Como fazer para o cabelo crescer mais rápido


Os cabelos são muito importantes na aparência tanto de mulheres quanto de homens. E quando alguma coisa não vai bem no corpo, o crescimento dos cabelos pode ficar mais lento, além de acontecer queda e escassez de fios. Quem sonha com uma cabeleira longa, por diversos motivos, precisa em primeiro lugar manter uma boa alimentação.

Cada fio cresce em média 1,2cm por mês, medida que pode variar de acordo com os cuidados que cada pessoa dispensa com a saúde e com os próprios cabelos.

Os principais motivos do crescimento lento dos cabelos são alterações hormonais decorrentes de distúrbios nos ovários e na tireoide; alimentação pobre em nutrientes importantes para que os cabelos cresçam; algumas doenças crônicas; produção sebácea descontrolada e causas genéticas. Se perceber queda excessiva de cabelo e afinamento dos fios, procure um médico para verificar se não existe uma patologia por trás disso.

Para acelerar o crescimento dos cabelos

É possível fazer os cabelos crescerem até duas vezes mais rápido, seguindo algumas dicas. Depois que constatar que não há nenhum problema de saúde que esteja prejudicando a produção do fio, você pode adotar algumas medidas para dar aquela turbinada no crescimento.

Suplementação capilar

Uma das medidas que apresenta resultados mais efetivos é a suplementação de nutrientes para o bulbo capilar, que é onde os fios são fabricados. O cabelo precisa de determinados nutrientes para crescer forte, saudável e depressa. Os nutrientes são os mesmos para todo mundo, mas a necessidade varia de pessoa para pessoa, então é necessário fazer um produto personalizado para as suas carências. Os nutrientes são Cisteína (aminoácido), vitaminas do complexo B e sais minerais (ferro, zinco, cobre e magnésio). Com acompanhamento de um dermatologista, você descobre a fórmula para fazer seus cabelos crescerem até 2,4cm por mês, com um medicamento que será manipulado.

A alimentação ideal para os cabelos crescerem mais rápido

A alimentação influencia diretamente no crescimento dos cabelos. Alguns alimentos especialmente são ótimos para quem quer desfilar por aí uma cabeleira forte e longa. Confira alguns deles:

  • Proteínas. Fontes: carnes, frango, peixe e ovo;
  • Ferro. Fontes: carnes, feijão, lentilha e folhas verde-escuras;
  • Enxofre. Fontes: couve, couve-flor, brócolis, agrião, repolho;
  • Cálcio. Fontes: leite e derivados;
  • Selênio. Fontes: peixe, grãos, carnes, leite;
  • Zinco. Fontes: leite, fígado, moluscos, farelo de trigo;
  • Vitaminas do complexo B. Fontes:  carne de porco, fígado, vísceras, legumes, grãos integrais (vitamina B1); leite e derivados, ovos, vegetais de folhas verdes (vitamina B2); carne de porco, farelo e germe de cereais, leite, gema de ovo, farinha de aveia (vitamina B6); fígado, leite e derivados, carnes, ovos ( vitamina B12).
Atitudes que fazem o cabelo crescer mais devagar

Se alguns fatores aceleram o crescimento dos cabelos, outros só atrapalham o processo. Fumar, viver sempre estressado, tomar banhos muito quentes, massagear demais o couro cabeludo ou usar as unhas na hora de lavar são os principais. Outros hábitos como dormir com os cabelos molhados, usar produtos não recomendados para o seu tipo de cabelo e abusar dos produtos sem enxágue devem ser evitados para não retardar o seu crescimento.

Produtos que fazem os cabelos crescerem mais rápido

No mercado encontra-se uma infinidade de produtos que prometem acelerar o crescimento dos cabelos. Mas vale lembrar que o que faz efeito para a sua amiga ou para a blogueira mais antenada da internet pode não ser tão bom assim para você, já que cada cabelo tem as suas características e necessidades, então vai apresentar uma resposta diferente.

Alerta importante!

Circulam na internet muitas receitas que prometem fazer os cabelos crescerem até 5cm em um mês. Muitas delas utilizam componentes perigosos e não são poucos os casos de pessoas que perdem os cabelos por conta destas receitas. O mais famoso produto que supostamente faz os cabelos crescerem espantosamente é o Monovin A e B12, um produto de uso veterinário, injetado em cavalos, originando o chamado “shampoo bomba”. O seu uso é extremamente perigoso e totalmente contraindicado para o uso em seres humanos. Confira alguns dos efeitos da superdosagem da vitamina presente no medicamento animal:

Pela hipervitaminose A podem surgir manifestações como pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, ceratose folicular, papiledema, dores nos ossos longos e dores articulares, dores de cabeça, tonturas e náuseas, diplopia (visão dupla), queda de cabelos, câimbras  lesões hepáticas e paradas do crescimento. Podem surgir também falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos. Aumento do baço e fígado, alterações de provas de função hepática, redução dos níveis de colesterol total e HDL colesterol também podem ocorrer.

O uso do Monovin A não é recomendado, mesmo que em pequenas quantidades, já que ainda assim seria uma dosagem diferente da que o organismo está acostumado. A indicação é suprir as necessidades da vitamina por meio de alimentação adequada. E ainda que o produto seja de uso externo, vale lembrar que seus componentes penetram na corrente sanguínea!

Fonte: Aperta Enter