Amido de milho: veja 10 utilidades diferentes

Todo mundo tem amido de milho – mais conhecido como maisena – guardado no armário, mas ele geralmente só sai de lá quando é item de alguma receita. Entretanto, essa não é a única forma de utilizá-lo. Confira algumas maneiras inusitadas de utilizar o amido de milho para objetivos nada comuns:

1. Limpar manchas em carpetes
Vale especialmente para manchas de óleo e graxa. Despeje um pouco de maisena sobre a área afetada e deixe descansar por cerca de 20 minutos. As manchas desaparecem. Depois, basta limpar.

2. Polir móveis
Mesmo depois de limpar bem os móveis, ainda ficam alguns resíduos? Polvilhe um pouco de amido de milho sobre a área, limpe e lustre-o. Isso também funciona para carros.

3. Limpar prataria
A sua prata perdeu o brilho? É possível fazê-las brilhar novamente, fazendo uma pasta com amido de milho e água. Aplique a pasta sobre a prata, deixe secar e depois limpe.

4. Tirar manchas de tinta
Seja em tecidos, roupas ou mesmo em carpetes, basta fazer uma pasta com amido de milho e leite, aplicá-la à área afetada e deixar secar. Se ainda restar qualquer resíduo, é só escovar o local antes de limpar.

5. Desembaraçar nós
O nó está muito apertado e você não consegue desembaraçá-lo? Polvilhe um pouco de amido de milho no local, isso irá facilitar o processo.

6. Suavizar queimaduras e picadas de insetos
Faça uma pasta de maisena e água e aplique sobre a área afetada. Deixe a massa secar e depois retire com água morna.

7. Tirar a oleosidade do cabelo
Se você está atrasada e não tem tempo para tomar banho, mas não sabe como se livrar da oleosidade do cabelo, polvilhe um pouco de amido de milho no couro cabeludo e deixe por alguns minutos antes de escovar. Ele vai absorver o óleo. A dica pode ser feita também com animais de estimação, quando, por algum motivo, não for possível dar banho.

8. Desodorizar sapatos
O suor acaba provocando um cheiro ruim nos caçados, o chamado “chulé”. Para acabar com esse odor, utilize o amido de milho, que irá absorver toda a transpiração. Funciona nas meias também.

9. Limpar manchas de gordura
Primeiramente, seque o máximo de manchas que conseguir com uma toalha de papel. Em seguida, aplique um pouco de maisena sobre a mancha e deixe descansar por cerca de 10
minutos. Retire com um papel toalha, esfregue um pouco de vinagre branco e lave normalmente.

10. Tirar manchas de sangue da roupa
Use água fria para fazer uma pasta com o amido de milho. Aplique-o sobre a mancha e esfregue-o um pouco. Deixe o tecido secar ao sol. Depois de seco, remova o amido de milho restante. Se ainda assim a mancha permanecer, vá repetindo o processo quantas vezes for necessário até que ela desapareça.


Fonte: Dicas de Mulher