A natureza surpreende! Borboletas bebem lágrimas de tartarugas

Nada como um dia para andar (calmamente!) com seu grupo de amigas tartarugas e ter um bonito encontro com algumas borboletas sedentas por lágrimas. Achou a cena descrita estranha? Não se assuste! Apesar de esquisita, a situação ocorre corriqueiramente na floresta amazônica e aconteceu com este grupo de tartarugas.

As tartarugas amarelas são típicas desta região da Amazônia peruana e são uma das principais fontes de alimento para algumas borboletas, graças ao sal presente em suas lágrimas.

Um dos fotógrafos que teve a sorte de capturar a cena, o americano Jeff Cremer, explicou o motivo do fenômeno.

— Essa região fica muito longe do oceano atlântico e não tem mais a mesma quantidade de sal que outras regiões possuem. Isso acaba estimulando comportamentos como o das borboletas.

As abelhas da região também bebem as lágrimas das disputadas tartarugas amarelas, mas a presença delas não é tão agradável quanto a das borboletas... Acho que podemos imaginar por que.

O fotógrafo Phil Tores, parceiro de Jeff na empreitada, ficou animado com a possibilidade de encontrar tantas borboletas e tartarugas reunidas.

— Faz tempo que eu queria fotografar uma cena assim. Não é muito comum em outras áreas dos trópicos.

Apesar da beleza da cena, ainda resta uma pergunta: será que as tartarugas não se cansam nunca das lindas borboletas bebedoras de lágrimas?

Fonte: Grosby,R7 notícias

Fotos: Grosby