Conheça os fatos mais curiosos sobre seus sonhos


Os mecanismos dos sonhos te deixam com dúvidas? Veja aqui algumas curiosidades sobre esse fenômeno intrigante. Dentro de cinco minutos depois de acordar, metade dos seus sonhos já são esquecidos. Dentro de 10 minutos, 90% deles são apagados da memória.

Cegos também sonham
Pessoas que se tornaram cegas após o nascimento podem ver imagens em seus sonhos. As pessoas que já nasceram cegas não veem imagens, mas sonham com as sensações apuradas pelos outros sentidos, como audição, olfato, tato e emoção.

Todo mundo sonha
Todo ser humano sonha — exceto em casos de extrema desordem psicológica. Se você acha que não está sonhando, é porque você esquece seus sonhos em poucos minutos depois de acordar.

Em nossos sonhos só vemos rostos que já conhecemos
Nossa mente não inventa rostos. Em nossos sonhos vemos rostos de pessoas reais que vimos durante a nossa vida, mesmo que você não se lembre delas. Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos durante a vida, por isso temos uma infinidade de personagens para o nosso cérebro utilizar durante os sonhos.

Nem todo mundo sonha em cores
Um total de 12% das pessoas enxergam seus sonhos exclusivamente em preto e branco, o restante sonha em cores. Estudos realizado que começaram em 1915 e foram através da década de 1950, sustentava que a maioria dos sonhos era em preto e branco. Porém, esses resultados começaram a mudar na década de 1960. Hoje, apenas 4,4% dos sonhos em menores de 25 anos são em preto e branco. Uma pesquisa recente sugere que essas mudanças podem estar ligadas a mudança dos filmes em preto e branco para coloridos. A televisão também teria uma influência sobre a mudança.

Os sonhos são simbólicos
Se você sonha sobre algum assunto em particular, nem sempre o significado esteja diretamente explícito. Os sonhos falam em uma linguagem profundamente simbólica.

Emoções
A emoção mais comum vivida em sonhos é a ansiedade. As emoções negativas são mais comuns do que as positivas.

Número de sonhos
Em média, você pode sonhar de uma ou duas horas. Nesse período, você pode ter de quatro a sete sonhos em uma noite.

Animais também sonham
Estudos têm sido feitos em muitos animais de diferentes espécies. Todos apresentam as mesmas ondas cerebrais durante o sono com sonhos, assim como os seres humanos. Assista a um cachorro dormindo por algum momento. As patas se movem como se eles estivessem cavando, às vezes chegam até latir, como se estivessem perseguindo algo em um sonho.

Sonhar paralisa o corpo
Durante o sono REM, o sono profundo, o corpo é paralisado por um mecanismo no cérebro, a fim de impedir os movimentos que ocorrem no sonho movimente o corpo físico. No entanto, é possível que este mecanismo seja desencadeado antes, durante ou após o sono normal, enquanto o cérebro desperta. Movimentos dos olhos durante o sono REM são normais.

Sonho de Incorporação
Nossa mente interpreta os estímulos externos que bombardeiam os nossos sentidos, enquanto estamos dormindo, e incorpora as sensações em nossos sonhos. Isso significa que, por vezes, em nossos sonhos, podemos ouvir um som da realidade e incorporá-lo de alguma maneira.

Mulheres e homens sonham diferente
Homens tendem a sonhar mais sobre outros homens. Cerca de 70% dos personagens do sonho de um homem, por exemplo, são homens. Por outro lado, o sonho de uma mulher contém um número quase igual de homens e mulheres. Além disso, os homens têm, geralmente, emoções mais agressivas em seus sonhos.

Sonhos premonitórios
Os resultados de várias pesquisas em grandes conjuntos populacionais indicam que entre 18% e 38% das pessoas já experimentaram pelo menos um sonho premonitório. Outro dado diz que 70% já tiveram déjà vu. O percentual de pessoas que acreditam que o sonho premonitório pode se realizar é ainda maior, variando de 63% a 98%.

Se você está roncando, então não pode estar sonhando
Existe um boato que diz que quando uma pessoa está roncando significa que ela não está sonhando. Porém não existem estudos científicos que embasem essa tese.

Você pode ter um orgasmo em seu sonho
Durante um sonho, uma pessoa é capaz de ter um orgasmo tão forte quanto um real. As sensações sentidas durante o sonho, como toque e prazer, podem ser tão prazerosas como as sensações dos atos sexuais no mundo real.

Fonte: Bored Panda, R7notícias
Foto: Reprodução/Bored Panda