Cronograma capilar: o que é, pra que serve, como fazer

O que é um cronograma capilar? É um agendamento de tratamentos que você se disponibiliza a fazer pra recuperar sua fibra capilar, um cabelo saudável é um cabelo hidratado, nutrido e reconstruído. Pra que serve? Pra devolver a água natural dos fios as proteínas, aminoácidos e oleosidade natural que o cabelo perde ao ser exposto ao sol, mar, piscinas etc.

Um cronograma capilar tem 3 etapas: 1ª hidratação, 2ª  nutrição, 3ª reconstrução, lembrando que uma etapa complementa a outra e que a ordem dos fatores altera os resultados, ou seja siga a forma correta.

Como fazer? Quais etapas corretas?E o que usar?

1ª Etapa Hidratação (reposição hídrica) 
Esse processo repõe a "água" do cabelo, a água é essencial na estrutura do fio, para que ele seja maleável e para que os próximos passos consigam atingir realmente o fio como um todo! Hidratar é o mais básico, deve ser feito toda semana em todos os tipos de cabelo. 
Procurem por produtos que tenham na composição os seguintes ativos:  máscara deve conter água em inglês aqua, junto a ela devem ser acrescentadas: babosa, depantenol ou bepantol, vitamina a ou monovin A, vitamina B5 e glicerina,  Karité, chocolate, Semi di Lino, macadâmia, e ativos que retêm a água no fio etc.

2ª Nutrição (reposição lipídica)
Esse processo repõe nutrientes do cabelo, e a oleosidade natural.  Deve vir depois da hidratação, pois é a água dos fios que levará os nutrientes aos pontos mais necessitados. Nutrir também é muito importante, use máscaras  que tenham óleo em inglês oil. Nessa etapa também entra a umectação: que nada mais é do que enluvar os fios com um óleo de preferencia vegetal, devolver a oleosidade natural pros cabelos.
Procurem por produtos que tenham na composição os seguintes ativos: Manteiga de Cacau, Manteiga de Karité, Manteiga de Abacate, Manteiga de Macadâmia, Manteiga de Cupuaçu, manteiga de tutano, manteiga de murumuru, Aloe Vera, D'Pantenol, Bepantol, Ceramidas, vitamina A, vitamina E, vitamina B1, vitamina B3, óleo de mamona, óleo de uva, óleo de Amêndoas, óleo de coco, proteína de trigo, Proteína de aveia, Proteína de arroz, azeite oliva, óleo de cupuaçu colágeno vegetal. Todos óleos vegetais são lipídeos.
Todas as máscaras nutritivas acabam tendo a ação hidratante também.

3ª Etapa Reconstrução (reposição proteica)
Esse processo repõe as proteínas perdidas por processos químicos e físicos. Nessa etapa também entra a queratinizarão, cauterização, reconstrução estrutural, nano queratina. Nessa etapa vamos devolver pros cabelos os aminoácidos em inglês Amino acids.
Este processo é ainda menos frequente (cabelos sem química podem fazer uma vez por mês). Mas consiste em repor a parte estrutural. Ele pode ser feito com um creme específico ou com a cauterização, que usa de escova e prancha pra selar a cutícula e fazer o resultado durar mais tempo. Como essa fase vem pra finalizar o fio, preencher suas lacunas e deixá-lo reestruturado como sugere o nome, ela tem que ser feita realmente quando o fio já está hidratado e os nutrientes dentro do fio. Se ao contrário, ela impedirá a entrada dos aminoácidos no cabelo!
Procurem por produtos que tenham na composição os seguintes ativos: Deem preferência a  proteínas hidrolisadas, pois penetram melhor no fio.Queratina,Creatina, Aminoácidos,Cisteína,Colágeno,Glicina, Alanina, Valina, Leucina, Isoleucina, Serina,Treonina, Lisina, Arginina, Ácido Aspártico, Glutamato, Prolina, Oxiprolina, Histidina, Tirosina, Fenilalanina, Metionina).

Como podemos fazer isso durante o mês, qual é a ordem correta?
Podemos fazer da seguinte forma:

 "Cronograma Capilar"

Cabelos danificados ressecados e fracos
  1. Semana: 2 hidratações + 1 nutrição
  2. Semana: 1 hidratação + 2 nutrições
  3. Semana: 1 hidratação + 1 nutrição + 1 reconstrução
Cabelos, elásticos, quebradiços “destruídos”
  1. Semana: 2 hidratações + 2 nutrições
  2. Semana: 1 hidratação + 1 nutrição + 1 queratinizarão
  3. Semana: 1 hidratação + 1 nutrição + 1 reconstrução
Lembrando que uma etapa complementa a outra, então deve ser feita todas as etapas cumprir realmente um cronograma.

É bom a cada semana usar um creme diferente, com ativos diferentes, dentro da necessidade, assim poderão dar ao cabelo todos os ativos que ele precisa, sem exagerar em algum deles, e seu cabelo não vai acostuma com as propriedades das mesmas máscaras.

O tratamento é feito em três fases, O tratamento tem que ser feito nesta ordem, NUNCA SE COLOCA PROTEÍNA NUM CABELO DESIDRATADO OU RESSECADO OU VICE E VERSA, primeiro você tem que hidratar depois nutrir depois reconstruir, pra se ter um resultado positivo, muitas meninas compram uma máscara super cara importada e diz que ela não deu nenhum resultado em seus cabelos, mas ela não sabe que seu cabelo precisa de pelo menos fazer um cronograma a cada 3 meses, pra que seu cabelo corresponda a qualquer tipo de máscara.

Primeiro aprenda a separar as máscaras pra fazer o cronograma!!!
http://www.youtube.com/watch?v=6qJzLkWloiw

Fiquem com cronograma completo em vídeo passo a passo

1ª Etapa hidratação:

 1ª hidratação:http://www.youtube.com/watch?v=eQGmKa0Mxpw
 2ª  hidratação: http://www.youtube.com/watch?v=P8htQmsbfsY
 1ª nutrição: http://www.youtube.com/watch?v=-ZAsvwipwh4

2ª Etapa nutrição:

1ª hidratação: http://www.youtube.com/watch?v=GYHy0cNZH5Y
1ª nutrição; umectação capilar: http://www.youtube.com/watch?v=ugBRW2risXM
2ª nutrição: http://www.youtube.com/watch?v=B9h5WgPQJFM

3ª Etapa Reconstrução:

1ª hidratação: http://www.youtube.com/watch?v=oMgneAzaKRQ
1ª nutrição: http://www.youtube.com/watch?v=qoOC6CFwnFE
1ª reconstrução: http://www.youtube.com/watch?v=0fXo2n9Nexo