Como limpar as orelhas de cachorro e gato


A Limpeza das orelhas dos pets faz parte de seus cuidados de higiene periódicos. Aprenda como fazer. Os animais de estimação mais populares no Brasil são os cachorros e gatos, o país perde apenas para os Estados Unidos quando o assunto é ter um pet em casa. Mas ter um bichinho de estimação requer cuidados e atenção, eles se tornam membros da família e precisam se alimentar, realizar suas necessidades fisiológicas, se exercitar e de atenção com a saúde. Porém muitos donos esquecem, na hora da adoção, os cuidados que serão necessários. As orelhas são uma parte do corpo dos pets que merece atenção, você precisa saber como limpar as orelhas de cachorro e gato para fazê-lo corretamente.

Por que limpar?
Realizar uma boa higiene nas orelhas e, por consequência, nos ouvidos é importante, isso evita infecções, otites (inflamação nos ouvidos), odores ruins, e outros problemas de saúde que possam atingir o aparelho auditivo. A limpeza das orelhas nos animais domésticos portanto é uma ação de prevenção e cuidado. Tanto cachorros quanto gatos podem contrair estas doenças.

Como limpar as orelhas do cão?

Antes de iniciar o processo de limpar as orelhas do cachorro, é preciso reunir os materiais necessários, sendo eles: algodão limpo e produto adequado para esta ação. Primeiro aplique o produto na própria orelha do cachorro, pegando um pouco do canal do ouvido. Depois, com o algodão, realize movimentos circulares, suavemente. Quando estiver perto do canal do ouvido, seja mais delicado. Em hipótese alguma o algodão deve ser colocado dentro do ouvido, e não devem ser usados cotonetes ou objetos pontiagudos.

Como limpar as orelhas do gato?

O modo de como fazer para limpar as orelhas dos felinos é de forma similar a dos cachorros. O processo se inicia separando um algodão limpo e produto para limpar orelhas de gatos. Cotonetes e objetos pontiagudos não devem ser utilizados. O produto deve ser aplicado na parte interna da orelha, que por ser sempre ereta, por conseguinte cai no canal do ouvido. Depois de aplicado o produto, o algodão deve ser passado de forma suave na orelha.

Cuidados especiais
A limpeza das orelhas deve ser feita de forma mais frequente em algumas raças de cães e gatos. Nos cachorros, este cuidado é mais importante nas raças Basset Hound, Cocker Spaniel, Beagles,e todas as que possuam orelhas compridas. Quanto maior a orelha, mais fácil o acumulo de sujeiras, aumentando a probabilidade de infecções. Nos gatos, a atenção vai para as raças persa, himalaio, e gatos que possuam um focinho bem achatado. Este formato de focinho deixa o gato mais propenso à má drenagem de lagrimas, e acaba afetando os ouvidos, já que fazem parte do mesmo sistema.

Fonte: Portal Pets por Maria Paula