Rondonópolis/MT,

Unhas de gel podem prejudicar sua saúde; entenda por quê


Dermatologista explica que a técnica pode deixar as unhas mais fracas e sem brilho. Muitas são as opções para quem gosta de fazer unhas diferentes, seja com aplicação de pelúcia,postiças, adesivo e caneta ou inovando a partir da infinidade de cores de esmaltes diferentes que o mercado oferece. Para desfilar as cores e os efeitos decorativos, a maioria das mulheres quer ficar com a unha grande e para isso acaba recorrendo a métodos artificiais, como a moda das unhas de gel. O dermatologista Francisco Le Voci explica que essa técnica pode ser prejudicial.

Segundo o especialista, como este “acessório” é moldado direto sobre a lâmina da unha (o gel que endurece diante da ação da luz ultravioleta), existe uma preocupação em relação aos efeitos colaterais, como fraqueza, falta de brilho, descamação e ocultação de doenças. Além disso, a radiação UV usada para selagem pode ser prejudicial, especialmente para quem tem tendências genéticas a câncer de pele.


Um estudo apresentado em Miami, nos Estados Unidos, durante o 71º Annual Meeting e publicado no Journal of Cosmetic Dermatology acompanhou a evolução da unha de um grupo de mulheres após o uso do gel e comprovou que a técnica deixou as unhas mais fracas e sem brilho.

O dermatologista chama atenção para outro ponto negativo: a remoção. “É necessário deixar as pontas dos dedos de molho em 100 ml de acetona, aproximadamente, para que a unha artificial descole da natural”, explica. Segundo Le Voci, a prática é prejudicial, já que a acetona é altamente desidratante e pode causar alergias e dermatites na pele dos dedos.

Fonte: iTodas
Fotos: Shutterstock