Como evitar manchas brancas nas unhas


Formadas por células vivas, as unhas, assim como a pele e os cabelos, podem funcionar como um equipamento para avaliação do corpo, sinalizando as condições de saúde do nosso organismo. Unhas transparentes refletem boa saúde.Se as suas unhas estão com manchinhas, você deve observá-las para entender os porquês e o que fazer em nome da beleza delas e de saúde como um todo.

As marquinhas brancas que surgem de vez em quando nas unhas são denominadas leuconíquias.

Algumas situações do dia a dia podem tornar nossas unhas mais propensas ao aparecimento dessas marquinhas, como o contato com produtos químicos agressivos, o esforço exagerado, com movimentos bruscos, ao cuidar das unhas ou pequenas pancadas. Para manter tanto a boa estética, quanto a saúde das unhas, afastando a possibilidade de ter manchinhas brancas, alguns cuidados são fundamentais.

Como evitar as manchas brancas nas unhas

  • Manter as unhas secas e limpas;
  • Não levar as mãos à boca ou roer as unhas;
  • Ter seu próprio kit manicure e higienizá-lo com frequência, mesmo que seja usado só por você;
  • Aparar as unhas preferencialmente em formato quadrado para evitar que encravem;
  • Evitar remover integralmente as cutículas – usar um creme amolecedor e empurrá-las para as extremidades, tentando não cortá-las com alicate;
  • Não usar acetona, optando sempre pelo removedor de esmaltes;
  • Hidratar as unhas com princípios ativos fortalecedores como ureia e lactato de amônia;
  • Evitar usar sapatos apertados ou fechados por muito tempo;
  • Ter cuidado para não ter contato direto das unhas com produtos de limpeza em geral.
A má alimentação, principalmente quando há carência de nutrientes como zinco, ferro, vitamina B6 e vitamina B12, segundo os especialistas; contribui também para a fragilização das unhas tornando-as mais suscetíveis ao aparecimento da leuconiquia. Os nutrientes mencionados são importantes fatores para o metabolismo da derme, a parte profunda da pele, que fica abaixo da matriz da unha.

O uso de certos medicamentos podem ser outra causa para as manchas brancas.
Segundo Anelise Taleb, farmacêutica e bioquímica da TAVE Farmácia de Manipulação, em São Paulo, a leuconiquia, não deve ser subestimada, pois pode ser indício de problemas de saúde que merecem atenção, como insuficiência renal, intoxicação por metais pesados, anemia, deficiência de zinco ou proteínas, psoríase ou micose.

Todavia, não adianta olhar para as unhas e entrar em desespero por conta das tais manchinhas brancas, pois apenas um médico é capaz de diagnosticar corretamente a presença de alguma alteração na saúde. Anelise apenas orienta: “Caso a mancha não desapareça ou aumente, é aconselhável que se procure um médico para que sejam feitos exames bioquímicos específicos”.

Algumas substâncias são aliadas das unhas fortes e saudáveis e podem ser utilizadas, desde que você consulte previamente seu dermatologista:

  • D-pantenol ou pró-vitamina B5, que fortalecem unhas fracas e quebradiças;
  • Queratina, responsável pela consistência endurecida das unhas;
  • Methiosilane C, por promover ação regeneradora das unhas, já que favorece a queratinização e o fornecimento de metionina,um dos componentes das proteínas, para o metabolismo.
Cuidar adequadamente de você mesma com higiene das unhas, uma dieta equilibrada e uma rotina ativa fisicamente é importante para que sua saúde se manifeste brindando você com unhas lindas.

Fonte: Dicas de Mulher