15 benefícios e usos surpreendentes da maçã

Você já deve ter ouvido falar que comer uma maçã por dia mantém o médico longe. Pois saiba que essa fruta pode fazer muito mais por você! Além de ser um alimento muito saboroso, ela traz uma série de benefícios à saúde e também tem alguns usos incomuns, que vão desde amadurecer outras frutas até cuidar da sua pele. Veja abaixo 15 usos para a maçã que você precisa conhecer!

1. Ajude seus pulmões. Maçãs contêm vários fitoquímicos que promovem a saúde pulmonar. Elas ajudam a combater doenças, proteger os pulmões dos efeitos do fumo, e estudos mostram que essas frutas podem ajudar as pessoas que sofrem de alergias e asmas.

2. Cuide da sua pele. Maçãs são ótimas aliadas para dar à sua pele o brilho que ela merece. Confira abaixo a receita de uma máscara de frutas que vai deixá-la com a aparência mais jovem e vibrante:
Ingredientes:
  • Mel (cerca de 2 colheres)
  • ¼ de maçã
  • ¼ de laranja descascada
  • 6 uvas
  • 3 morangos
Bata as frutas em um liquidificador ou processador até formar uma pasta homogênea. Lave e seque o rosto, passe uma fina camada de mel e aplique uniformemente a mistura de frutas. Deixe por 15 minutos e enxágue com água morna.

3. Melhore seu treino. Para adicionar um desafio extra à sua rotina de exercícios, segure uma maçã entre as coxas quando for fazer flexões.

4. Livre-se da dor de cabeça. Quando sentir que uma enxaqueca está chegando, cheire uma maçã verde. Estudos demonstraram que o cheiro de maçãs verdes ajuda a aliviar a dor e reduzir o tempo que ela dura.

5. Amadureça outras frutas. Você sabia que as maçãs podem ajudar outras frutas a amadurecer? Elas emitem um gás chamado etileno, um hormônio que acelera o processo de amadurecimento. Se você quer amadurecer frutas como banana, abacaxi, pêra e tomates, coloque-os em um saco de papel com uma maçã. Esse é o mesmo gás utilizado por muitos produtores comerciais para amadurecer essas frutas.

6. Mantenha os assados úmidos. Quando for armazenar bolos e outros assados, guarde-os em um recipiente hermético com metade de uma maçã para manter a umidade.

7. Amoleça açúcar mascavo. O açúcar mascavo virou pedra? Você pode amaciá-lo novamente colocando o açúcar em um saco selado com uma fatia de maçã. Ele deve ficar bom de novo em poucos dias.

8. Adoce alimentos de maneira saudável. Maçãs são uma ótima alternativa natural aos açúcares refinados. No cozimento, utilizar a maçã é uma maneira de obter o sabor que você gosta com menos calorias. Inclua também a fruta no seu café da manhã, ela fica ótima picada com iogurte.

9. Faça carimbos. Para isso, corte a maçã ao meio e corte, em relevo, o desenho que deseja estampar. Aí, é só passar tinta e carimbar!

10. Produza um aromatizador de ambientes natural. Adora o cheiro de maçãs? Essa é uma excelente alternativa para substituir os aromatizadores comprados e cheios de produtos químicos.
Ingredientes:
  • Cidra (o suficiente para encher o recipiente desejado)
  • 1 xícara de abóbora enlatada
  • 3 paus de canela
  • 1 punhado de cravos
  • 1 maçã cortada em rodelas
  • 1 colher de sopa de baunilha
  • noz-moscada fresca ralada
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo bem baixo. E pronto! À medida que for aquecendo, a mistura vai liberar um aroma delicioso. Se preferir, você pode utilizar um aparelho de fondue para mantê-la aquecida. Se necessário, acrescente água de tempos em tempos para não queimar.

11. Faça um castiçal. Esse artesanato é muito fácil! Você pode fazer um adorável castiçal apenas usando uma maçã! Basta retirar o miolo da fruta e encaixar a vela.

12. Crie um arranjo. Flores são muito caras! Que tal um arranjo de maçãs? Se está planejando um jantar importante, encha um vaso claro com belas maçãs verdes brilhantes.

13. Plante uma árvore. Se você secar sementes de maçã por algumas semanas, poderá plantá-las e, quem sabe, ter a sua própria macieira um dia.

14. Agrade seu cão. Muitos cães adoram maçãs, e esse pode ser um lanche nutritivo para eles. Apenas retire as sementes antes de oferecer, e não dê a cães com problemas renais.

15. Alimente os pássaros. Maçãs atraem muitas espécies de aves. Coloque em seu alimentador de pássaros e aprecie!

Fonte: Dicas de Mulher

Foto: Thinkstock