Como fazer para a pele parar de descascar?


Você vê flocos de pele caindo quando você tira a roupa à noite? É o seu nariz coçando, ou são suas pernas ásperas e com coceira? Relaxe, a descamação da pele não significa que você está mudando de pele. Na maioria dos casos, a descamação é causada por queimaduras solares, desidratação ou algum tipo de irritação. Aqui está o que pode estar causando a descamação da pele e como tratá-la:

  • Queimadura solar ou exposição excessiva ao sol. Os raios UV podem danificar a pele até que ele literalmente descasque. Tome uma ducha fria, aplique vinagre branco para a área de descamação e use compressas frias para aliviar a dor. Em seguida, trate a sua pele sensível queimada com loção hidratante de aloe vera até a cura. Agora, cá entre nós: cadê seu filtro solar para prevenir essas queimaduras de sol, hein? Além da pele descascando você pode muito estar alimentando um câncer de pele;
  • Eczema, uma erupção comum, pode fazer a pele descascar e causar coceira. Trate-o com um creme de cortisona duas vezes por dia e evite coçar;
  • Psoríase, outra condição da pele bastante comum, deixa a pele escamosa, descascando, e muitas vezes branca. Hidratantes intensos podem ajudar a suavizar manchas e parar a pele de descascar.
Se você não tomou sol e mesmo assim, sua pele está descascando, nada como uma consulta a um dermatologista para esclarecer suas dúvidas. Afinal, ele é a melhor pessoa para te ajudar nesse momento. 

Porém, muitas vezes, a pele descascando é causada simplesmente pela falta de hidratação. Você pode tratar isso facilmente com remédios caseiros e comportamentos especiais.

Comece o “tratamento” parando de coçar a área que está descascando. Você pode odiar como sua pele descascando se parece, mas quanto mais você cutucar, mais você irá descascar. Coçar pode te fazer se sentir bem por um momento, mas intensifica a descamação e a coceira e pode causar uma infecção. Ao invés de “rasgar’ a pele morta, corte-a com uma tesoura devidamente esterilizada, sem puxar a pele. Após essa “limpeza”, pegue um hidratante sem perfume e aplique várias vezes ao dia sobre a região que está descascando.

Tome um banho de aveia para aliviar a coceira e descamação da pele lisa, mas não em água quente, que esgota a pele de seus óleos naturais. Ou tome uma ducha fria e lave com óleo de bebê. Um hidratante fabuloso, óleo de bebê pode parar a sua pele de descamar com poucas aplicações.

Comer melhor ajuda também a aumentar a sua ingestão de proteínas, através do consumo de shakes de proteína, carnes magras, peixes e ovos. Mantenha uma dieta rica em ferro e vitaminas A, B e C, pois estes podem melhorar significativamente a sua pele em cerca de um mês. Encontre ferro em feijões, ervilhas, cereais fortificados e folhas verdes escuras e obtenhas suas vitaminas A, B e C das frutas cítricas.

Na sua geladeira, podem existir remédios naturais eficientes também neste tratamento. Rale um pepino e aplique a polpa sobre a pele em descamação regularmente, já que este funciona como um hidratante natural. Junte com azeite, mel e açafrão em um liquidificador para fazer uma pasta, em seguida, espalhe na descamação da pele todos os dias. Massageie com mel sobre a área afetada e deixe por 45 minutos antes de enxaguar.

Se nenhuma dessas soluções funcionar ou até antes de tentar qualquer solução, consulte o seu médico. O que podemos afirmar aqui é que, na maioria dos casos, a descamação da pele é causada por uma simples falta de umidade e pode ser tratada facilmente em casa.

Fonte: Beleza masculina