Extensão de cílios coloca visão em risco


Uma nova técnica para deixar os cílios mais bonitos e volumosos faz sucesso no mundo, mas, de acordo com pesquisas e especialistas, ela pode ser um perigo enorme para a visão! Isso porque após aplicar a extensão nos fios, mulheres precisaram recorrer a tratamentos com colírios e pomadas a fim de contornar distúrbios oculares.

O procedimento estético é oferecido em salões de beleza, clínicas de estética e pode até mesmo ser comprado pela internet. Ele consiste em fios sintéticos que são colados, um a um, aos cílios naturais.

“Ele está se tornando popular porque o resultado final é mais natural e dura mais do que outros tipos de cílios postiços disponíveis. No entanto, as consultas em clínicas oftalmológicas motivadas por queixas em relação a este procedimento têm aumentado bastante. Um estudo realizado no Japão e publicado no The Journal of Cornea and External Diseases faz uma análise importante sobre as doenças provocadas por essa prática”, afirma a oftalmologista do Instituto de Moléstias Oculares (IMO) Dra. Meibal Junqueira.

Segundo a especialista, o estudo analisou casos de 107 mulheres, com idades entre 21 e 60 anos, que procuraram clínicas oftalmológicas no Japão, entre março de 2007 e março de 2010, com sintomas oculares decorrentes de extensões de cílios. Nenhuma das mulheres tinha um histórico de doença ocular prévia. Elas apresentaram problemas como ceratoconjuntivite, blefarite alérgica, erosão de conjuntiva e hemorragia subconjuntival.

A principal causa dessas doenças foi o nível de formaldeído encontrado nas colas utilizadas para fixar os cílios. Também foi detectada a presença de chumbo e ácido benzoico na composição. Além disso, ingredientes dos removedores da cola causaram feridas nos olhos.

Para que a extensão de cílios fosse feita de uma maneira minimamente segura seria preciso, entre outras atitudes, desinfetar dispositivos que entram em contato com os olhos; fornecer instruções de manuseio e mudar ingredientes das colas.  “Como estamos longe de seguir todos estes cuidados, o mais recomendável para a saúde ocular é que a extensão de cílios não seja realizada”, recomenda o oftalmologista e diretor do IMO Dr. Virgílio Centurion.

Fonte: iTodas