Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Quiches: 10 receitas práticas (e deliciosas) para você receber os amigos com muito estilo


Estas tentações, inspiradas na tradicional receita francesa, topam qualquer parada: brunch de domingo, piquenique, lanche da tarde, happy hour com os amigos, almoço, jantar... Por quê? Elas valem por uma refeição completa. Veja como preparar!

Massa básica de quiche
Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
125 g de manteiga gelada cortada em pedacinhos
Modo de preparo
Misture a farinha, o sal e a manteiga com a ponta dos dedos, até formar uma farofa. Acrescente 1/2 xícara de água gelada aos poucos, até que a massa fique homogênea. Deixe na geladeira, coberta com filme plástico, por 15 minutos. Abra a massa e forre a forma. Depois de recheadas e assadas, as quiches podem ser embaladas frias em filme plástico e congeladas na própria fôrma (se for refratária). Na hora de servir, leve ao forno moderado (180 °C), preaquecido, por dez a 15 minutos. Para saber se a quiche está assada, abra o forno e, com cuidado, balance ligeiramente a fôrma. Se o recheio estiver um pouco mole no centro e mais firme nas laterais, ela está pronta.

Quiche de espinafre e bacon
Ingredientes
1 receita de massa básica
1 xícara de bacon cortado em cubinhos
6 ovos
1 1/2 xícara de creme de leite fresco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 gotas de molho inglês
5 gotas de molho de pimenta
1 maço de espinafre aferventado, espremido e picado
1 1/2 xícara de queijo cheddar ralado
1/2 xícara de cebolinha verde picada
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
Modo de preparo 
Para a massa
Abra a massa básica e forre com ela uma forma de quiche de 30 cm de diâmetro. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha com grãos de feijão cru. Leve ao forno moderado (180 °C), preaquecido, por 20 minutos. Retire o papel com os grãos e volte ao forno por mais dez minutos ou até a massa começar a dourar. Retire a forma, mas mantenha o forno ligado.
Para o recheio
Em uma frigideira grande, frite o bacon em fogo médio, mexendo às vezes, até começar a dourar. Escorra em papel-toalha. Em uma tigela, misture os ovos, o creme de leite, sal,
pimenta, o molho inglês e o de pimenta. Reserve. Arrume o espinafre sobre a massa assada e polvilhe com o bacon frito. Distribua o queijo cheddar e a cebolinha e cubra com a mistura de ovos. Polvilhe com o queijo parmesão e asse por mais 20 minutos ou até a superfície dourar.

Quiche de milho verde
Ingredientes
1 receita de massa básica
3 ovos grandes
1/2 cebola cortada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 xícara de creme de leite ou leite integral
2 xícaras de milho verde em conserva escorrido
4 fatias de presunto cru, cortadas em tiras e fritas (para decorar)
Modo de preparo
Prepare a massa básica e forre com ela uma fôrma quadrada ou redonda, própria para quiche, de 28 cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo e leve ao forno moderado (180 °C) por 20 ou 30 minutos ou até ficar firme, sem dourar. No processador, misture bem os ovos, a cebola, a farinha e o sal. Bata até a cebola ficar bem picadinha. Adicione a manteiga e o creme de leite e bata rapidamente. Transfira para uma tigela, acrescente o milho e misture. Despeje sobre a massa pré-assada. Leve de volta ao forno por 40 ou 50 minutos ou até o recheio começar a estufar e dourar. Retire, desenforme e decore com as tirinhas de presunto e sirva quente ou morna.

Quiche de legumes
Ingredientes
1 receita de massa básica
2 abobrinhas pequenas cortadas em tiras finas
3 fundos de alcachofra (comprados prontos), cozidos em água e sal e cortados em tiras
6 aspargos frescos cozidos no vapor, al dente, cortados em pedaços
3 colheres (sopa) de azeite
3 ovos
1 xícara de leite
1/2 xícara de creme de leite
Sal e noz-moscada a gosto
Modo de preparo
Prepare a massa básica e forre duas fôrmas próprias para quiche, de 17 cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo e leve ao forno moderado (180 °C) por 20 minutos ou até ficar firme, sem dourar. Em uma panela, refogue os legumes no azeite por alguns segundos. Reserve. Bata ligeiramente os ovos e adicione o leite e o creme de leite. Tempere com sal e noz-moscada. Despeje sobre a massa pré-assada e acrescente os legumes de forma decorativa. Leve de volta ao forno por 20 a 30 minutos ou até dourar e o recheio ficar firme. Desenforme e sirva quente.

Quiche Lorraine
Ingredientes
1 receita de massa básica
Óleo (para untar)
1/2 xícara de bacon picado
4 ovos
1 xícara de creme de leite fresco
2 xícaras de queijo gruyère ralado grosso
Sal e noz-moscada a gosto
1/4 de xícara de sálvia fresca inteira
Modo de preparo
Prepare a massa básica e forre com ela seis forminhas refratárias individuais, próprias para quiche, de 10 cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo e leve ao forno moderado (180 °C) para assar por 15 minutos ou até ficar firme, mas sem dourar. Em uma frigideira antiaderente, frite o bacon até dourar. Retire e deixe escorrer sobre papel-toalha. Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos, junte o creme de leite e o queijo ralado e misture. Tempere com sal e noz-moscada e acrescente o bacon. Despeje a mistura nas forminhas, sobre a massa pré-assada, distribua a sálvia e volte novamente ao forno por mais 20 minutos ou até começar a dourar e o recheio ficar firme. Desenforme. Sirva quente ou morna.

Quiche de queijo de cabra
Ingredientes
1 receita de massa básica
3 ovos
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 1/2 xícara de creme de leite azedo (sour cream)
130 g de queijo de cabra cremoso
4 talos de cebolinha verde picada
1 xícara de tomate-cereja cortado ao meio
Modo de preparo
Prepare a massa básica e forre com ela uma fôrma refratária retangular média. Fure a massa com um garfo e leve ao forno moderado (180 °C), por cerca de 20 minutos ou até ficar firme, sem dourar. Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos e tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente o creme de leite azedo, o queijo de cabra e a cebolinha e misture. Despeje sobre a massa pré-assada. Distribua os tomates temperados com um pouco de sal e leve de volta ao forno por 20 minutos ou até dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Quiche de tomate-cereja com requeijão
Ingredientes
1 receita de massa básica
2 ovos grandes
1/2 xícara de creme de leite fresco
Sal a gosto
1 xícara de requeijão
1 xícara de tomate-cereja cortado ao meio
Folhas de orégano fresco a gosto
Modo de preparo
Prepare a massa básica e forre com ela uma fôrma de fundo falso, própria para quiches, de 28 centímetros de diâmetro. Com um garfo, faça furos na superfície da massa. Leve ao forno moderado (180 °C) por 30 minutos. Não deixe dourar, a massa deve apenas ficar firme. Numa vasilha, bata ligeiramente os ovos. Junte o creme de leite, sal e o requeijão, misture bem e despeje sobre a massa pré-assada. Tempere o tomate com sal e espalhe sobre o recheio (ainda líquido) com a parte cortada voltada para cima. Leve ao forno moderado por 20 minutos, até dourar. Deixe esfriar um pouco e retire o aro da fôrma com cuidado. Decore com folhas de orégano e sirva quente ou em temperatura ambiente.

Miniquiche de alho-poró
Ingredientes 
Para a massa
2 xícaras de farinha de trigo
100 g de manteiga gelada, cortada em pedacinhos
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
1/4 de xícara de água
Para o recheio
1 colher (sopa) de azeite
3 alhos-porós grandes, cortados em rodelas finas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras de creme de leite fresco
4 ovos batidos ligeiramente
Sal e noz-moscada a gosto
1 xícara de queijo emmenthal ralado grosso
Modo de preparo
Para a massa
Em uma vasilha, junte a farinha e a manteiga e, com a ponta dos dedos, misture até obter uma farofa. Faça uma depressão no centro e junte o ovo, o sal e a água. Amasse ligeiramente até desgrudar das mãos. Faça uma bola e deixe descansar na geladeira, embrulhada em filme plástico, por 20 minutos. Abra a massa e forre com ela seis forminhas para quiche de 11,5 cm de diâmetro. Cubra com papel-manteiga e preencha com grãos de feijão cru. Leve ao forno moderado (180 °C), preaquecido, por 20 minutos. Retire o papel-manteiga com os grãos e asse por mais dez minutos ou até a massa começar a dourar. Retire a fôrma, mas mantenha o forno ligado.
Para o recheio
Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e refogue o alho-poró por dois minutos ou até murchar. Reserve. Em uma tigela, misture a farinha com o creme de leite. Adicione os ovos e o alho-poró refogado. Tempere com sal e noz-moscada. Sobre a massa assada, espalhe o queijo e cubra com a mistura de alho-poró. Asse por mais 25 minutos ou até dourar e o recheio ficar firme.

Quiche de abobrinha e queijo feta
Ingredientes
Para a massa
1 1/4xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1/2 xícara de manteiga gelada em pedacinhos
1 ovo
2 colheres (sopa) de água gelada
Para o recheio
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
450 g de abobrinha cortada em fatias finas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/4 de xícara de salsinha picada
3 colheres (chá) de manjerona picada
3 ovos
1/2 xícara de leite
100 g de queijo do tipo feta esmigalhado
Modo de preparo
Para a massa
Em uma tigela, misture a farinha com o sal e a manteiga até formar uma farofa úmida. Faça uma depressão no centro, junte o ovo e a água e misture. Amasse até obter uma massa. Embrulhe com filme plástico e leve para gelar por 15 minutos.
Para o recheio
Em uma frigideira, leve ao fogo médio o azeite, a cebola e o alho por um minuto. Junte a abobrinha, abaixe o fogo e refogue por dez minutos ou até ficar macia. Tempere com sal e pimenta. Acrescente a salsinha e a manjerona e deixe esfriar. Em uma superfície, abra a massa e forre com ela uma fôrma de fundo removível de 24 cm de diâmetro. Cubra com um pedaço grande de papel-alumínio e encha com grãos de feijão crus. Leve ao forno moderado (180ºC), preaquecido, por 15 minutos. Retire o papel com o feijão e volte ao forno por mais dez minutos. Espere esfriar. Em uma tigela, bata os ovos com o leite e tempere com sal. Recheie a massa com a abobrinha. Cubra com os ovos batidos e polvilhe com o queijo. Leve ao forno por 25 minutos ou até dourar ligeiramente. Sirva quente.

Quiche de lombinho canadense e milho
Ingredientes
Para a massa
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga gelada picada
1/2 xícara de água
1/2 colher (chá) de sal
Para o recheio
4 ovos
1 lata de creme de leite
1 lata (285 g) de milho em conserva escorrido
200 g de lombinho canadense picado
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de noz-moscada
1/3 de xícara de queijo parmesão ralado
1/2 colher (chá) de alecrim picado
Ramos de alecrim para decorar
Modo de preparo
Para a massa
Em uma tigela, misture a farinha e a manteiga com os dedos até obter uma farofa úmida. Faça uma depressão no centro, junte a água e o sal e misture com um garfo até formar uma massa homogênea. Amasse até obter uma bola. Forre com ela o fundo e a lateral de uma fôrma canelada baixa de 30 cm de diâmetro, com fundo removível, e cubra com papel-manteiga. Preencha com grãos de feijão crus. Leve ao forno moderado (180 oC), preaquecido, por 15 minutos. Retire o papel e os grãos de feijão e volte a massa ao forno por dez minutos ou até secar.
Para o recheio
Em uma tigela, misture os ovos, o creme de leite, o milho, o lombinho canadense, o sal, a noz-moscada, o queijo parmesão ralado e o alecrim. Despeje sobre a massa pré-assada e leve ao forno quente (200ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Decore a quiche com ramos de alecrim e sirva.

Quiche de abobrinha com hortelã 
Ingredientes
Para a massa
50 g de manjericão
50 ml de azeite
350 g de farinha de trigo
50 g de manteiga
Sal a gosto
Para o recheio
50 ml de azeite
2 dentes de alho picados
1 kg de abobrinha ralada (só a parte verde)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Folhas de hortelã picadas a gosto
3 ovos
350 ml de creme de leite fresco
Modo de preparo
Para a massa
No liquidificador, bata bem as folhas de manjericão e o azeite. Transfira para uma tigela e junte os ingredientes restantes. Misture com os dedos até obter uma farofa úmida. Com ela, forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 23 cm de diâmetro e apare as bordas com uma faca.
Para o recheio
Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho. Junte a abobrinha e refogue por dois minutos ou até ficar al dente. Tempere com sal e pimenta. Misture a hortelã. Distribua sobre a massa e reserve. Em uma tigela, misture os ovos, o creme de leite, sal e pimenta até obter uma mistura
homogênea. Despeje sobre a abobrinha e leve ao forno médio (180 ºC) por 50 minutos ou até o creme ficar firme. Desenforme e sirva.

Fonte: Cláudia/Abril