Uma Compra, cinco jantares


Fazer experiências culinárias é louvável, mas não há necessidade de procurar um novo ingrediente nas prateleiras todos os dias, nem de jogar fora o que não é usado depois de uma receita feita. O melhor é planejar com eficiência o que vai parar na geladeira, assim você não desperdiça horas preparando uma única refeição e ainda economiza uma boa grana. Com pouco dinheiro e nossa indicação do que comprar você sai do supermercado com material suficiente para merecidos e saborosos jantares.

SUA LISTA DE COMPRAS

Hortifrúti
- 1 embalagem de tomate-cereja
- 2 pimentões (1 vermelho e 1 verde)
- 1 cebola grande
- 1 pimenta dedo de moça
- 1 embalagem de rúcula
- 1 ramo de brócolis
- 1 ramo de coentro
- 1 cabeça de alho

Açougue
- 1 frango inteiro
- 450 g de linguiça italiana apimentada
- 450 g de linguiça de peru defumada
- 450 g de fraldinha

Mercearia
- 2 minibaguetes integrais
- 1 pacote (500 g) de batatas pré-cozidas
- 2 latas de tomates cozidos sem casca
- 1 lata de feijão-preto cozido
- 1 pacote pequeno de tortilhas de milho
- 1 pacote fettuccine

Laticínios
- 1 pacote de cream cheese

Itens de despensa
 (Tenha sempre em estoque)
- Sal e pimenta-do-reino
- Azeite de oliva extravirgem
- Queijo parmesão
- Mostarda Dijon
- Vinagre balsâmico
- Molho de pimenta

Segunda-feira

Frango assado com cebolas, pimentões e tomates
Por que segunda-feira é um ótimo dia para frango assado? Isso está relacionado a uma boa gestão do tempo. Com o forno já ligado, você pode preparar ingredientes para mais quatro jantares da semana.
2 pimentões com o talo e as sementes removidas, cortados em pedaços de  até
2 dedos (3 centímetros)
1 cebola picada do mesmo tamanho
1 embalagem de tomate-cereja
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 frango inteiro, com miúdos removidos, lavado, seco e temperado a gosto
1 cabeça de alho
Preaqueça o forno na temperatura alta e mantenha duas grelhas nele. Coloque os pimentões e as cebolas em uma assadeira. Adicione os tomates, o azeite, o sal e a pimenta. Coloque o frango em uma segunda travessa.
Corte o terço superior da cabeça de alho. Descasque os dentes dessa parte e coloque-os junto com os vegetais. Salpique uma pitada de sal sobre a parte que sobrou, embrulhe-a com papel-alumínio e coloque na assadeira junto com o frango.
Posicione a forma com a ave na grelha de baixo e asse por 15 minutos. Só então coloque a assadeira com os legumes na grelha superior. Continue assando até que o frango fique dourado e a pele solte das coxas. Isso deve demorar outros 25 ou 30 minutos, mas troque as assadeiras de lugar no meio deste intervalo. Depois de pronto, coloque o frango em uma tábua de cortar e deixe descansar por 10 minutos. Transfira os vegetais para a outra assadeira para absorver o tempero. Sirva metade do frango com metade dos legumes.
Dica!
Guarde na geladeira separadamente os restos de frango, vegetais e alho assado. Eles serão ingredientes de outros pratos durante a semana.

Terça-feira

Linguiça defumada e apimentada na baguete
A maior parte do tempo gasto para fazer o sanduba de linguiça é só o necessário para assar a cebola e os pimentões. Mas, espere, eles já estão prontos na sua geladeira!
1 colher (sopa) de azeite
450 g de linguiça de peru defumada
Mistura de pimentão e cebola reservada
2 minibaguetes integrais inteiras
½ xícara de rúcula lavada
Molho de pimenta
Aqueça o azeite em temperatura média em uma frigideira grande até que ele borbulhe. Adicione as linguiças e tampe a panela. Cozinhe por cerca de 10 a 12 minutos, girando-as de vez em quando, até que fiquem cozidas por dentro.
Acrescente a mistura de pimentão e cebola à frigideira e continue cozinhando por mais 2 minutos até que os vegetais fiquem quentes.
Enquanto a linguiça estiver cozinhando, corte os pães ao meio e toste-os com um grill ou frigideira. Quando tudo estiver pronto, recheie cada um deles com pedaços de linguiça, pimentão, cebola e rúcula. Dê um toque final com molho de pimenta.

Quarta-feira

Frango picante e tacos com feijão-preto
Prepare um molho apimentado super-rápido para dar gosto aos tacos de frango. Como o frango já está assado desde segunda-feira, você tem até tempo para uma cerveja enquanto o molho estiver cozinhando.
1 maço de coentro com os caules
e as folhas separados
1 lata de tomates cozidos sem casca
1 pimenta com caule e sementes removidas
½ frango assado com pele e ossos removidos e despedaçado
Sal e pimenta
1 lata de feijão-preto lavado escorrido
4 tortilhas de milho
½ xícara de cream cheese
No liquidificador ou processador, misture os caules de coentro com o tomate e a pimenta. Transfira a mistura para uma panela média e leve para cozinhar com fogo médio até ferver. Cozinhe por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando, até que o molho fique grosso e reduzido pela metade.
Despeje o molho sobre o frango e tempere com sal e pimenta-do-reino. Aqueça os feijões em uma pequena frigideira em fogo médio por cerca de 4 minutos. Mexa e amasse-os com a parte de trás de uma colher grande, até que eles fiquem em pedaços grossos. Tempere os feijões com sal e pimenta.
Em uma frigideira seca, aqueça as tortilhas até que fiquem quentes e maleáveis. Monte-as com o frango, os feijões, o cream cheese e as folhas de coentro.

Quinta-feira

Fettuccine com linguiça bolonhesa e brócolis
O alho assado que você fez no começo da semana garante um sabor especial a esse molho. A receita rende o suficiente para quatro, então convide um casal de amigos para vir com uma boa garrafa de vinho tinto.
1 lata de molho de tomate
½ cabeça do alho assado reservado, descascado
2 colheres (sopa) de azeite
450 g de linguiça italiana apimentada, com o revestimento removido
½ xícara de parmesão ralado
1 ramo de brócolis picado
1 pacote de fettuccine
No liquidificador, misture os tomates e o alho. Reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira com fogo médio até que ferva. Acrescente a linguiça e cozinhe por 10 minutos, quebrando-as com uma espátula ou colher de pau, até que estejam tostadas.
Adicione o purê de tomate à panela com as linguiças e deixe ferver. Mexa ocasionalmente, até que o molho engrosse. Isso demora em torno de 10 minutos. Depois, salpique o parmesão no molho.
Coloque os brócolis em uma panela, em fogo alto, com água e sal até que fiquem crocantes e macios. Remova-os com uma pinça, coloque em uma peneira e, então, adicione o fettuccine à água. Cozinhe até ficar al dente e escorra. Sirva a massa com o molho bolonhesa e o queijo extra, com os brócolis ao lado.

Sexta-feira

Fraldinha grelhada com mostarda e rúcula
Você já fez quatro ótimos jantares esta semana sem suar. Então, está na hora de inaugurar o fim dela com um mais que merecido bife ao estilo toscano.
½ cabeça do alho assado reservado
½ colher (sopa) de molho de pimenta
3 ½ colheres (sopa) de mostarda Dijon
Sal e pimenta-do-reino fresca
450 g de fraldinha
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Rúcula reservada
Descasque o alho assado e, então, use a lateral da faca para amassá-lo como uma pasta. Em um pote, junte o alho, o molho de pimenta-do-reino, 3 colheres (sopa) de mostarda, ¾ de colher (sopa) de sal e ½ colher (sopa) de pimenta. Enxágue a carne e bata até que fique seca, então esfregue a mistura de alho e mostarda sobre ela.
Preaqueça uma panela com fogo alto. Coloque o bife e cozinhe-o, virando uma vez, até que a carne fique ao ponto. Isso vai levar de 4 a 6 minutos para pedaços mais finos, e de 6 a 8 para os mais grossos. Deixe o bife descansar por 10 minutos.
Nesse meio tempo, misture o azeite, o vinagre, a ½ colher de sopa de mostarda restante, o ¼ de colher (sopa) de sal e  pimenta, formando um molho. Quando estiver pronto para comer, coloque no prato a rúcula com o molho e fatie a carne.
Dica!
A receita alimenta dois, mas você está sozinho… Melhor ainda! Isso significa que seu almoço de amanhã já está pronto.

Não perca dinheiro na cozinha

Nada de jogar comida fora. Comprar de maneira inteligente garante economia
Congele as suas carnes: compre os bifes, costelinhas e filés
quando eles estão na promoção e use saquinhos bem resistentes
para armazená-los no freezer.
Consuma o que você tem: abriu pote de cogumelos e não usou tudo?
Coloque um pouco na omelete. Encontrou alguns vegetais passando do ponto? Corte-os, tempere com azeite e sal e asse.
Compre a granel:  levando para casa apenas o que precisa, quando
precisa, você reduz o desperdício de alimentos ricos em fibras como nozes,
quinua e arroz integral.

Fonte: Revista Men’s Health