Veja os personagens mais preconceituosos e caricatos do cinema


Há personagens que ofendem e denigrem a imagem de pessoas ao longo de toda a história do cinema. Infelizmente, existem alguns casos em filmes bons e premiados , como é o caso do Clássico Bonequinha de Luxo, com Audrey Hepburn.  Na produção, existe o personagem Sr.Yunioshi, um verdadeiro retrato preconceituoso e racista de um oriental.  Mickey Rooney, ator que o interpretou, era branco, americano e não tinha nenhum traço asiático. Na época, acharam a maior graça. Vai entender!

Veja abaixo mais personagens de filmes (alguns bons,outros de péssimo gosto) que são  preconceituosos e caricatos  

 
Na realidade, em A Canção do Sul, não é o personagem Tio Ramus (James Baskett) que é ofensivo e sim a história do longa por si só. O filme nunca foi lançado em DVD pois é considerado racista e preconceituoso. Na produção da Disney, um menino morador do sul dos EUA encontra a alegria ao ouvir os contos e lembranças de um empregado da família.

Os roteiristas de Aristogatas falharam na criação do personagem Shun Gon. Cheio de preconceitos contra os orientais, o longa mostra o gato tocando piano com Hashis, ou seja, aqueles pauzinhos para comer. Desnecessário!

Sacha Baron Cohen perdeu "a mão" ao criar o personagem-título de Bruno. Aqueles que não estão acostumados com o jeito do humorista de fazer comédia podem ficar incomodados e se sentindo ofendidos devido ao jeito "caricato" e forçado que ele retrata o homossexual.

Mike Myers também foi completamente sem noção com seu Guru Pitka no longa O Guro do Amor. Ele detona e ironiza a cultura hindu com piadas sem graça e desnecessárias.

Na animação Dumbo, os Corvos representavam claramente a comunidade negra dos Estados Unidos. Com conotações raciais e falas estereotipadas, a produção do filme teve até coragem de chamar o líder dos corvos de Jim Crow, nome dado às leis segregatórias que dominavam o país nas primeiras décadas do século XX.

Há boatos de que existam muitos personagens ofensivos em Star Wars: Episódio I- Ameaça Fantasma. Nute Gunray seria uma representação depreciativa dos asiáticos. A criatura alienígena e mal-humorada tem olhos puxados e características faciais similares à população da região. Além disso, ele conversa com muito sotaque. Desnecessário!

No filme adolescente Sexta-Feira Muito Louca, com a estrela Lindsay Lohan como protagonista, há dois personagens com um humor questionável. Pei-Pei e sua mãe, donas do restaurante chinês, são vistas como bobas e de caráter duvidoso após jogarem uma maldição na mãe e filha protagonistas do longa. A cultura chinesa foi utilizada de uma forma cômica inaceitável.

O Amor é Cego tem o objetivo de perpetuar a ideia de todos devem se aceitar como são e de valorização da beleza interior, todavia, o filme peca várias vezes. Ao longo de toda a história, pessoas obesas quebram cadeiras e são observadas com maus olhos, além de sofrerem bullying.

Em Norbit, Eddie Murphy degrine as mulheres com sua Raspudia Latimore. No longa, o ator faz um retrato das mulheres extremamente ofensivo, antifeminista e sexista.

Fonte: ChaCha, R7 notícias
Fotos: Reprodução/ChaCha