Arrase na prova prática de direção veicular


Reza a lenda que conseguir passar no exame de direção veicular logo de primeira é quase impossível! Para conquistar a tão sonhada habilitação, o/a candidato/a precisa mostrar-se apto/a em quatro exames: o médico, o psicológico, o legislativo e o prático. E é justamente nessa última etapa, quando falta tão pouco para a conclusão do processo, que a maioria das derrapadas acontece. Em São Paulo, por exemplo, o nível de reprovação é de 24%. No Paraná, a taxa aumenta para 46%, enquanto o Rio Grande do Sul tem 60% de seus candidatos reprovados.

Muitos reclamam da rigidez dos examinadores no momento da avaliação. Entretanto, é normal que se exija muito dos futuros motoristas, uma vez que o trânsito brasileiro se torna um ambiente cada vez mais complexo e perigoso. No geral, boa parte das negativas nas provas práticas deve-se ao nervosismo e à falta de atenção do condutor. Por isso, controle-se! Se você está fazendo a prova é porque o seu instrutor o/a considera mais do que pronto/a para enfrentá-la. Fique atento/a aos pontos a seguir e prepare-se para ser o/a mais novo/a motorista da cidade!

- Continue praticando a direção na semana da prova. Se possível peça ao seu instrutor para levá-lo/a ao local do exame, assim você poderá se familiarizar com o percurso.

- Na noite anterior, coma alimentos leves e procure dormir cedo. 

- Antes de sair de casa, lembre-se de vestir uma roupa adequada para o teste. Além de colocar um sapato confortável e de sola plana, é proibido o uso de minissaias, blusas decotadas, camiseta regata, boné e chinelo. 

- No local de espera, procure relaxar. Puxar papo com outros candidatos pode não ser uma boa ideia, pois o nervosismo deles pode acabar afetando você. Leve um livro ou uma revista para distrair a mente. 

- Ao entrar no carro, seja educado/a com o seu examinador. Depois disso, evite conversas e procure dirigir como se ele não estivesse ali. 

- Antes de qualquer coisa, coloque o cinto de segurança e ajuste os retrovisores externos e o interno. 

- Faça o percurso devagar e de forma tranquila. Na maioria das cidades, não se pode ultrapassar os 40 km/h. Atenção aos semáforos e às placas sinalizadoras. NUNCA passe quando o sinal estiver amarelo.

- Em cruzamentos, olhe sempre para os dois lados e, ao fazer curvas, tome cuidado para não invadir a faixa contrária. 

- Atenção às setas! Não se esqueça de acioná-las sempre que realizar uma conversão ou estacionar – como na baliza, na faixa e na rampa.

- Execute a baliza com tranquilidade. Fazer os movimentos rapidamente só irá atrapalhar. O mesmo serve para a ladeira. Nesse caso, lembre-se de que é proibido utilizar a embreagem para controlar o carro. O correto é parar e acionar o freio de mão.

Fonte: Petrobrás/Mdemulher