Coquetéis para carnívoros


Drinques que levam bacon, carne ou frutos do mar são tendência lá fora – prove sem medo.

1. Caviar Sour

Vodca e caviar são uma combinação clássica russa. Você pode variar – e economizar – ao usar outros tipos de ovas.
Ingredientes: 60 ml de vodca, 30 ml de suco de limão-siciliano, 2 colheres (chá) de açúcar, ½ clara de ovo
Guarnição: 1 colher (café) de caviar ou outras ovas de peixe (salmão, capelin ou peixe-voador)
Preparo: coloque todos os ingredientes numa coqueteleira com muito gelo. Bata vigorosamente e coe. Sirva com as ovas sobre a espuma que vai se formar.

2. Fishy Mary

Frutos do mar com tomate lembram o tradicional coquetel de camarão, só que alcoólico e mais refrescante.
Ingredientes: ½ colher (café) de flor de sal, 1 lance de tabasco, 1 colher (chá) de molho inglês, ½ filé de anchova, suco de ½ limão-siciliano, 50 ml de vodca, 100 ml de suco de tomate, pimenta-do-reino a gosto
Guarnição: 1 camarão cozido, 1 filé de anchova e 1 azeitona sem caroço
Preparo: coloque o sal, o tabasco, o molho inglês, a anchova e o suco de limão no fundo do copo. Macere com um pilão de caipirinha até obter uma pasta uniforme. Adicione gelo, vodca e suco de tomate. Misture e tempere com pimenta-do-reino. Num espeto de madeira, intercale o camarão, o filé de anchova enrolado e a azeitona.

3. Bullshot

É uma versão do bloody mary com caldo de carne no lugar do suco de tomate. As quantidades variam de acordo com o tamanho do copo.
Ingredientes: 1 parte de vodca, 2 partes de caldo de carne industrial ou caseiro, suco de limão-siciliano, molho inglês, Tabasco, sal e pimenta-do-reino a gosto
Guarnição: cenoura
Preparo: bata todos os ingredientes numa coqueteleira com gelo e coe sobre um copo, também com gelo. Sirva com a cenoura.

4. Octopussy Martini

Se azeitonas e cebolinhas podem guarnecer martínis, por que não um naco de polvo em conserva? Prove e não se arrependerá.
Ingredientes: 75 ml de gim, algumas gotas a 15 ml de vermute francês Noilly Prat (dependendo de quão “seco” você quer seu martíni)
Guarnição: polvo em conserva, picles de pepino e de cebolinha
Preparo: num mixing glass com muito gelo, despeje o gim e o vermute. Mexa bem e coe sobre uma taça previamente gelada. Guarneça com um espeto com o polvo, o pepino e a cebolinha.

5. Smoky Old-Fashioned

O single malt defumado já tem aromas que lembram bacon: as tiras de carne suína crocante completam o drinque-refeição.
Ingredientes: 60 ml de uísque single malt de caráter defumado*, 10 ml de xarope de maple ou 1 colher (chá) de açúcar, 4 lances de Angostura bitters
Guarnição: 1 twist de laranja e 1 tira crocante de bacon
Preparo: num copo old-fashioned, misture o xarope de maple e a Angostura. Adicione bastante gelo, misture, junte o uísque e mexa até a bebida ficar bem fria. Sirva com o twist de laranja e o bacon.
*Os single malts das ilhas ocidentais da Escócia (Islay e Skye) são defumados por causa do uso da turfa, tipo de combustível fóssil, para secar a cevada. Hoje, as marcas vendidas oficialmente no Brasil são a Jura (R$ 188,99, 16 anos, 700 ml, em imigrantesbebidas.com.br) e a Ardbeg, ambas de Islay.

Fonte: Revista VIP por Marcos Nogueira
Foto: Felipe Gombossy
Receitas: Alexandre D’Agostino, barman do restaurante Spot