Rondonópolis/MT,

Pegadinhas de tecnologia enganam internautas no dia 1º de abril


Como já é tradição no dia 1º de abril, sites e empresas de tecnologia pregam pegadinhas nos internautas publicando novidades e lançamentos falsos e absurdos. Confira as melhores piadas noticiadas nesta segunda-feira (1):


Gmail Blue (Foto: Reprodução)
Gmail azul
O Google anunciou o lançamento do Gmail Blue (azul, em português). "Bonito. Rápido. Poderoso", escreveu a companhia em uma página sobre o suposto novo serviço, que deixa todo o Gmail na cor azul.
“Ao tentar trazer o e-mail para o século 21, enfrentamos o desafio de como redesenhá-lo e recriá-lo completamente, mas mantendo exatamente o mesmo. A resposta é o Gmail Blue”, disse Richard Pargo, gerente de projeto, no vídeo (acesse aqui). “É o Gmail, só que azul. A inspiração veio da natureza”, acrescentou.

Google Nose (Foto: Reprodução)
Google faz buscas por cheiros
A companhia americana também anunciou o lançamento do Google Nose, um novo serviço de busca por cheiros. "Tente pesquisar no Google por 'cachorro molhado' e explorar outros cheiros que as pessoas sentem", disse o Google (acesse aqui).

"Nós percebemos que havia uma parte importante da experiência de busca que estávamos descuidando", disse Jon Wooly, gerente de produto, em um vídeo. Com 15 milhões de cheiros no banco de dados, o serviço falso ainda está em fase de testes e permite que o usuário digite palavras-chave para sentir aromas.

Twttr (Foto: Reprodução)
Twitter começa a cobrar por vogais
O Twitter anunciou neste 1º de abril que começará a cobrar os usuários pelo uso de vogais nas mensagens.
“A partir de hoje todo mundo pode usar nosso serviço básico, o Twttr, mas apenas com consoantes. Por US$ 5 por mês, você pode usar o nosso serviço premium "Twitter", que inclui também vogais”, escreveu a companhia (acesse aqui).
De acordo com o microblog, a decisão de eliminar as vogais tem o intuito de incentivar uma forma “mais eficiente e densa de comunicação”. “Vemos também uma oportunidade para diversificar a nossa receita”, disse o Twitter.

YouTube (Foto: Reprodução)
Google fecha o Youtube
No domingo (31), o YouTube anunciou, por meio do seu blog oficial, que iria encerrar suas atividades a partir da meia-noite.
Quando o site foi criado, em 2005, os fundadores queriam inventar uma maneira de chamar as pessoas para participar de um concurso para encontrar o melhor vídeo, de acordo com a companhia.

“Quase oito anos depois, com 72 horas de vídeos carregados a cada minuto, finalmente temos conteúdo suficiente para encerrar a competição. Começamos o processo para selecionar um vencedor e, a partir da meia-noite, iremos fechar o site para inscrições”, disse o YouTube. "Finalmente é hora de escolher o vencedor" (acesse aqui).

'Animalia' (Foto: Reprodução)
Sony lança produtos para animais
A Sony anunciou nesta segunda-feira (1º) o lançamento de uma linha de produtos falsa criada especialmente para animais de estimação. A linha chamada “Animalia” inclui produtos da marca Sony destinados aos donos de cachorros, gatos e hamsters.
“Na Sony, nós pensamos em como fazer eletrônicos que atingem as vidas de todos os membros da família. Mas tem um membro que é sempre deixado de lado. Até agora”, disse Tom Barret, engenheiro de projeto, em um vídeo publicado no YouTube (acesse aqui).

Site 'The Pirate Bay' 'muda' de nome neste
1º de abril (Foto: Reprodução)
'The Pirate Bay' muda de nome
O site de download de arquivos torrent "The Pirate Bay" "anunciou" (clique aqui) nesta segunda-feira (1º) que, "após tentar lucrar com a hospedagem de seus servidores na Coreia do Norte", os computadores do serviço, polêmico por oferecer conteúdo pago de forma gratuita, mudariam para os EUA. Com isso, o nome do serviço também mudaria de nome, para "The Freedom Bay".
"Retiramos nossos servidores da malvada Coreia do Norte e os enviamos para a nação mais extraordinária do mundo", diz, ironicamente, o site sueco. "Trabalhamos próximos do governo norte-americano para garantir forças contra qualquer ameaça nuclear de Kim Jong Un". O serviço ainda disse que iria interromper o download de torrents em alguns países "para evitar confusões" e que daria aos downloads norte-americanos "uma força extra".

Google Maps (Foto: Reprodução)
Google Maps lança mapa do tesouro
Mais uma pegadinha do Google. A companhia lançou neste 1º de abril um modo do Google Maps que transforma o serviço em um mapa antigo de exploração de tesouros.

“Em setembro, nossa equipe descobriu um mapa de papel que foi verificado como sendo o mapa do tesouro do Capitão Kidd. Porém, nós ainda não deciframos todas as pistas e cabe a você acessar o mapa e desvendar os segredos”, escreveu o Google.

Para acessar o mapa do Capitão Kidd, o usuário deve clicar no botão "Tesouro", localizado no canto superior direito do Google Maps. “Se todos nós trabalharmos juntos, podemos resolver o mistério”, disse a companhia (acesse aqui).

Site 'Mashable' diz que DaVinci teria criado o Google
Glass em 1500 (Foto: Reprodução)
Leonardo DaVinci criou o Google Glass
O site "Mashable" criou a falsa reportagem de que um cientista da Universidade de Illinois, chamado Burt Wilde, identificou em desenhos de Leonardo DaVinci, artista renascentista, um dispositivo que lembra o Google Glass, óculos de realidade aumentada do Google.
"O desenho é rudimentar, mas as anotações e os textos são reconhecidamente dele", diz o suposto cientista.
Durante uma pesquisa em uma biblioteca de Milão, Wilde encontrou um pequeno desenho, sem destaque algum em meio a outros, que diz tê-lo achado familiar. Era os óculos similares ao Google Glass em que DaVinci teria até feito um desenho em sua única lente, indicando que ali apareceriam outras imagens. Há também uma pequena câmera e o aparelho foi chamado pelo criador de "Occhiovita Immagine".

Traveler26 (Foto: Reprodução)
Empresa lança celular de 26 chips
A empresa taiwanesa Niivo, que chegou ao Brasil em 2012, lançou no Brasil um falso celular que comporta 26 chips de uma só vez no mesmo aparelho, um para cada estado do território brasileiro (acesse aqui).
O Traveler26 acaba de vez com as tarifas interurbanas, conforme a companhia. “Com o Traveler 26, você pode falar de qualquer estado para qualquer estado e sempre pagar apenas o preço de uma ligação local”, disse. De acordo com a Niivo, os chips ficam perfeitamente organizados dentro do celular.

Apple lança videogame
iPlay é o suposto videogame da Apple apresentado
neste 1º de abril (Foto: Reprodução)
O site especializado em games "IGN" publicou um anúncio em vídeo o iPlay, o videogame da Apple (clique aqui para acessar). A empresa usa imagens de Johny Ive, executivo responsável pelo design dos produtos da empresa, e de falsos empregados da Apple que citam que o poderoso aparelho rodará apenas jogos da série "Angry Birds" e que terá suporte a camptura de movimentos. "Com tantas opções de 'Angry Birds' disponíveis, você não vai querer jogar outro game", diz um suposto executivo
O controle do falso videogame seria o iPad Mini. O console teria versões "New iPlay", "iPlay 4S" e "The All-New iPlay 5G".
Curiosamente, na década de 1990, a Apple lançou o videogame Pippin, que não obteve sucesso comercial e logo foi descontinuado.

Fonte: G1