Rondonópolis/MT,

Mesa de revistas: faça você mesmo


Às vezes torço o nariz pra alguns tipos de reaproveitamento, não que eu seja contra a reciclagem, mas vocês já viram uma samambaia de pet? E aqueles cinzeiros de latinha? Não dá né meu povo? Cada um na sua, mas esse estilo mãe Lucinda não faz minha cabeça não. Se quer reaproveitar, que fique digno de ficar na sala com garbo e elegância. Foi pensando nisso (e na falta de grana) que decidi criar uma mesa de centro um pouco diferente pra minha sala, saca só:

Tinha visto esse projeto há um tempo no Pinterest, mas o acabamento não era lá essas coisas. Era só um monte de revista amarrada, sem base nem um tampo, digno de um post do Fail Decoration. Como o combinado aqui é fugir do resultado "trabalhinho escolar", procurei dar uma turbinada na ideia e deixá-la mais apresentável. Sou meio maníaco com revistas (assinava 6), e como era apegado a elas ficava com dó de jogar fora, o que resultou em muuuuuitas delas que se tornaram a base de tudo. O resto é moleza e eu mostro a seguir. 

Materiais:
- Revistas (para uma mesa de 70cm de diâmetro, usei aproximadamente 150 revistas).
- Base de mdf 2cm de espessura em formato redondo
- Tampo de vidro temperado 8mm de espessura
- 4 rodízios
- 2 cintos
- Silicone Auto-Adesivo de auto impacto. Hein???

As revistas precisam ter a mesma altura pra que o tampo de vidro não fique sambando. Falando em vidro, você pode encomendar em qualquer vidraçaria por uma média de 50 reais. No caso da base em mdf, é só pedir pra cortar em qualquer madereira (30 reais). Os rodízios você encontra em lojas de ferragens ou materiais de construção. É lá também que se acha os adesivos de silicone. Os cintos eu comprei num camelô e custou 5 reais cada.

Passo a passo:
1- Enrole cada revista e prenda no meio com uma fita adesiva larga. O tubo resultante deve ter aproximadamente 5cm de diâmetro. Reserve;
2- Parafuse os rodízios na base de mdf em quatro cantos diferentes. Use uma fita métrica pra garantir que não fiquem desalinhados;
3- Arrume os tubos de revistas em cima do mdf;
4- Junte os dois cintos, prendendo a ponta de um na fivela do outro. Assim vai ficar um cinto só bem grandão;
5 - Passe os cintos pelas revistas e aperte até ficar bem fixo;
6- Cole os adesivos em cima das revistas. Pra não se confundir, use como referência os rodízios;
7- Coloque o tampo de vidro por cima e tá pronto! ;)


>> Tá difícil encontrar um monte de revista da mesma altura? Se vc conhecer alguém que trabalhe com guilhotina de papel, pode pedir pra cortar o que tá sobrando. Eu fiz isso. 
>> Prefira sempre o vidro temperado. Apesar de ser um pouco mais caro, ele suporta melhor o peso, além de resistir a temperaturas altas. Então vale a pena tirar o escorpião do bolso e gastar um pouquinho mais.
>> Usei os rodízios de silicone. São pouco mais caros que os convencionais, mas são mais bonitos. O acabamento agradece.
>> Para prender as revistas, use também cintos de couro com furos normais. Fica bem bacana.

Com o tempo de uso, descobri a versatilidade dessa moça. Já escorei o pé (a mulherada surta), usei de ponto de apoio pra tira gosto em festas, sem contar  que ela tá sempre de braços abertos pra um controle de tv, video game, som, etc.

Fonte: Homens da Casa