Construa um tanque indestrutível

Use as mesmas táticas dos lutadores do UFC Anderson Silva e Jon Jones para fortalecer seu core e conquiste um abdome campeão! Você não precisa ser fã de UFC (Ultimate Fight Championship) para notar que os lutadores da modalidade treinam pesado para manter o abdome definido. Isso porque, para dar golpes potentes, além de técnica é preciso ter muita força no core – parte central do corpo, composta pelos músculos abdominais, lombares e do quadril. “Todos os ataques têm como base essa região. Se ela estiver fraca, chutes e socos vão ser fracos também”, diz Artur Mariano, treinador e presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT). Mais: ter o abdome forte é fundamental para o atleta aguentar as pancadas dos adversários. “Alguns golpes na barriga não são para nocautear, mas para cansar o oponente. Se não tiver um core resistente, o lutador vai enfraquecendo e a derrota é quase certa”, afirma o paraibano Francisco Veras, treinador de muay thai e um dos técnicos do paulista Anderson Silva, campeão mundial do UFC na categoria peso médio. Confira a seguir como alguns caras do UFC fortalecem o core. O melhor é que você pode utilizar as mesmas táticas que eles e conquistar um abdome firme como pedra sem ter que entrar num octógono (o ringue onde rolam as lutas) e trocar joelhadas e cotoveladas com alguém.

Encontre seu limite
Os esportes de combate são comandados pelo relógio. Uma luta não acaba após um atleta dar uma série de 12 chutes ou 12 socos. Por isso, o britânico Phil Nurse, um dos treinadores do norte-americano Jon Jones, campeão mundial de UFC na categoria peso meio-pesado, explica que geralmente faz seus atletas executarem exercícios em intervalos de minutos, e não contando repetições. “O treino com base no tempo obriga você a se esforçar o máximo possível e conhecer seu limite”, diz o professor de kickboxing e muay thai. O objetivo é encontrar um ritmo de exercício em que você seja capaz de manter a mesma intensidade até o final. Exatamente o que precisa acontecer numa luta. “Se o atleta fica exausto logo, os golpes não vão ser bem aplicados e ele ainda ficará vulnerável”, diz Artur Mariano. “Quando um adversário está cansado, dá para ver os chutes dele enfraquecerem. O método de treinamento de Phil Nurse me deixa com o core resistente e explosivo para atacar, não importa quanto tempo dura a luta”, afirma Jon Jones.

Fortaleça seu tanque
Confira 5 exercícios realizados pelos lutadores do UFC para trabalhar abdome, quadril e pernas
Os treinadores Francisco Veras e Phil Nurse mostram a seguir alguns exercícios que os campeões mundiais de UFC Anderson Silva e Jon Jones fazem para fortalecer core e pernas. Converse com seu professor de musculação para encaixar os movimentos abaixo no seu plano. Você pode executá-los duas vezes por semana, sempre em dias alternados.



Fonte: Revista Men’s Health